Jump to content
  • 0

Rentabilidade de Tesouro IPCA+


Matheus Campos

Pergunta

Olá, pessoal!

Estou com dificuldades para entender o valor final de um Título de Tesouro IPCA+. Minha principal dúvida está associada ao valor final do título no seu vencimento, posto que, nesta data, todos os títulos necessariamente valerão mil reais.

 

Suponha que eu compre dois títulos de tesouro IPCA com vencimento pra daqui 10 anos, sendo um deles IPCA+4 e o outro IPCA+6. Como um título IPCA+4 é pior do que o IPCA+6 se ambos valerão 1000 reais nos seus vencimentos? Em uma das simulações que o Raul mostrou em vídeo, me parece que existe uma rentabilidade paga além do valor do título em si, e tal rentabilidade está associada à esse +4 ou +6. Isso está correto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Matheus Campos. O titulo que valerá R$1000 no vencimento são os prefixados. O tesouro IPCA tera o titulo valendo R$1mil corrigido pela inflação. Devido a isso o valor no vencimento é hoje de R$4.298,23

A diferença estara no valor de compra. O titulo que está oferecendo a taxa de IPCA+4% tera um valor maior do que aquele que estara oferecendo a taxa de IPCA+6%. Veja que, como sabemos hoje o valor final do titulo, o valor de compra é baseado neste valor final, na taxa oferecida e no tempo até o vencimento. Lembra da formula de calculo do valor presente?

VP = VF/(1+i)^n

Sendo:

VP = Valor presente ou o valor de compra do titulo
VF = o valor final, ou seja, o R$1mil nos prefixados ou R$4.298,23 nos IPCA
i = taxa oferecida
n = tempo até o vencimento

Não sei se entendi corretamente esta duvida, mas acredito que voce esta se referindo a marcação a mercado. Como sabemos o valor final do titulo, caso a taxa oferecida mude o valor do seu titulo mudara tambem. Se a taxa oferecida sobe o valor do seu titulo cai, então em uma venda antecipada voce pode ter perda de rentabilidade. O oposto tambem acontece, se a taxa oferecida cai o valor do seu titulo sobe e voce pode ter um ganho de rentabilidade.

Este processo somente acontece se voce resgatar antecipadamente. Se levar até o vencimento recebera a taxa contratada.

@Adriano Umemura, perfeito, entendi! Acho que o que me faltava era assimilar que os títulos teriam valores de compra diferentes. IPCA+4 é mais caro porque tem rentabilidade menor, IPCA+6 é mais barato que o IPCA+4, posto que rende mais.

Quanto a marcação de mercado, eu tinha entendido como a flutuação do valor do título ocorre e o motivo dela, essa parte estava tranquila.

 

Muito obrigado! 😃

Editado por Matheus Campos
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...