Jump to content
  • 0

Tesouro Direto, valores dos Títulos


Murilo Klug

Pergunta

Algumas vezes as explicações sobre os Títulos do Tesouro Direto sempre são mencionados que ele possui um valor X e se calcular a taxa que ele paga, o resultado final dessa conta deveria fechar em R$1000,00.

Isso vale para todos os títulos? Ou isso é só uma maneira de explicar como calcular alguns títulos e minha concepção acabou generalizando isso?

O que realmente quero entender é como que isso se aplica se eu posso comprar um título que seu preço unitário vale R$14.887,86 (Tesouro Selic 2029). Caso eu compre uma unidade desse título, na data final dele eu devo receber cerca de R$24500,00. Isso está correto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 minutes ago, Murilo Klug disse:

Algumas vezes as explicações sobre os Títulos do Tesouro Direto sempre são mencionados que ele possui um valor X e se calcular a taxa que ele paga, o resultado final dessa conta deveria fechar em R$1000,00.

Isso vale para todos os títulos? Ou isso é só uma maneira de explicar como calcular alguns títulos e minha concepção acabou generalizando isso?

O que realmente quero entender é como que isso se aplica se eu posso comprar um título que seu preço unitário vale R$14.887,86 (Tesouro Selic 2029). Caso eu compre uma unidade desse título, na data final dele eu devo receber cerca de R$24500,00. Isso está correto?

Bom dia, Murilo!

O valor exato de R$1000 será apenas para o tesouro prefixado. No vencimento ele irá valer R$ 1000 bruto.

Quando falamos do tesouro IPCA+ ele tem seu valor R$1000porém corrigidos pela inflação desde o lançamento deste título. O tesouro IPCA+ foi lançado em meados de julho de 2000. De lá para cá, o título vem sendo ajustado pela inflação e por este motivo o seu valor no vencimento está hoje por volta dos R$ 4200 que seriam os R$ 1000 da metade do ano de 2000 sendo corrigidos até hoje.

Quanto ao tesouro Selic ele segue uma lógica semelhante ao tesouro IPCA+. É um título que vem sendo corrigido pela Selic e por este motivo seu valor hoje está na casa dos R$ 14.000. Ao passar do tempo ele irá sendo corrigido pela taxa básica de juros. Entendo que estipular o seu valor exato de vencimento é difícil pois a Selic irá sofrer diversas variações dentro de 5 anos quando vencer pegando o exemplo do tesouro Selic 2029. É um tipo de título corrigido diariamente pela Selic.

 

Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco mais!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Murilo Klug disse:

Algumas vezes as explicações sobre os Títulos do Tesouro Direto sempre são mencionados que ele possui um valor X e se calcular a taxa que ele paga, o resultado final dessa conta deveria fechar em R$1000,00.

Isso vale para todos os títulos? Ou isso é só uma maneira de explicar como calcular alguns títulos e minha concepção acabou generalizando isso?

O que realmente quero entender é como que isso se aplica se eu posso comprar um título que seu preço unitário vale R$14.887,86 (Tesouro Selic 2029). Caso eu compre uma unidade desse título, na data final dele eu devo receber cerca de R$24500,00. Isso está correto?

@Murilo Klug um jeito que acho mais facil de fixar é acessando o site do tesouro e navegar pelos titulos.

o tesouro Selic é os 1000 de como o Tesouro teve inicio, e corrigidos aos dias atuais, e daqui em diante ele sofre o efeito de juros atrelados a selic

image.png.e0f63cc4676aad37269ba47f6aacc682.png

 

o pre fixado vai valer 1000 no vencimento, e neste caso a depender das mudanças da taxa selic, voce pode sofrer marcação a mercado

image.png.7dd3368c08fa37dc66b33307bec5021f.png

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então era eu que estava fazendo confusão.

Explicação mais clara impossível, muito obrigado @Edison Paulini e @Henrique Magalhães

4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Entendo que estipular o seu valor exato de vencimento é difícil

Eu estava pensando nisso por conta da variação, mas agora está bem claro como tudo funciona.

 

2 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

um jeito que acho mais facil de fixar é acessando o site do tesouro e navegar pelos titulos.

Eu estava realizando esse acesso e por isso acabei abrindo o tópico aqui, eu realmente não estava entendendo o motivo disso tudo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...