Jump to content
  • 0

Minha Carteira de Ações - Buscando Viés de confirmação + Dúvidas


Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Cara, eu não sentei ou analisei todas essas empresas, mas na área da saúde uma das coisas que me preocupa na sua selecionada, FLRY, é que o endividamento para meus critérios está muito grande, sendo que tenho algumas perguntas que são excludentes, sendo uma delas:

" DL maior que 05 vezes o lucro líquido no ano fiscal completo" -> e dessa forma, FLRY apresenta uma razão DL/Lucro quase de 08.

Pensando em Fleury, por conta de outros critérios eu mantive sobre análise, por ser uma empresa que pode ser considerada recente (IPO em 2009)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/07/2024 at 11:43, Nelson Pimentel Carriati disse:

Bom dia pessoal.

Já estou próximo do fim do curso, na metade do Módulo de Investimento Internacional. Sei que ainda terei o módulo 8 de como arrumar a carteira, mas minha questão aqui é unicamente sobre a seleção de minha carteira de ações nacionais.

Logo que terminei o módulo 4, ando estudando / comparando setores e ações loucamente....(virou até um prazer fazer isso, engraçado)

E cheguei numa seleção de ações e gostaria que a galera opinasse.

Acho fundamental expor o meu "perfil de investidor",  porque sei que isso é necessário na hora de avaliar a carteira de alguém. Bom, eu me considero um investidor arrojado o bastante pra ter a maior parte dos investimentos em renda variável, mas sendo conservador na hora de escolher meus ativos de renda variável. Isso fez sentido pra vocês? Espero que sim kkk

Mas agora direto ao ponto. Todas essas empresas abaixo são as que defini para minha carteira. E vou investir em cada uma com uma porcentagem que respeite as notas do diagrama do cerrado. Meu objetivo, como creio ser de todos aqui, é o LONGO prazo, pra viver de renda no futuro.

___________________________________

Financeiro / Bancos:
Itaú (ITUB4) 
Banco do Brasil (BBAS3) 

Financeiro / Seguradora
Porto Seguro (PSSA3) 

Consumo não Cíclico / Agricultura
SLC Agrícola (SLCE3) 

Consumo Não Cíclico / Cervejas e Refrigerantes
Ambev (ABEV3) 

Utilidade Pública / Água e Saneamento
Sanepar (SAPR3) 

Materiais Básicos / Minerais Metálicos
Vale (VALE3) 

Materiais Básicos / Siderurgia
Gerdau (GOAU4) 

Telecomunicações
Telefônica (VIVT3) 

Utilidade Pública / Energia Elétrica
Engie (EGIE3) 

Bens Industriais / Motores, Compressores e Outros
WEG (WEGE3) 

Tecnologia
TOTVS (TOTS3) 

Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Exploração, Refino e Distribuição
Petrobras (PETR4) 

Saúde / Serviços Médicos
Fleury (FLRY3) 

Consumo Cíclico / Acessórios
Vivara (VIVA3)

 ___________________________________

 

Como podem ver, são 15 ativos, que foi o número de ações que julguei ideal para diversificar em bastantes setores e que eu tenho boas condições para seguir acompanhando ao longo do tempo. Minha idéia foi escolher a melhor de cada setor (se consegui fazer isso é outra história).  

Mas pra além de pedir opinião sobre a carteira (que resumindo, é saber se vocês acharam boa ou não pro meu objetivo), é tirar uma dúvida também sobre alguns  ativos extras:

Bradesco (BBDC4): Antes de começar o curso, investi bem no Bradesco. Atualmente está no Vermelho em valorização, mas tenho (junto ao mercado em geral) uma forte crença de que vai se recuperar bastante, está muito descontado atualmente.

Raízen (RAIZ4): Mesmo caso (investi antes de começar o curso). Nesse caso o saldo até está positivo, valorizou um tiquinho. Ele não passa por todos meus critérios de investimento, mas também enxergo um potencial ENORME pra esse ativo por tudo que estudei dele nos RIs da empresa e etc. Etanol Segunda Geração...

Eletrobras (ELET6) - Mesmo caso do Bradesco. Bem parecido mesmo...atualmente tá um tiquinho positivo de valorização. Não é a melhor pro setor, como defini sendo a ENGIE, mas vejo potencial de ótimos resultados a longo prazo mesmo assim. 

