Jump to content
  • 0

KLBN - Klabin S.A | Estudos

Lucas Cruz Wottrich

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 12/06/2024 at 20:23, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Lucas Cruz Wottrich. Vou dar uma pequena contribuição. Trata-se de uma empresa centenaria a qual a operação abrange mais do que papel e celulose. Nas minha opinião a gestão da empresa é muito boa e os resultados são consistentes. Contudo o dólar possui uma grande influencia nos seus resultados. Fato que, os anos de prejuizos foram devido a uma grande valorização da moeda que fez com que as dividas da empresa tomassem patamares astronomicos e não houvesse hedge que segurasse. Na minha opinião é uma excelente empresa desde que o investidor considere essa exposição ao cambio

Adriano, esta preocupação com cambio é o que me faz investir em Klabin, o custo de hedge vão ser absorvidos com o tempo, fora que com o dólar alto, os custos do Brasil serão diluídos, dando vantagem competitiva a empresa, agora vai ser um bom momento para quem vende em dólar. Será que isso tem fundamento?

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Excelente análise.

Uma coisa que eu destacaria para responder algumas perguntas relacionadas ao setor de atividade e destacamento da empresa são: aumento progressivo do e-commerce (todos utilizam embalagens de celulose) no Brasil e países emergentes; Substituição do plástico por celulose, com forte tendência na europa e EUA.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Estive em dúvida durante muito tempo quanto qual empresa de papel escolher, pois eu já tenho Irani na minha carteira do período pré-AUVP. Porém olhando vários estudos da galera e alguns pontos muito legais que o pessoal levantou me fez decidir qual aportar.

Em um post a @Daniele Vilela levantou o ponto da operação de Klabin ser mais pulverizada que a Suzano (que foca majoritariamente em celulose - fibra curta se não me engano), o que garante uma maior estabilidade para a empresa durante sazonalidades que possam afetar o preço da commodity... Então aqui acredito que seja um ponto de KLBN > SUZB. Aqui:

Em um outro post o @Eddy Paulini comentou sobre os diversos outros produtos que se utilizam da celulose (como fraldas e absorventes) me fez perceber o quão sensível fica a operação para a Irani, que foca basicamente em papel, embalagens e resinas... E aqui seria novamente um ponto de KBLN > RANI. Aqui: 

E claro... em conjunto com a sua análise @Lucas Cruz Wottrich, que ficou sensacional! E também a do @Vitor Aguiar E Silva, outra análise que ficou FERA e me ajudou bastante... Que tá aqui: 

Em resumo, se eu pudesse definir algo, seria o de que a Klabin é o melhor dos dois mundos em relação a Suzano e a Irani. Uma estratégia arriscada (talvez até tola) seria investir em Klabin em uma proporção maior pelo histórico, operação e indicadores da empresa, e usar a Irani como uma aposta, pois também possui indicadores bons e planos bem definidos de futuro, com documentações e objetivos claros de expansão de operação (e com a alta de juros, está apresentando um bom preço no mercado). Mas claro... seria uma dupla exposição, então tenho extremas ressalvas quanto à isso... Como eu disse, eu já tinha Irani, então pode ser um viés de confirmação surgindo.

Mas com todos os pontos levantados, acredito que a minha escolha hoje seria Klabin. Qual é a opinião de vocês quanto à essa aposta e dupla exposição no setor?

Editado por Marcos Beletato
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...