Jump to content

Investimentos para os "filhos"


Recommended Posts

Pessoal, tenho uma dúvida relacionada a investimentos para filhos "pequenos", então vamos lá... Tenho um filho de 4 anos, vai fazer 5 agora e desde quando ele nasceu eu já pensei e ir criando uma reserva para ele, mas até onde eu tenho noção e procurei só os "bancões" abrem conta para menores de idade, ou pelo menos na idade dele.
Eu pensei em investir no meu nome algo separado, mas no futuro quando ele realmente entender e querer o dinheiro para ele fazer suas coisas sejem elas seus próprios investimentos ou o que quer que seja, se eu simplesmente transferir esse dinheiro temos aquela taxinha sacana do governo.
Vocês sabem se tem como fazer algo diretamente para as crianças ou algo parecido onde conseguimos ter acesso a bons investimento que não seja poupança de banco?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Diego, boa pergunta ! Estou em uma situação parecida, inclusive meu filho tem 4 anos também ! Eu fiz um CDB com taxa de 10,99\% para 2027 pensando nesse casa (nao sei se fiz certo ou errado), porem esse dias assisti um podcast da Louise Barsi que contou que seu pai a ensinou a investir dando uma "mesada" que foi uma carteira de ações que rendia 300 reais mensais. A Louise comentou que nessa época ele disse que se ela guardar metade dos dividendos e reinvestir ela sempre aumentaria sua mesada, deste modo a mesma deu valor pois para aumentar seus rendimentos teve que fazer seu próprio esforço. Penso em fazer o mesmo com meu filho.

Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni falei com o pessoal da iSaEx e você pode abrir conta na corretora para seu filho. Eles disseram que para a abertura da conta, o menor deverá ter uma conta bancária individual e se for conjunta, deverá ser enviado o comprovante de conta conjunta, pois o envio e saque de valores obrigatoriamente a conta deve pertencer a mesma pessoa. Disseram que basta você entrar em contato pelo chat da sua conta na iSaEx para eles te enviarem o passo-a-passo. E avisa que é para abrir pela iSaEx. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fernando Carra Costa isso é bem bacana, aqui em casa fazemos com ele algo parecido (mas não tanto nesse lado) por exemplo ele quis comprar um jogo, fizemos ele juntar o dinheiro até conseguir quando chegou perto demos um "rendimento" para ele e assim conseguiu se comprar. Eu acho isso muito importante saber desde cedo lidar com dinheiro. hehehe. Flavio Prado ele tem uma conta no nome dele que é poupança, se é possível abrir na iSaEx ai vou correr atrás disso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni me fiz essa pergunta a uma semana e descobri que os nossos filhos menores(crianças) já podem começar a investir, mas é necessário que eles tenham uma conta bancaria no próprio nome, nesse caso você pode abrir uma no Banco Inter que tem conta bancaria para crianças, e feito isso você pode abrir conta em uma plataforma de investimento como a Rico, ou a ISaEx Lembrando que a transferência tem que ser via TED de mesma titularidade por isso a conta tem que ser no nome dele Aí eles já começam ser miniadultos e pequenos responsáveis hahaha
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni EU nao faria isso Diego, Em em NENHUMA HIPOTESE investiria em algo, em nome do meu filho Pra que esta no nome deles? Separa uma das suas corretoras para o dinheiro dele e investe la. Voce no sabe o que vai acontecer, esse dinheiro pode fazer MAL para o seu filho, ele pode chegar aos 18 anos, com uma bela grana, e nao querer mais se didicd, trabalhar ou algo assim, ele pode pegar aquilo e TORRAR como bem entender no dia que completar 18 anos (ou ate antes) sem voce ter NENHUMA forma de segurar esse dinheiro dele, a ideia e que ele use isso na faculdade, ou abra um negocio nao e? E se ele Torrar tudo de form deseffrada? Nao se sabe como ele vai estar, com quem ele estará namorando e que influía ele teria e tudo mais, Eu faria tudo o que você quer fazer, mas em SEU NOME e nao no nome dele... Ai poderia liberar pra ele aos poucos, teria poder pra influenciar ele a dar um encaminhamento melhor pra esse recurso com foco no futuro. Eu acredito que a ABSOLUTA maioria de jovens com 18 anos, gastaria TUDO em besteira na hora hehe Se eu estiver errado, me corrijam pessoal
Link para compartilhar
Share on other sites