Cemig (CMIG4): Mesmo caso (investi antes de começar o curso).  Comprei muito bem, ela deu uma grande valorizada. Potencial eu também vejo, mas também tem a insegurança pelo risco de federalização da empresa.

Caixa Seguridade (CXSE3): Mesmo caso (investi antes de coemçar o curso). Comprei uma quantia razoável e atualmente está no vermelho, mas ótima empresa pro longo prazo eu imagino, apesar de ter julgado a Porto Seguro como a melhor.

Aí entra minha dúvida: Considerariam um grande erro se eu simplesmente deixasse elas na carteira e simplesmente parasse de aportar? Diferente da maioria que tem ímpeto por vender...eu costumo ter muita resistência, ainda mais vendo que tende a ser um bom negócio também.

PS: Desde já eu agradeço muito pela atenção e possível ajuda de vocês. Assim como falei no título, sei que boa parte da questão aqui sou eu buscando viés de confirmação...fico bem inseguro na hora de tomar decisões financeiras assim.
 

Ruim não tá, mas é difícil eu escolher uma pessoa pra vc casar e passar 20 anos com ela, eu tenho 25 ativos em carteira e dos seus escolhidos quase todos estão na minha carteira tb, mas qdo vc concluir o modulo 8 terá capacidade de tomar decisões mais assertivas. Uma coisa eu te "agaranto", só confie em vc para montar sua carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Luis Gustavo Segura disse:

Cara, eu não sentei ou analisei todas essas empresas, mas na área da saúde uma das coisas que me preocupa na sua selecionada, FLRY, é que o endividamento para meus critérios está muito grande, sendo que tenho algumas perguntas que são excludentes, sendo uma delas:

" DL maior que 05 vezes o lucro líquido no ano fiscal completo" -> e dessa forma, FLRY apresenta uma razão DL/Lucro quase de 08.

Pensando em Fleury, por conta de outros critérios eu mantive sobre análise, por ser uma empresa que pode ser considerada recente (IPO em 2009)

Bom dia @Luis Gustavo Segura. Quando falamos de pagamento de divida, na minha opinião é melhor considerar o EBITDA do que o lucro liquido, ja que o resultado do lucro liquido ja é descontado o resultado financeiro da empresa, ou seja, voce esta calculando 2x a divida quando voce avalia divida liquida / lucro liquido.

No fim de 2023 o Fleury apresentava divida liquida / ebitda de 2,08 o que é um numero saudavel para a empresa

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Luis Gustavo Segura. Quando falamos de pagamento de divida, na minha opinião é melhor considerar o EBITDA do que o lucro liquido, ja que o resultado do lucro liquido ja é descontado o resultado financeiro da empresa, ou seja, voce esta calculando 2x a divida quando voce avalia divida liquida / lucro liquido.

No fim de 2023 o Fleury apresentava divida liquida / ebitda de 2,08 o que é um numero saudavel para a empresa

Bom dia, @Adriano Umemura, tudo bem?
Pensando dessa maneira, o que impacta, em perspecitva de Dívida, a diferneça entre EBITDA e LL é o pagamento dos juros relacionados a essas dívidas.

Caso a empresa, num cenário hipotético, tenha o desejo de reduzir o seu endividamento, seria uma maior fatia consumida da receita em resultado financeiro, correto?
Eu tinha entendido nesse ponto que considerar o Lucro Líquido ao avaliar a DL/LL da empresa seria a demonstração da sua capacidade de reduzir o seu endividamento, caso necessário, talvez uma interpretação errônea.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estou grato pela ajuda de todos aqui!

@Luis Gustavo Segura São muitas formas de avaliar a dívida da empresa...e eu realmente estou engatinhando nisso. Minha referência principal está sendo a Dívida Líquida / PL (Descrição: Avalia a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras.  Quanto menor, menos endividada está.  E valores abaixo de 1 indicam que a empresa possui mais patrimônio líquido do que dívida líquida. Cálculo é Dívida Líquida / Patrimônio)

Como foi esse o indicador recomendado na hora de comparar as ações, estou me pautando mais por ele.

E detalhes: O da Fleury está abaixo de 1.  Detalhe: Tem empresas no setor com um valor ainda menor nesse indicador, mas a Fleury acaba se destacando por outros indicadores muito importantes, como ROIC e Crescimento de Lucro nos últimos 5 anos.

