Jump to content
  • 0

Duvida a respeito da Marcação a Mercado


Rubens Elias

Pergunta

Fala pessoal tudo bom??
 

Bom, seguinte estava assistindo as aulas 7.1 e 7.2 (Marcação a Mercado e Marcação a Mercado - Parte 2, do Modulo 3) e me reparei na seguinte duvida: Se eu investisse um valor acima dos R$1000,00. Por exemplo R$2000,00. Se a taxa variasse pra mais, ao final eu teria o valor previsto? ou um valor menor do inicial investido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Olá @Rubens Elias,

O valor que você receberá no vencimento do título é o valor nominal acrescido dos juros acordados no momento da compra. Esse valor é fixo, a menos que haja algum evento específico que altere os termos, como inadimplência, mas em títulos do Tesouro Direto isso é extremamente raro.

Se você optar por fazer marcação a mercado, ou seja, vender o título antes do vencimento, seu valor poderá variar para cima ou para baixo, refletindo as condições de mercado e a taxa de juros vigente naquele momento. Assim, se você vender antes do vencimento, o valor que receberá será o preço de mercado, que pode ser maior ou menor do que o valor inicial investido.

Por exemplo, suponha que você investiu os R$ 2.000,00 em um Tesouro prefixado com taxa de 10% ao ano por um período de 5 anos. Se a taxa aumentar para 12%, o preço do título cai, e se precisar vender, você receberá menos que R$ 2.000,00. Por outro lado, se a taxa cair para 8% o preço do título sobe, e se vender antes do vencimento, você receberá mais que R$ 2.000,00.

Lembrando que se você mantiver até o vencimento, você receberá o valor nominal acrescido dos juros prometidos (10% ao ano).

Em sínterse: se a taxa de juros variar para mais, o valor de mercado do seu investimento será menor do que o valor inicial se você vender antes do vencimento. Contudo, se mantiver o título até o vencimento, receberá o valor previsto no início, que inclui o principal mais os juros acordados.

Lembre-se de que a marcação a mercado pode ser um benefício secundário do título, a depender das condições. O que quero dizer é que o objetivo inicial é levar o título até o seu vencimento - e se no meio do caminho houver a possibilidade de fazer marcação a mercado que compense, ótimo. Se não surgir a oportunidade, ótimo também.

Por fim, é importante também destacar a questão dos impostos: se você comprar hoje a 10% e literalmente daqui uma semana cair pra 8%, você poderá ficar empolgado e querer vender - mas aí lembre-se de que haverá cobrança de imposto de renda na faixa mais alta e ainda IOF. Esta conta precisa também ser feita para verificar se a marcação a mercado realmente compensa.

Espero ter ajudado e, se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
9 horas atrás, Rubens Elias disse:

Fala pessoal tudo bom??
 

Bom, seguinte estava assistindo as aulas 7.1 e 7.2 (Marcação a Mercado e Marcação a Mercado - Parte 2, do Modulo 3) e me reparei na seguinte duvida: Se eu investisse um valor acima dos R$1000,00. Por exemplo R$2000,00. Se a taxa variasse pra mais, ao final eu teria o valor previsto? ou um valor menor do inicial investido?

Bom dia, Rubens!

Apenas complementando a resposta do @Matheus Passos Silva.

Sempre que você tiver um título sujeito a marcação a mercado, essas variações de preços e taxas acontecem enquanto você está levando o título. Quando o título chega na sua data de vencimento você receberá a taxa contratada. E isso ocorre para qualquer título do tesouro e qualquer quantidade comprada.

Além disso, os cálculos sobre as variações nos títulos do tesouro ocorrem de maneira equivalente com as quantidades compradas que podem ser fracionadas. Um exemplo hipotético:

Um título do tesouro IPCA+ está sendo emitido a R$3.000. Você investe R$4.500 o que lhe dá a quantidade de 1,5 títulos. Quando o site do tesouro apresenta as informações e gráficos dessa compra, todos os valores são calculados equivalentes a essa quantidade.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Rubens Elias disse:

Fala pessoal tudo bom??
 

Bom, seguinte estava assistindo as aulas 7.1 e 7.2 (Marcação a Mercado e Marcação a Mercado - Parte 2, do Modulo 3) e me reparei na seguinte duvida: Se eu investisse um valor acima dos R$1000,00. Por exemplo R$2000,00. Se a taxa variasse pra mais, ao final eu teria o valor previsto? ou um valor menor do inicial investido?

os mil reais se referem ao valor do titulo PREFIXADO no vencimento,seria o valor de cada titulo. que na data de compra, dependendo do prazo, pode estar custando uns 400 reais. Nesse caso, com R$2000 voce estaria comprando 5 titulos, tendo no final do prazo 5000 reais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...