Jump to content

Duvida Orçamento Doméstico - IR e Previdência


Recommended Posts

Olá, estou com dúvidas no lançamento do orçamento doméstico no que tange as retenções na fonte, como Imposto de renda e previdência, faço planilha de controle doméstico desde 2008 e  lanço o rendimento bruto e não liquido, já no sistema da AUVP devo lançar o rendimento bruto e lançar a retenções na fonte como custo fixo? Ou laçar somente o rendimento liquido? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Derey Willians Dias Dos Santos,

Entendo que você deva lançar apenas o líquido. Afinal de contas, a retenção já foi retida (perdoe-me pelo pleonasmo), e você nem viu a cor desse dinheiro entrando na sua conta. Então elas não entram no seu orçamento, já que o que está no orçamento será aquele valor que você terá efetivamente para investir, gastar, pagar contas etc. Espero ter ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/06/2024 at 09:39, Flavio Prado disse:

@Derey Willians Dias Dos Santos a grande maioria das pessoas não fazem um controle mínimo do orçamento doméstico, então foi criada esta Ferramenta para auxiliar neste controle, e para ser o mais simples possível usamos o valor líquido como renda, afinal é ele que temos para usarmos no mes.

Como você já faz um controle, minha sugestão é que você continue com ele e aproveite para fazer uma revisão de como você classifica os gastos, pois pode ter algo a melhorar.

Obrigado @Flavio Pradopela resposta, porém tenho outra dúvida, em caso de gasto excedente não previsto, eu sempre saco da poupança e depois vou repondo o montante sacado, como se enquadra este tipo de movimentação no orçamento doméstico?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/06/2024 at 22:13, Derey Willians Dias Dos Santos disse:

Obrigado @Flavio Pradopela resposta, porém tenho outra dúvida, em caso de gasto excedente não previsto, eu sempre saco da poupança e depois vou repondo o montante sacado, como se enquadra este tipo de movimentação no orçamento doméstico?

@Derey Willians Dias Dos Santos se você está usando a reserva de emergência para cobrir gastos excedentes não previstos, então você vai lançar em custo fixo, pois precisa recompor a reserva.

Vou falar o óbvio, o "gasto excedente não previsto" é realmente "não previsto" ou é um gasto com algo que você poderia ter feito uma meta para realizar o gasto futuro?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...