@Adriano Umemura Obrigado pelo apoio! Terminei o módulo 8 e as dúvidas sobre as "ações extras" foram resolvidas mesmo com sucesso! =]  Só sobrou um dilema aqui sobre realocação, mas ainda vou ter de quebrar a cabeça sobre isso....rs

@Edson Arcanjo Pereira Perfeito amigo, concordo contigo. É uma decisão muito importante...temos que abraçar mesmo a responsabilidade e o esforço de escolher. Mas é complicado, ainda mais pra quem é naturalmente inseguro. Só de você dizer que a sua carteira tem a maior parte das minhas, mesmo sem nem te conhecer, já me sinto mais seguro kkk


 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Chegou o dia do APORTE e olha a saia justa....

VIVT3, empresa que gostei muito dos fundamentos e perspectivas...está na minha lista, e é considerada viável pra estudo no analítica da AUVP inclusive...

Mas ficou com nota negativa no meu diagrama... 😅

Alguém tem alguma sugestão?

Isso significa que pra minha estratégia ela não é boa mesmo e devo deixar pra lá....ou meu diagrama está muito exagerado na avaliação possivelmente?  Agora fiquei indeciso em como prosseguir..rs

Já adiantando, essas são minhas perguntas:

 

1 = A Empresa é de um Setor Perene?

2 = Tem nível de Governança "Novo Mercado" ou Tag Along 100%?

3 = Possui margem líquida de 8%+(indústria) ou 20%+(serviços)?

4 = Possui margem EBIT entre 10e15%(Indústria), 15e20%(Serviços), 20%+ (Tecnologia)

5 = Possui ROE acima de 15%? (Se for tecnologia, 20%)

6 = Possui ROIC acima de 10%?

7 = Crescimento de lucro (CAGR) nos últimos 5 anos? (No caso de tecnologia, checar se houve crescimento na Receita)

8 = Dívida Líquida / EBITDA até 2?

9 = Empresa possui mais de 30 anos no mercado.

10 = Valor patrimonial. A empresa possui P/VP igual ou inferior a 1?

11 = Valuation. A relação Preço/Lucro é inferior à média do setor?

12 = Dividendos. A empresa paga DY superior a 5%?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Chegou o dia do APORTE e olha a saia justa....

VIVT3, empresa que gostei muito dos fundamentos e perspectivas...está na minha lista, e é considerada viável pra estudo no analítica da AUVP inclusive...

Mas ficou com nota negativa no meu diagrama... 😅

Alguém tem alguma sugestão?

Isso significa que pra minha estratégia ela não é boa mesmo e devo deixar pra lá....ou meu diagrama está muito exagerado na avaliação possivelmente?  Agora fiquei indeciso em como prosseguir..rs

Já adiantando, essas são minhas perguntas:

 

1 = A Empresa é de um Setor Perene?

2 = Tem nível de Governança "Novo Mercado" ou Tag Along 100%?

3 = Possui margem líquida de 8%+(indústria) ou 20%+(serviços)?

4 = Possui margem EBIT entre 10e15%(Indústria), 15e20%(Serviços), 20%+ (Tecnologia)

5 = Possui ROE acima de 15%? (Se for tecnologia, 20%)

6 = Possui ROIC acima de 10%?

7 = Crescimento de lucro (CAGR) nos últimos 5 anos? (No caso de tecnologia, checar se houve crescimento na Receita)

8 = Dívida Líquida / EBITDA até 2?

9 = Empresa possui mais de 30 anos no mercado.

10 = Valor patrimonial. A empresa possui P/VP igual ou inferior a 1?

11 = Valuation. A relação Preço/Lucro é inferior à média do setor?

12 = Dividendos. A empresa paga DY superior a 5%?

 

Olá tudo bem?

Vamos lá, o diagrama ele serve apenas para balancear a sua carteira, a analise do ativo em si já foi feita anteriormente. Vi que as perguntas criadas por você foram todas baseadas nas perguntas que fazemos quando analisamos esses ativos. Resumo, se você jogou no diagrama seguindo essas perguntas e ela ficou negativo, sugiro que reavalie a empresa. 

Agora caso você ja tenha feito aportes nessa empresa anteriormente, veja se ela esteja não negativa apenas por uma questão do balanceamento, se eu tiver errada algum dos brabos me corrijam... 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Olá tudo bem?

