Jump to content
  • 0

Transformado linha de crédito em investimento (vale a pena?)


Eng. Pedro Crizel

Pergunta

Boa noite. 

O governo do RS liberou uma linha de crédito pelo Pronamp para as empresas prejudicadas pelas recentes enchentes. Minha empresa teve considerável prejuízo, porém tenho recurso para "tapar o buraco", não obrigatoriamente necessitaria do crédito, porém, como as condições dele são excepcionais, vejo como uma possibilidade de captar este recurso, reinvestir-lo em uma aplicação de renda fixa onde o rendimento seja maior que as taxas do crédito, e com essa diferença diminuir um pouco o nosso prejuízo na história. 

As características do crédito são: 

a) Até 150 mil reais.

b) 24 meses de carência para começar a pagar. 

c) 37 meses para pagar após a carência.

d) 40% de abatimento das taxas pelo governo (ou seja, retirando 150 mil, pagaremos as taxas sobre 90 mil)

e) Taxa de 6% + SELIC ao ano. 

 

Estou na última turma do curso e em período de estudos. Já passei do módulo de renda fixa mas ainda não fui para prática (agora estou no meio do módulo da renda variável). Gostaria da opinião de vocês se faz sentido esta minha ideia e, se possível, um exemplo de lucro aproximado que eu poderia ter com esta movimentação, utilizando como base alguma aplicação disponível no mercado. 

Obrigado desde já! 

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa noite @Eng. Pedro Crizel. Todo emprestimo com taxa vinculado a um indexador pós fixado pode se tornar uma bomba. Hoje temos uma selic em 10,50% ou seja, a taxa sera de 16,5%aa.

Tomando como base então de que emprestando R$150 mil o pagamento seria sobre os R$90 mil, teriamos de juros hoje R$14850,00 ao ano ou o equivalente a 9,9%aa. Se voce se expor a selic liquida para um prazo de 2 anos ganharia de rentabilidade 8,92%aa

Alem do risco da selic aumentar e voce ver essa taxa de juros ir nas alturas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Eng. Pedro Crizel. Todo emprestimo com taxa vinculado a um indexador pós fixado pode se tornar uma bomba. Hoje temos uma selic em 10,50% ou seja, a taxa sera de 16,5%aa.

Tomando como base então de que emprestando R$150 mil o pagamento seria sobre os R$90 mil, teriamos de juros hoje R$14850,00 ao ano ou o equivalente a 9,9%aa. Se voce se expor a selic liquida para um prazo de 2 anos ganharia de rentabilidade 8,92%aa

Alem do risco da selic aumentar e voce ver essa taxa de juros ir nas alturas.

Bom dia. Primeiramente, obrigado pela contribuição! 

Dentre as opções de renda fixa eu não consigo nada também atrelado a SELIC acrescido de uma taxa superior a deste crédito, assim estando protegido contra um possível aumento da SELIC? 

Como ainda estou focado somente nos vídeos do curso, ainda não cheguei na parte prática para ver as opções do mercado atual. 

Mas de modo grosseiro a minha ideia seria: pego o crédito que a taxa é SELIC + X e aplico em alguma opção de renda fixa que a taxa seja SELIC + 150% X, assim não teria risco e um saldo final positivo.  

Editado por Eng. Pedro Crizel
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...