Jump to content
  • 0

Taxa SELIC muda diariamente?


Luiz Filho

Pergunta

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
@Luiz Coelho exato, a taxa Selic é definida a cada 45 dias nas reuniões do COPOM ficando fixa no período entre as reuniões. O que ocorre é que o valor vai sendo corrigido diariamente pela Selic e acaba não sofrendo uma variação grande no preço, por isso é mais difícil conseguir uma marcação a mercado no Tesouro Selic. Se a Selic se altera na reunião do COPOM, a rentabilidade a partir daquela data passa a ser a nova Selic. Com relação aos aportes, o Tesouro Selic é identificado pelo ano. Hoje (04/11/2021) estamos com dois disponíveis, O Tesouro Selic 2024 pagando Selic+0,1184\% e o Tesouro Selic 2027 pagando Selic+0,2635\%. Quando você compra um Tesouro Selic você trava a rentabilidade que o título está oferecendo no dia da compra e o Governo vai te pagar exatamente o contratado, independente da variação que ocorra até o vencimento. Acho que fica mais claro na imagem abaixo. A coluna da direita indica qual a rentabilidade contratada no dia da compra. É o mesmo título (Tesouro Selic 2027), mas cada um tem a sua rentabilidade. Caso você venda antes do vencimento o Tesouro Direto vai vender do título comprado primeiro para o comprado por último, você não escolhe qual será vendido, pois é o mesmo título. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Flavio Prado.Pegando o gancho da discussão. Na marcação Mercado, se a Selic mantém igual por 45, a taxa de juros que vai variar? nós possibilitando vender o título antecipadamente com o rendimento final? Eu não consegui entender MT bem pq a taxa do titulo varia diariamente, se a Selic se mantém pelos 45 dias. Qual a variável nesse caso?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Mario Cesar Queiroz Alencar e Silvio Ventura a variável neste caso é que os títulos do Tesouro são negociados no mercado financeiro todos os dias, a variação no preço dos títulos do Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+ oscilam em razão das expectativas do mercado e dos agentes financeiros. E fora quando há o aumento ou a diminuição da taxa SELIC quando das reuniões do COPOM. O Governo é o único comprador dos títulos do Tesouro, pois eles não são negociados entres duas pessoas físicas, como é o caso das ações que são negociadas entre os investidores que estão comprando e vendendo suas ações, então fica meio nebuloso para entender o que faz com que o preço do título tenha variação diária já que está atrelado a SELIC que se altera somente a cada 45 dias.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Flávio prado Boa noite, eu não estava falando do tesouro Selic. Fiquei na dúvida referente aos outros pois pode acontecer de comprar mais de um do prefixado exemplo. Aí cada um tem um valor e uma rentabilidade neh. Ou pode ser que estou falando bobagem aí me perdoe. Ou só se pode acrescentar sempre do mesmo. É isso que ficou confuso. Não sei se consegui fazer-me entender.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Vanessa Silva a mecânica do Tesouro Direto é a mesma para todos os títulos ofertados. Por exemplo, hoje (09/11/2021) o Tesouro Direto tem alguns títulos de cada modalidade (Selic, IPCA+, IPCA+ com juros semestrais, Prefixado), porém o que indica se o título é o mesmo ou não é pelo vencimento do título. A taxa do título pode variar todos os dias, mas se o vencimento dele não se alterar, é o mesmo título e cada aporte feito nele, independente da taxa daquele momento, será um aporte no mesmo título. Lembrando que se você fez vários aportes no mesmo título (mesmo vencimento), caso você faça uma venda, o Tesouro Direto vai pegar o título comprado primeiro, indo até o comprado mais recente. Com relação à rentabilidade, a cada aporte no mesmo título você pode pegar rentabilidades diferentes, no entanto o preço de venda diário ao longo do tempo é o mesmo para todos eles e é por isso que uma pessoa consegue fazer marcação a mercado e outra pessoa não consegue, pois vai depender do momento em que cada uma delas comprou, pois a rentabilidade travada na hora da compra pode ter sido diferente. Uma pode ter comprado mais barato que a outra, e vai conseguir fazer a marcação a mercado. Espero que tenha esclarecido, se não ficou, manda mais dúvidas que vamos tentando esclarecer.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
FLAVIO PRADO, valeu pela explicação. E com isso me surgiu ou duvida. Você menciona que " Quando você compra um Tesouro Selic você trava a rentabilidade que o título está oferecendo no dia da compra e o Governo vai te pagar exatamente o contratado, independente da variação que ocorra até o vencimento.". Então pegando o primeiro investimento da imagem que você colocou ( 16/04/2021 SELIC+ 0,340\% ) não sei quanto estava a SELIC mas vamos dizer que 3,5\%. você vai receber por esse titulo a SELIC de 3,5\% + 0,340\% no final dele ? ou a SELIC atual ajustada para cima ou baixo. Não sei se consigui me fazer entender. Desculpe minha ignorância sobre o assunto, mas agora que estou começando a me familiarizar com esse mundo financeiro, e acho que todo conhecimento adquirido sempre é construtivo. Desde já obrigada por sua ajuda.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...