Vamos lá, o diagrama ele serve apenas para balancear a sua carteira, a analise do ativo em si já foi feita anteriormente. Vi que as perguntas criadas por você foram todas baseadas nas perguntas que fazemos quando analisamos esses ativos. Resumo, se você jogou no diagrama seguindo essas perguntas e ela ficou negativo, sugiro que reavalie a empresa. 

Agora caso você ja tenha feito aportes nessa empresa anteriormente, veja se ela esteja não negativa apenas por uma questão do balanceamento, se eu tiver errada algum dos brabos me corrijam... 

Bom dia Deborah.! Pois é.... A primeira coisa que me veio a cabeça quando ficou negativa foi isso. "Como veio parar na minha lista então?"

Assim, eu já havia investido nela antes do curso, mas não foi por isso. (se não ela já estaria naquela listinha de empresas que vou manter mas sem aportar mais)

Mas no caso da Telefônica, acho que me perdi na hora de avaliar os RIs....acabei dando um peso muito grande em projeções teóricas sobre a empresa. A forma como ela domina o mercado atualmente em SP, mas principalmente, a compra recente da OI que na minha cabeça poderia "explicar" os indicadores estarem tão ruins no curto prazo...

Mas vou deixar congelada então. E, se caso os fundamentos mudarem, volto a investir assim como o resto!

PS: Acha que as questões do Diagrama estão razoáveis? Raul ensina a cada um montar com seu próprio perfil...mas talvez a minha esteja conservadora demais...rs

E obrigado pelo comentário

 

Editado por Nelson Pimentel Carriati
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Talvez você tenha dado muito peso por sabermos de cara que é um setor perene, só lembre se que é um setor extremamente regulado pelos governos o que deixa as empresas bem vulneráveis, entao cuidado nessa porcentagem alta nelas, pois podem ser empresas que requerem mais atenção na carteira.

Analisa a vivara novamente, veja se não deixou passar nada ou se colocou algo errado no diagrama para ela, deixou alguma opção sem pontuar por falta de atenção, isso também pode acontecer.

Sobre as perguntas, vou dar minha opinião porque é algo extremamente pessoal e que varia de acordo com o perfil de cada um, então nao leve a ferro e fogo. Use apenas como um outro ponto de vista, ok? vou copia - las aqui embaixo e comentar o que acho.

 

1 = A Empresa é de um Setor Perene?

acho importante, mas lembre se que setores perenes também precisam ser analisados bem, pois temos muitos setores regulados ao extremo pelo governo ou com o controle do governo. 

2 = Tem nível de Governança "Novo Mercado" ou Tag Along 100%?

Acredito que até nivel 2 é mega aceitável, so nao invisto em empresas que sejam tradicionais ou nível 1... Tag along 100% é o cenário ideal, mas se for uma empresa com todos os outros fundamentos muito fortes, eu arrisco em um tag along de no mínimo 80% abaixo disso pra mim está fora.

3 = Possui margem líquida de 8%+(indústria) ou 20%+(serviços)?

A margem liquida pra mim até 3% em industria e serviços são aceitáveis quando todos os outros fundamentos são sólidos, porém na hora de selecionar a melhor do setor eu busco a que possua a maior margem liquida possível.

Desconsidere isso para empresas de tecnologia, pois não invisto nelas.

4 = Possui margem EBIT entre 10e15%(Indústria), 15e20%(Serviços), 20%+ (Tecnologia)

Eu nao olho a margem EBIT, se quiser podemos falar sobre isso depois e os motivos.

5 = Possui ROE acima de 15%? (Se for tecnologia, 20%)

ROE e ROIC acima de 10%, menos que isso elimino.

6 = Possui ROIC acima de 10%?

Sim, sempre acima de 10% nunca abaixo.

7 = Crescimento de lucro (CAGR) nos últimos 5 anos? (No caso de tecnologia, checar se houve crescimento na Receita)

CAGR acima de 5% nos últimos 10 anos, mas esse critério não uso como eliminatório e sim como classificatório. Depois que ja analisei e to em duvida entre duas a que tiver uma CAGR maior eu vou nela.

Num primeiro momento da analise, eu prefiro ver o lucro liquido ao longo dos últimos 10 anos e na parte da escolha final olho pro CAGR.

