Jump to content
  • -1

Tesouro IPCA+


Renata Stabile

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 19/06/2024 at 08:25, Edison Paulini disse:

Bom dia, Renata!

Em suma seu raciocínio está correto sim. Um título que pague IPCA+ estará pagando do IPCA + a taxa de mercado oferecida que no seu exemplo são respectivamente os percentuais de 3,92 e 6,29%.

Vale lembrar que este tipo de tesouro é considerado como pós fixado pois ao decorrer dos anos até o vencimento o IPCA irá flutuar bem como a taxa de mercado irá sofrer alteração. A taxa de mercado sofrendo essa variação é o fenômeno que chamamos de marcação a mercado conteúdo este visto no módulo 3 na aula 7.

 

 

Edison, aproveitando o post da colega tenho uma dúvida parecida. Por exemplo, tenho um IPCA + 6,25% para 2029, assumindo que o IPCA é diferente no decorrer dos próximos 5 anos o rendimento vai sempre variar também, certo? 
Tipo, se em 2024 o IPCA valeu 4%, o rendimento bruto p/ 2024 foi de 10,25%, se em 2025 for 6% o rendimento bruto vai ficar em 12,25% a.a, assim até seu vencimento em 2029, o raciocínio é este mesmo né? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Por exemplo, tenho um IPCA + 6,25% para 2029, assumindo que o IPCA é diferente no decorrer dos próximos 5 anos o rendimento vai sempre variar também, certo? 

Sim, está correto. Um título IPCA+ (Tesouro IPCA+, por exemplo) rende uma taxa prefixada mais a variação da inflação medida pelo IPCA. No seu caso, o título rende IPCA + 6,25% ao ano. 

Isso significa que, além da taxa fixa de 6,25% ao ano, o rendimento do título vai variar conforme a inflação medida pelo IPCA. Se a inflação for alta, o rendimento total (inflação + 6,25%) será maior. Se a inflação for baixa, o rendimento total será menor.

Por exemplo, se o IPCA for de 3% em um determinado ano, o rendimento total desse ano seria de 9,25% (6,25% + 3%). Se no ano seguinte o IPCA for de 4%, o rendimento daquele ano será de 10,25% (6,25% + 4%).

Portanto, ao longo dos próximos anos, conforme o IPCA variar, o rendimento total do título também vai variar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/06/2024 at 08:25, Edison Paulini disse:

Bom dia, Renata!

Em suma seu raciocínio está correto sim. Um título que pague IPCA+ estará pagando do IPCA + a taxa de mercado oferecida que no seu exemplo são respectivamente os percentuais de 3,92 e 6,29%.

Vale lembrar que este tipo de tesouro é considerado como pós fixado pois ao decorrer dos anos até o vencimento o IPCA irá flutuar bem como a taxa de mercado irá sofrer alteração. A taxa de mercado sofrendo essa variação é o fenômeno que chamamos de marcação a mercado conteúdo este visto no módulo 3 na aula 7.

 

 

@Edison Paulini então porque esse IPCA+ 6 é tão falado como um ótimo ativo de renda fixa sendo que temos essa rentabilidade de apenas 10,24% sendo que conseguimos CDB que rende 14% facilmente ? seria apenas uma aposta que o IPCA vai subir ao longo dos anos ? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Leandro Ferreira Leite disse:

@Edison Paulini então porque esse IPCA+ 6 é tão falado como um ótimo ativo de renda fixa sendo que temos essa rentabilidade de apenas 10,24% sendo que conseguimos CDB que rende 14% facilmente ? seria apenas uma aposta que o IPCA vai subir ao longo dos anos ? 

Leandro, entendo o IPCA+ sendo bom por trazer uma rentabilidade já considerando a inflação bem como o tesouro ser considerado o mais seguro de todos os investimentos que temos disponíveis. A relação risco X retorno deste título é muito boa na minha opinião.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Loana Valerio Taylor disse:

Boa noite!!

Neste caso, o IPCA+ 6, estaria valendo mais a pena do que o Tesouro Selic?

Luana

Depende do objetivo, Luana.

Eu vejo que cada um tem uma utilidade.

O tesouro Selic na minha opinião é mais voltado para quando temos metas com data para se usar o dinheiro em vista que o tesouro Selic praticamente não sofre d marcação a mercado, tem liquidez e é seguro.

O IPCA+ eu vejo mais para carteiras de médio a longo prazo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

@Edison Paulini então porque esse IPCA+ 6 é tão falado como um ótimo ativo de renda fixa sendo que temos essa rentabilidade de apenas 10,24% sendo que conseguimos CDB que rende 14% facilmente ? seria apenas uma aposta que o IPCA vai subir ao longo dos anos ? 

