Jump to content
  • 0

Motivo da compra de arroz


Jéssica Sebold May

Pergunta

Olá, acabei de assistir a aula de tesouro direto que o Raul explica sobre a inflação. 
Quero tirar uma dúvida referente ao motivo da compra de arroz pelo governo, sem envolver ideologia política por favor hehe

O governo comprou o arroz com a justificativa de segurar a inflação, mas se esse risco existe, a solução não seria aumentar a SELIC?

Podem me explicar o impacto positivo ou negativo dessa compra pra economia do país?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, Jéssica Sebold May disse:

Olá, acabei de assistir a aula de tesouro direto que o Raul explica sobre a inflação. 
Quero tirar uma dúvida referente ao motivo da compra de arroz pelo governo, sem envolver ideologia política por favor hehe

O governo comprou o arroz com a justificativa de segurar a inflação, mas se esse risco existe, a solução não seria aumentar a SELIC?

Podem me explicar o impacto positivo ou negativo dessa compra pra economia do país?

@Jéssica Sebold May o controle da inflação não se dá somente com aumento ou diminuição da Selic. São diversos outros mecanismos que o Governo tem de controle da inflação.

A compra de arroz, ou de qualquer outro produto, é apenas mais uma maneira de regular a inflação. No caso específico do arroz é por conta das enchentes no RS, pois é o principal produtor de arroz do Brasil. Aumentar a Selic não resolveria a questão da oferta de arroz.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...