8 = Dívida Líquida / EBITDA até 2?

Esse criterio eu elimino todos abaixo de 3%, pois esse critério na minha analise elimina a empresa ja de cara. 

9 = Empresa possui mais de 30 anos no mercado.
Quanto mais tempo no mercado melhor, mas nao vejo necessidade de afunilar tanto. Podemos trabalhar com empresas que tenham mais de 10 anos de IPO, pois com isso ja conseguimos uma analise bem consistente. Agora, caso voce tenha uma empresa forte em todos os fundamentos e com um IPO de até no mínimo 7 anos, ao meu ver está bem ok. Se sentir inseguro de uma nota mais baixa para que ela tenha menos peso em sua carteira.

10 = Valor patrimonial. A empresa possui P/VP igual ou inferior a 1?

Não analiso P/VP... Não é uma informação relevante para se tornar sócio de uma boa empresa. Precisamos saber a saude financeira da mesma e nao valores da ação em si.

11 = Valuation. A relação Preço/Lucro é inferior à média do setor?

Mesma questão anterior, preço/ lucro pra mim, na minha analise não é importante e realmente não olho pra esses números. Como disse pra mim o que importa é a saúde financeira  da empresa. Eu sou do time preço nao importa ahahahah

12 = Dividendos. A empresa paga DY superior a 5%?

Analisar dividendos é complicado, pois muitas empresas tem esse indicador totalmente distorcido e nada relevante para quem procura boas empresas. Você pode ter uma empresa que distribui dividendos altíssimos e foi somente por um período, por ter tido lucro com uma venda de ativo ou algum ganho extra que nao é tão boa assim, como você pode ter empresas que não distribuíram nenhum centavo apenas porque optaram por reinvestir nela mesmo e nem por isso ela deixara de ser uma empresa boa. Entende? Cuidado ao usar dividendo como critério de seleção, porque alem de serem distorcidos, pode acabar te levando a fazer péssimas escolhas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Talvez você tenha dado muito peso por sabermos de cara que é um setor perene, só lembre se que é um setor extremamente regulado pelos governos o que deixa as empresas bem vulneráveis, entao cuidado nessa porcentagem alta nelas, pois podem ser empresas que requerem mais atenção na carteira.

Analisa a vivara novamente, veja se não deixou passar nada ou se colocou algo errado no diagrama para ela, deixou alguma opção sem pontuar por falta de atenção, isso também pode acontecer.

Sobre as perguntas, vou dar minha opinião porque é algo extremamente pessoal e que varia de acordo com o perfil de cada um, então nao leve a ferro e fogo. Use apenas como um outro ponto de vista, ok? vou copia - las aqui embaixo e comentar o que acho.

 

1 = A Empresa é de um Setor Perene?

acho importante, mas lembre se que setores perenes também precisam ser analisados bem, pois temos muitos setores regulados ao extremo pelo governo ou com o controle do governo. 

2 = Tem nível de Governança "Novo Mercado" ou Tag Along 100%?

Acredito que até nivel 2 é mega aceitável, so nao invisto em empresas que sejam tradicionais ou nível 1... Tag along 100% é o cenário ideal, mas se for uma empresa com todos os outros fundamentos muito fortes, eu arrisco em um tag along de no mínimo 80% abaixo disso pra mim está fora.

3 = Possui margem líquida de 8%+(indústria) ou 20%+(serviços)?

A margem liquida pra mim até 3% em industria e serviços são aceitáveis quando todos os outros fundamentos são sólidos, porém na hora de selecionar a melhor do setor eu busco a que possua a maior margem liquida possível.

Desconsidere isso para empresas de tecnologia, pois não invisto nelas.

4 = Possui margem EBIT entre 10e15%(Indústria), 15e20%(Serviços), 20%+ (Tecnologia)

Eu nao olho a margem EBIT, se quiser podemos falar sobre isso depois e os motivos.

5 = Possui ROE acima de 15%? (Se for tecnologia, 20%)

ROE e ROIC acima de 10%, menos que isso elimino.

6 = Possui ROIC acima de 10%?

Sim, sempre acima de 10% nunca abaixo.