Mário Tureck é um bom ponto de vista creio que isso poderia acontecer. Mas se isso acontecer entendo que é uma falha justamente minha por não fazer ele entender a importância que o dinheiro tem. Na minha cabeça a melhor maneira é ele já ir lidando com isso ao longo do tempo por isso eu e a minha esposa não delegamos o crescimento dele para outras pessoas e acompanhamos de perto.
Eu fui criado sem nenhum contato com o dinheiro e mesmo assim não impediu de eu fazer muitas escolhas erradas.
O que eu vou investir para ele é pouco se comparado ao que vou investir pensando no futuro da família e já estou me programando para no futuro se a escolha dele for gastar tudo (espero que não) ele vá arcar com todas as reponsabilidades que vier junto e depois disso vai precisar andar com as próprias pernas.
Realmente é muito difícil prever o futuro, mas vamos lá. hehehehe.
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni eu nunca abri uma conta de investimento para o meu filho, mas sempre ensinei a ele a poupar. Se eu tivesse condições financeira eu teria aberto, para ele aprender até mesmo a perder dinheiro. Ele começou a ganhar mesada com 6 anos. Antes disso, tinha um cofre porquinho e um foguete. Seu primeiro carrinho de controle remoto, foi ele quem comprou com as economias do cofrinho, magicamente o dinheiro dele crescia com eu e pai colocando moedas quando ele dormia. O avô, também, contribuiu. Eu lhe disse que se ele juntasse dinheiro por 1 ano conseguiria comprar o carrinho. Ele juntou e esperou. Depois eu fiz ele contar o dinheiro (juntava as moedas iguais, não sabia contar) e pagar ao moço que trouxe o carrinho para ele. Dar uma boa noção sobre como lidar com dinheiro, envolve não só ensino, mas as expectativas individuais da pessoa e aqui concordo com o Mário Tureck. Para o meu filho, eu fazia ele escolher se queria ficar com o dinheiro ou comprar alguma coisa. Eu controlava o tanto de brinquedo que ele tinha, se queria um igual ou similar, mandava ele escolher um antigo para doar ou vender. Ele começou a juntar dinheiro para comprar um novo vídeo game. Ele me pediu, mas eu disse que ele já tinha um e que deveria poupar a mesada para este fim. Aqui, eu e meu marido compramos o vídeo game antigo dele pela metade do preço de um novo. No aniversário, dia das crianças e Natal, perguntamos se queria um presente ou dinheiro para juntar para comprar o novo vídeo game e sugeri a ele para pedir dinheiro de presente para suas tias e tios no aniversário. Disse assim: eles não te perguntam o que você quer, diga que está juntando dinheiro para comprar um vídeo game e que ficaria muito feliz em saber que o tio colaborou com a compra. Ao final comprou o vídeo game em 6 meses, meu marido comprou a metade e ele teve que dividir a propriedade do brinquedo com o meu marido. Outra coisa interessante que aconteceu com ele foi: a profa de inglês o chamou para oferecer para contratá-lo para ser monitor de inglês para crianças menores, ele tinha em torno de 12 anos. Ele veio conversar comigo porque ele ficaria na escola dois dias por semana e receberia a época R$ 50,00 por mês (se estou bem lembrada do valor). Ele achou muito pouco. Então, eu peguei o salário mínimo da época calculei qual o valor da hora dele em comparação a hora do salário mínimo, ele estaria recebendo algo entre 10\% a 20\% a mais do salário mínimo. Ele aceitou. Durou apenas um semestre, a profa saiu da escola e eles cancelaram o programa. Mas ele já fazia planos de como gastar e poupar este dinheiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Eu invisto um valor pro meu filho desde que ele nasceu, porém faço no meu nome é CPF e anoto tudo em planilha de Excel (não misturo os valores ou investimentos com o meu). Optei por fazer assim, pois fiquei com receio de ele fazer 18 anos, ter acesso aos investimentos no nome dele e não ter cabeça pra administrar logo e queimar tudo ?.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...