Jump to content
  • 0

Real necessidade do mercado fracionário x lote (bobagens Brasileiras?)


Vitor Menezes

Pergunta

Boa tarde pessoal,
Nunca entendi pq temos as negociações por lote padrão na bolsa. A não ser que eu esteja deixando passar alguma coisa, acho uma baita besteira e uma complexidade adicional desnecessária, e com isso temos o dobro de tickers e de cotações no nosso mercado. Não sei se o Brasil é o único país a ter isso, mas me parece a típica "bullshitagem" Brasileira.
Qual a real utilidade de diferenciar lote padrão da menor unidade de uma ação?
Valeu!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Luis Carlos Steffens eu realmente não consigo ver vantagem significativa além de economizar digitar alguns zeros a mais no momento da compra já que no fim do dia se vc quiser comprar 1 lote basta digitar 100 ações, se quiser 2 lotes seria o mesmo que digitar 200 ações. Não vejo ganhos reais e significativos além de algumas frações de segundos de diferença entre digitar alguns zeros a mais no momento da compra, pelo contrario eu vejo mais um tempo perdido no caso de vc precisar comprar 1 lote + fração, por exemplo 150 ações. Vc precisaria colocar 2 ordens, e se vc pagar por ordem é até uma perda de dinheiro além do tempo.
Outro ponto é que, no geral, as pessoas comprar um montante de dinheiro em ações, e não X números de ações, então, pra mim, o mais logico seria vc digitar o valor que quer comprar e pronto, não importa se isso vai dar uma fração de 100 ou não.
Como eu disse me parece bullshitagem do mercado Brasileiro, e aparentemente com o intuito de ganhar no maior número de ordens necessárias já que dificilmente as pessoas compram exatamente múltiplos de 100.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Vitor Menezes,
Eu concordo com você no aspecto da inutilidade do mercado em lotes de 100. No mercado americano, por exemplo, você pode comprar uma fração de uma ação. Assim, se deseja investir R$ 1000,00 em uma ação, poderíamos dar a ordem de compra de R$ 1000,00 na ação X com a opção de especificar o preço ou comprar a valor de mercado. Me parece que seria uma operação mais inteligente e que tornaria o mercado mais acessível a todos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Vitor Menezes também nunca entendi ou encontrei uma explicação sobre a existência do mercado fracionário, porém algumas especulações que eu faço é que talvez por conta de como eram as negociações na bolsa a décadas atrás, com os corretores todos aglomerados e se estapeando, gritando suas ordens de compra e venda, ter um mercado fracionário, ou mesmo comprar ações em quantidades sem um padrão seria inviável, então os lotes tinham sua razão de existir. Com o passar do tempo e da tecnologia entrando no mercado de ações, os responsáveis pelas regras não mudaram o formato de lotes, mas “inovaram” criando o mercado fracionário, ou seja, na minha opinião falta um pouco de vontade de alterarem o formato de compra e venda, migrando definitivamente para um mercado onde poderíamos comprar e vender qualquer quantidade de ações, inclusive em fração de ação, como ocorre nos EUA, e tecnologia para isso certamente já temos. Se for um passo muito grande, poderiam primeiro eliminar o fracionário e implementar ordem sem mínimo ou máximo de ações inteiras, e depois de um tempo, implementar a fração de ação.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
William Redig Pois é! não faz sentido.
Flavio Prado Eu acho que o que vc falou faz sentido, isso ser assim pelo caos que eram essas negociações sem as tecnologias de hoje, mas eu acho que já em um passado mais recente existiu tbm lobby das corretoras pra manter isso dessa forma pois elas ganhavam dobrado já que dificilmente as pessoas compram lotes exatos, no geral o investidor aloca uma quantidade de recurso e isso é bem provável que seja equivalente a um numero fracionado (não múltiplo de 100), o que obriga então o investidor a fazer 2 ordens, ou seja, lucro em dobro para as corretoras. Hoje em dia com a tendência cada vez maior de taxa zero eu acho que essa bizarrice Brasileira tende a acabar.
Como sempre digo, o Brasil não é pra principiantes.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Vitor Menezes Bem pensado temos o exemplo dos Fundos imobiliários, que simplesmente vende de 1 em 1 e nao em lotes Eu imagino que, isso se explique na historia Talvez, Antes, quando as acoes eram em papel, nao teria viabilidade fazer a operação para UMA UNICA ACAO, e talvez ai, eles inventaram esse esquema de lotes de acoes Nao pesquisei, apenas imaginei que deve ter alguma relação com o passado E isso ai William Redig
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...