7 = Crescimento de lucro (CAGR) nos últimos 5 anos? (No caso de tecnologia, checar se houve crescimento na Receita)

CAGR acima de 5% nos últimos 10 anos, mas esse critério não uso como eliminatório e sim como classificatório. Depois que ja analisei e to em duvida entre duas a que tiver uma CAGR maior eu vou nela.

Num primeiro momento da analise, eu prefiro ver o lucro liquido ao longo dos últimos 10 anos e na parte da escolha final olho pro CAGR.

8 = Dívida Líquida / EBITDA até 2?

Esse criterio eu elimino todos abaixo de 3%, pois esse critério na minha analise elimina a empresa ja de cara. 

9 = Empresa possui mais de 30 anos no mercado.
Quanto mais tempo no mercado melhor, mas nao vejo necessidade de afunilar tanto. Podemos trabalhar com empresas que tenham mais de 10 anos de IPO, pois com isso ja conseguimos uma analise bem consistente. Agora, caso voce tenha uma empresa forte em todos os fundamentos e com um IPO de até no mínimo 7 anos, ao meu ver está bem ok. Se sentir inseguro de uma nota mais baixa para que ela tenha menos peso em sua carteira.

10 = Valor patrimonial. A empresa possui P/VP igual ou inferior a 1?

Não analiso P/VP... Não é uma informação relevante para se tornar sócio de uma boa empresa. Precisamos saber a saude financeira da mesma e nao valores da ação em si.

11 = Valuation. A relação Preço/Lucro é inferior à média do setor?

Mesma questão anterior, preço/ lucro pra mim, na minha analise não é importante e realmente não olho pra esses números. Como disse pra mim o que importa é a saúde financeira  da empresa. Eu sou do time preço nao importa ahahahah

12 = Dividendos. A empresa paga DY superior a 5%?

Analisar dividendos é complicado, pois muitas empresas tem esse indicador totalmente distorcido e nada relevante para quem procura boas empresas. Você pode ter uma empresa que distribui dividendos altíssimos e foi somente por um período, por ter tido lucro com uma venda de ativo ou algum ganho extra que nao é tão boa assim, como você pode ter empresas que não distribuíram nenhum centavo apenas porque optaram por reinvestir nela mesmo e nem por isso ela deixara de ser uma empresa boa. Entende? Cuidado ao usar dividendo como critério de seleção, porque alem de serem distorcidos, pode acabar te levando a fazer péssimas escolhas.

Perfeito. Mas apenas lembrando que cada pergunta está aí apenas pra gerar uma pontuação, melhor ou menor.

Essas são minhas perguntas do Diagrama do Cerrado, não o que eu uso pra colocar ou não a empresa na carteira. Talvez eu não tenha deixado isso claro antes.

Todos aí entram pra ser classificatório e não eliminatório, assim como você falou. hehe (na fase de adição ou eliminação, também analisei várias dessas coisas, mas aí com outro viés, como você disse, de sócio)

Assim como você falou, dependendo do caso também aceito TAG de 80%, Setor não perene e etc etc etc.

Sobre a Margem EBIT, tenho interesse sim em saber por que acha um indicador "menos útil".

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Super entendi que são para as notas, mas como disse essa parte é bem pessoal, tentei dar minha opinião sobre as perguntas classificatórias mesmo, porém linkando elas com a analise feita anteriormente, pois uma coisa acaba sendo a outra e fica impossível falar uma sem citar a outra. ahahahah

Eu faço a divisão de porcentagem de uma outra forma, pois na analise eu já sou muito rigorosa. A Klabin por exemplo, nao entraria na minha carteira, Ambev também não, Sabesp, enfim .... poderia dar dezenas de exemplos.

Opto por fazer as porcentagens por setor e subsetor, exemplo:
Defino o quanto quero para o setor financeiro, digamos que tenha sido 20%. Eu pego esses 20% e divido pelos sub setores  seguro, banco, intermediário financeiro, enfim... e caso eu tenha dois bancos, a porcentagem que coloquei para banco eu divido por dois.

E os aportes mensais eu faço no ativo que está mais longe da porcentagem estabelecida por mim nessa divisão. Deu pra entender ou ficou confuso?

Concluindo acho que talvez as perguntas possam ser diferentes e não sigam os indicares fundamentalistas, pois no diagrama elas acabam nos confundindo... Mas esse é meu jeito de ver né... Pode ser que não faca sentido pra outras pessoas 

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...