Tambem fico com essa mesma duvida, vejo todo mundo falando que "IPCA+6 "no tesouro acontece em poucas janelas, e é uma otima oportunidade, porem encontramos diversos prefixado de 5 anos com taxas de 14%, pagando liquido 12% ( o tao sonhado 1% mes liquido), e considerando o mesmo vencimento para 2029, tambem nao consigo entender a vantagem do IPCA+6 em 5 anos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Tambem fico com essa mesma duvida, vejo todo mundo falando que "IPCA+6 "no tesouro acontece em poucas janelas, e é uma otima oportunidade, porem encontramos diversos prefixado de 5 anos com taxas de 14%, pagando liquido 12% ( o tao sonhado 1% mes liquido), e considerando o mesmo vencimento para 2029, tambem nao consigo entender a vantagem do IPCA+6 em 5 anos.

Bom dia, Lucas!

Eu agregaria dois pontos em sua colocação:

- de fato podemos achar rentabilidades prefixados bem superiores como a que você colocou como exemplo. Porém acho válido pensar no desconto  da inflação que neste momento temos o acumulado de 3,93%. A Selic segundo as expectativas do mercado estão deveras estáveis. Se voltar a cair a tendência é que a inflação ganhe espaço para subir;

- puxando um gancho no tema acima e somando com os comentários do nosso amigo @Matheus Passos Silva, quando pensamos nos investimentos na renda fixa para acumulo de patrimônio, seguimos o contrafluxo para se travar melhores rentabilidades futuras. Além do tesouro IPCA+ estar com uma rentabilidade interessante (não é recomendação) dentro do prazo de 5 anos abre-se mais margens para uma marcação a mercado positiva, ou seja, aumentam mais as chances de se obter uma antecipação de rentabilidade para realocação de capital.

 

Espero que agregue no tema!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Lucas!

Eu agregaria dois pontos em sua colocação:

- de fato podemos achar rentabilidades prefixados bem superiores como a que você colocou como exemplo. Porém acho válido pensar no desconto  da inflação que neste momento temos o acumulado de 3,93%. A Selic segundo as expectativas do mercado estão deveras estáveis. Se voltar a cair a tendência é que a inflação ganhe espaço para subir;

- puxando um gancho no tema acima e somando com os comentários do nosso amigo @Matheus Passos Silva, quando pensamos nos investimentos na renda fixa para acumulo de patrimônio, seguimos o contrafluxo para se travar melhores rentabilidades futuras. Além do tesouro IPCA+ estar com uma rentabilidade interessante (não é recomendação) dentro do prazo de 5 anos abre-se mais margens para uma marcação a mercado positiva, ou seja, aumentam mais as chances de se obter uma antecipação de rentabilidade para realocação de capital.

 

Espero que agregue no tema!

então estamos nesse momento de contra fluxo na renda fixa ? 

outra duvida pessoal, sempre vejo varios post sempre como "não é uma recomendação de compra ou venda" tem algum problema legal em recomendar algum ativo ? pois se estudei ele porque não poderia recomendar ? 😬

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leandro Ferreira Leite disse:

então estamos nesse momento de contra fluxo na renda fixa ? 

Seguindo o contrafluxo o momento é de títulos atrelados ao IPCA pois é o índice que ninguém está se preocupando no momento por assim. Ou seja, ninguém quer saber de títulos IPCA+ pois não seriam títulos com as maiores rentabilidades ao menos não para a maioria dos investidores que olham apenas para o que está sendo rentável no momento.

Hoje o IPCA acumulado + algumas taxas oferecidas (o tesouro IPCA+6 por exemplo ou títulos IPCA+ 6%, 7%, etc) a princípio para a maioria não é uma boa oportunidade pois um prefixado em teoria estaria pagando mais. Mas nosso objetivo é travar rentabilidades futuras. Vamos imaginar que fizemos a aquisição de um título de CDB IPCA+ 8% com vencimento para 4 anos. Agora vamos pensar que em 2 anos a inflação subiu para 9%. Nosso título adquirido anterior será muito bem beneficiado pois estará pagando 17%. Essa é a ideia. Sempre ter safras de títulos de algum indexador que nós trará benefício em algum ciclo de mercado.

1 hour ago, Leandro Ferreira Leite disse:

outra duvida pessoal, sempre vejo varios post sempre como "não é uma recomendação de compra ou venda" tem algum problema legal em recomendar algum ativo ? pois se estudei ele porque não poderia recomendar ? 😬

Salvo engano, é necessário de acordo com a CVM alguma certificação reconhecida pela mesma que permita recomendações de compra e venda de ativos. Caso contrário as recomendações podem ser caracterizadas como crime.

E cvrsos livres como o da AUVP não nos permite fazer recomendações.

Por isso sempre o pessoal frisa que não é recomendação 😅

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...