Jump to content
  • 0

Vender e depois comprar uma ação no mesmo dia é day trade?


William Redig

Pergunta

Oi Sardinhas,
Eu sei que comprar e vender uma ação no mesmo dia é day trade e isso é algo que não faço.
Minha dúvida é: se eu tiver uma ação já há algum tempo, e ela subir muito num dia e decido por vender e realizar o lucro; depois a mesma ação cai no final do dia e eu decido recomprar. Essa operação de vender o papel que já tinha e depois recomprá-lo no mesmo dia é considerado day-trade, para efeitos fiscais?
Agradeço antecipadamente a quem puder me responder...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Flavio Prado, obrigado. Então o jeito vai ser mesmo vender a posição e depois recomprar no dia seguinte. Fiz essa loucura com uma ações da OIBR3, compre por 0.88 quase vendi a 1,15, depois no mesmo dia em que esteve a 1,15 caiu de volta para 1,01. Essa é uma fatia de 5\% da carteira de ações destinada a brincar e fazer loucuras. Teria sido um lucro de 31\% num dia (em cima de uma merreca, mas dá uma sensação de realização... rssss...).
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Obrigado Flavio Prado e Guilherme Silva Fernandes Albernaz,
Esse assunto ainda me deixa em dúvida sobre o processo, pelo seguinte: Eu já tenho a ação há alguns dias. Quando eu vender eu fecho o ciclo de compra/venda e claramente não é uma operação de day-trade. Em seguida, eu compro a mesma ação novamente. Não houve day trade e sim uma nova compra que ficará na minha carteira. Não estou ainda convencido de qual a resposta correta. Eu achei esse vídeo no site da B3 onde o exemplo usado foi com uma venda a descoberto com uma compra posterior e o locutor fala que a operação foi day trade pois abriu e fechou a posição no mesmo dia. https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/mercado-de-acoes/book-em-um-day-trade.htm
No meu exemplo, a posição fechada foi aberta em dia anterior e uma compra posterior (a posição anterior havia sido fechada e a nova compra permanece na carteira. Assunto difícil, deixando margem à interpretação. Como falei no início desse post, não vou fazer disso uma prática, mas pode ser que aconteça e eu gostaria de ter certeza das regras.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
William Redig segue a norma da Receita sobre o assunto. Subseção VII Das Operações de Day-Trade Art. 65. Os rendimentos auferidos em operações de day-trade realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 1\% (um por cento). § 1º Para efeitos do disposto neste artigo considera-se: I - day-trade, a operação ou a conjugação de operações iniciadas e encerradas em um mesmo dia, com o mesmo ativo, em uma mesma instituição intermediadora, em que a quantidade negociada tenha sido liquidada, total ou parcialmente; II - rendimento, o resultado positivo apurado no encerramento das operações de day-trade. § 2º Para efeitos do disposto neste artigo não será considerado o valor ou a quantidade de estoque do ativo existente em data anterior à da operação de day-trade. § 3º Na apuração do resultado da operação de day-trade serão considerados, pela ordem, o 1º (primeiro) negócio de compra com o 1º (primeiro) de venda ou o 1º (primeiro) negócio de venda com o 1º (primeiro) de compra, sucessivamente.
Parágrafo 3º do artigo 65 da Subseção VII das Operações de Day-Trade http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=67494&visao=anotado
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Mário Tureck, Estou aqui rindo muito. Eu nunca fiz Day Trade, mas essa é uma dúvida que ainda tenho. A definição de day trade é uma operação iniciada e finalizada no mesmo dia. No exemplo HIPOTÉTICO que eu descrevi, o ciclo iniciou-se há um tempo atrás, quando eu comprei a ação e finalizou no dia em que eu vendi. A compra seguinte foi o início de um novo ciclo. Posso até complicar mais se a quantidade que eu comprei na segunda operação for maior que a quantidade vendida.... Mas, independente da resposta, eu não tenho intensão de fazer isso. Ação para mim é de setores e empresas boas e para longo prazo, para eu pensar em usufruir delas daqui a 10+ anos. Na fase atual é aportando mais, aproveitando oportunidades. Agora, tem 1\% da minha carteira que é dedicada à loucura. Investimentos arriscados mas com potencial de uma valorização forte em prazo relativamente curto. Tem dessas ações que subiu 25\% sobre o meu preço médio em uma manhã - até cogitei em vender, mas achei que poderia subir mais. No fim da tarde, caiu abaixo da abertura. Foi assim que surgiu a dúvida. E se eu tivesse feito?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
William Redig E o que o Raul Sena passa na UVP ali, que eu achei muito valido, e que, se voce SAIR ali dessa posição em 25\% de alta, bacana, mas se ela fosse a MAGALU, que voce sai em 25\% de alta, e depois ela vai pra 7600\% de alta? Mas entendo o sua duvida, e o legal e que na bolsa, nao precisamos ser 8 ou 80, da pra ser 44, voce poderia talvez vender metade, e ficar com metade, ou sei la! E um dilema complicado, mas se tiver em regra que vai vender quando tiver algum resultado, NUNCA vai pegar um valorização daquelas grandes mesmo
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...