Jump to content

Focus - Relatório de Mercado (08/07/2024)


Recommended Posts

Boa noite. 

Estou vendo pela primeira vez este gráfico e fiquei com um dúvida: no caso do IPCA, o valor dele na coluna "hoje" em 2025 é inferior ao valor dele na coluna "hoje" no ano atual, todavia na coluna de "comportamento semanal" está com símbolo que indica aumento. Já no PIB o valor em 2025 também é menor que o atual, e neste caso o símbolo indica diminuição, e por fim na SELIC o valor de 2025 também está menor que de 2024 e o símbolo indica estabilidade... Não entendi a relação do símbolo com os valores das expectativas, se conseguir me elucidar, agradeço! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse:

Boa noite. 

Estou vendo pela primeira vez este gráfico e fiquei com um dúvida: no caso do IPCA, o valor dele na coluna "hoje" em 2025 é inferior ao valor dele na coluna "hoje" no ano atual, todavia na coluna de "comportamento semanal" está com símbolo que indica aumento. Já no PIB o valor em 2025 também é menor que o atual, e neste caso o símbolo indica diminuição, e por fim na SELIC o valor de 2025 também está menor que de 2024 e o símbolo indica estabilidade... Não entendi a relação do símbolo com os valores das expectativas, se conseguir me elucidar, agradeço! 

Boa noite, Pedro!

Estes símbolos indicam a variação em comparação a expectativa anterior.

Por exemplo:

O IPCA tinha previsão de 4% há uma semana. Hoje ele está em 4,02 ou seja, houve um aumento e por isso a setinha azul indicando essa alteração dentro de 2024 ainda. Não tem uma relação direta com os anos seguintes nas previsões.

O PIB para 2025 está indicando que houve a queda do percentual em comparação com o que está sendo previsto na última semana. Ou seja, na última semana a expectativa para o PIB em 2025 era de 1,98 e agora a nova expectativa é de 1,97.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Edison Paulini para ver se entendi: logo a expectativa para IPCA do próximo ano aumentou, porém em relação ao índice atual, a expectativa é que em 2025 seja menor que em 2024. 

Já o PIB aumentou 0.01 no último mês, mas a expectativa dele para 2025 diminuiu 0.03 neste mesmo período. 

Enquanto a SELIC está estável desde a última semana, assim como a sua previsão para 2025, que no caso seria de um índice 1% menor que o atual. 

Está correta minha análise?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse:

@Edison Paulini para ver se entendi: logo a expectativa para IPCA do próximo ano aumentou, porém em relação ao índice atual, a expectativa é que em 2025 seja menor que em 2024. 

Correto!

A expectativa de fechamento hoje para o IPCA em 2024 é de 4,02. Para o fechamento de 2025 é de 3,98 o que é menor se comprarmos no ano.

22 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse:

Já o PIB aumentou 0.01 no último mês, mas a expectativa dele para 2025 diminuiu 0.03 neste mesmo período. 

Correto em afirmar que o PIB aumentou para este ano. O que era previsto um fechamento de 2,09 agora está em 2,10.

Para 2025 agora a expectativa é que o PIB seja de 1,97. Falando apenas do ano de 2025 você perceberá que um mês atrás a expectativa ainda era que o PIB fosse menor que 2024 porém se falava em fechar o PIB de 2025 em 2,00 há uma mês e a há uma semana em 1,98. 

26 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse:

Enquanto a SELIC está estável desde a última semana, assim como a sua previsão para 2025, que no caso seria de um índice 1% menor que o atual. 

Corretíssimo!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...