Jump to content

Nubank


Recommended Posts

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Luiz Coelho De Souza eu concentrei toda a minha renda mensal no Nubank (não ganho uma fábula rsrsrs) e tenho um controle do saldo, onde parte da minha reserva de emergência está lá junto com o dinheiro do dia-a-dia, mas para isso você precisa ser disciplinado para não usar o que é da reserva de emergência. Para mim funciona, mas pode não funcionar para quem não tem esta disciplina. E tenho outra parte da reserva de emergência em CDB com liquidez diária e no Tesouro Selic. Este formato me deixa tranquilo, mesmo sabendo que pode haver uma instabilidade no app do Nubank no momento de uma emergência.
Link para compartilhar
Share on other sites

Luiz Coelho De Souza a poupança rende 70\% da Selic, ou seja, hoje (09/11/2021) ela rende 5,425\%aa e é isenta de IR. Já a conta do Nubank rende 100\% do CDI, e o CDI é sempre 0,10\% menor que a Selic, ou seja, é de 7,65\%aa, porém se o resgate for antes de 30 dias, terá o IOF (desconto regressivo) e após 30 dias, não há IOF, e tem o IR também na tabela regressiva do IR (de 22,50\% a 15,00\%). Como estamos falando de reserva de emergência, e portanto é um dinheiro que não será movimentado, e também considerando que a emergência demore pelo menos 30 dias para ocorrer a partir do primeiro aporte da reserva de emergência, teremos os seguintes cálculos: Nubank: - nos primeiros 180 dias renderá 5,929\%aa (7,65\% menos 22,50\% de IR). - de 181 a 360 dias renderá 6,12\%aa (7,65\% menos 20,00\% de IR). - de 361 a 720 dias renderá 6,311\%aa (7,65\% menos 17,50\% de IR). - acima de 721 dias renderá 6,50\%aa (7,65\% menos 15,00 de IR). Poupança: - cada depósito feito vai render 5,425\%aa (70\% da Selic) na data de aniversário do depósito. Por exemplo, você depositou no dia 13/08/2021, então todo dia 13 de cada mês você recebe a rentabilidade, porém se você sacar antes do dia 13 do mês, você perde 100\% da rentabilidade do último recebimento de juros até o dia do saque, como disse a Regina Fernandes.
Posto isto, para mim qualquer investimento que pague pelo menos 100\% do CDI será melhor que a poupança, e a principal razão é por eu perder a rentabilidade se precisar mexer no dinheiro, mesmo sabendo que reserva de emergência não é para ter rentabilidade e sim, ter disponibilidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

OI Luiz Coelho De Souza,
No Nubank, além da conta-corrente comum, tem a opção de Guardar Dinheiro. O rendimento é o mesmo da conta-corrente, com todas as regras de IOF e IR que o Flavio Prado mencionou acima. O que você pode fazer é usar essa função de Guardar para a Reserva de Emergência. O dinheiro fica separado, como se fossem duas contas diferentes, mas rende igual. A vantagem é que você não fica vendo o saldo da reserva junto com o saldo da movimentação do dia-a-dia. Eu uso ela para guardar dinheiro para pagamento das contas normais do mês. Mesmo pagando IOF quando a grana fica lá menos de 30 dias e o IR, rende bem mais que os bancões pagam aplicando o saldo da conta-corrente automaticamente. Por exemplo: Eu recebo a maior parte da minha grana nos dias 5 e 20, mas o grosso das minhas contas vence nos dias 10 e 25. Mesmo que eu pague IOF sobre os rendimentos auferidos entre o dia 5 e dia 10 ou 20 e 25, o rendimento é maior. Eu procuro, sempre que possível, deixar um "colchão financeiro" de modo que o IOF não coma a maior parte dos rendimentos, mas não é sempre que dá. Fazendo dessa forma (com a função Guardar), os dinheiros de reserva e conta-corrente não se misturam.
Espero que isso lhe ajude. Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Também tenho conta Nu e uso ela no meu dia-a-dia, pra não ter que pagar a taxa que eles cobram por saque, quando preciso sacar algum dinheiro é só fazer o pix do Nu para o Bradesco ou Santander (contas que tenho ativas) e sacar sem taxa. Mantenho minha reserva de emergência no Nubank na função Guardar Dinheiro(disponível a qualquer momento), no entanto esse ano experimentei uma situação desagradável no período que o app ficou fora do ar e não conseguia acessar minha conta (ou seja, não tinha acesso ao meu dinheiro) então estou migrando parte da minha reserva pra conta poupança mesmo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu uso tanto como cc quanto para reserva.
Minha recomendação, sendo tão pessimista (ou realista?) quando o Raul:
deixa uma parte na Nu outra parte em algum bancão já consolidado, que de lucro e tudo mais.
Reserva não é pra se ter rentabilidade, é para ser prático

Link para compartilhar
Share on other sites

Tbm tenho conta na Nubank, pela rentabilidade ser diária é bem melhor que a poupança, na qual você precisa aguardar a data de aniversário do depósito para render alguma coisa... mas deixo uma quantia pequena na poupança por precaução (instabilidade no app, como citado pela Jaqueline Sayumi Minagawa, etc...).
Link para compartilhar
Share on other sites

Existe uma outra opção diferente da que vocês mencionaram que é a LCI de 90 dias do banco Inter. A vantagem em relação a conta do Nubank é que não tem incidência de IR por se tratar de uma LCI. A desvantagem é que existe um pedágio de 90 dias onde não é possível sacar o dinheiro, depois desse período a liquidez é diária. Eu coloquei 1/3 da minha reserva nessa LCI, pois caso eu precise do dinheiro antes dos 90 dias eu posso usar os outros 2/3 tranquilamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...