Jump to content
  • 0

Como calcular se vale à pena me livrar de um título "ruim" na Marcação à Mercado?


Gabriel De Freitas Mandruzzato

Pergunta

Pessoal, seguinte... Não me recordo se na aula ou na live, o Raul mencionou que as vezes vale à pena abraçar o prejuízo de um título que perdeu valor na marcação para "liberar" o dinheiro, e eu estou numa situação parecida. No inicio de 2021 com a SELIC no chão, eu comprei alguns IPCA + 35, salvo engano com taxas próximas a 3,5\%. Hoje eu falo de R$9.400,00 investidos, dos quais estou perdendo R$400,00 se fosse resgatar. Minha dúvida: alguém sabe como eu posso ANALISAR se vale à pena eu me conformar com esse prejuízo e alocar o valor em outra coisa? porque partindo dessa análise eu poderia concluir que vale mais aguardar o vencimento, ou mesmo pelo contrário, vender com prejuízo e recuperar em outra coisa. Desde já agradeço se alguém conseguir me ajudar.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Olá Gabriel De Freitas Mandruzzato Pelo que me lembro da aula, renda fixa é para esperar o vencimento, garantindo assim o valor contratado, e em alguns momentos (pelo que entendi, não é sempre) podemos aproveitar a marcação a mercado. Vamos aguardar se alguém que saiba um pouco mais, apresenta uma visão diferente do que eu entendi. Também quero saber. ?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Gabriel De Freitas Mandruzzato eu imagino que a situação para “abraçar o prejuízo” seja para o Tesouro Pré-fixado, pois se o mesmo foi comprado a uma taxa muito baixa em relação ao momento atual e a perspectiva futurada da inflação e da Selic, então neste caso pode-se avaliar em vender com prejuízo para investir em outra opção. No caso do Tesouro IPCA+ a situação é um pouco diferente, uma vez que você está protegido da inflação e tem um ganho real que é a taxa contratada no momento da compra. O título vai variar conforme o mercado, não refletindo o “IPCA+ taxa contratada”, o que permite fazermos a marcação a mercado. Caso não abra uma janela para fazer a marcação a mercado você fica com o título até o vencimento e receberá o IPCA do período mais a taxa contratada. No post https://aulas.unicaverdadepossivel.com.br/mod/hsuforum/discuss.php?d=1646 há uma troca de mensagens falando sobre o Tesouro IPCA+ que talvez traga mais alguns esclarecimentos sobre o assunto. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Ah sim pessoal, estou ciente da vantagem sobre a inflação pela espécie do título pra segurá-lo até o fim. Quanto a "abraçar o prejuízo", creio que seja o caso mesmo Flavio Prado de ter mencionado a respeito do prefixado, sobretudo porque uma taxa ruim pode comprometer bastante com a alta da inflação e da propria selic. Obrigado galere
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Gabriel De Freitas Mandruzzato.Comprei um IPCA + 4,67\% vencendo em 2035. A taxa ao lado do IPCA já aumentou. Além do que você falou, fico me perguntando se continuo fazendo aportes mensais nesse investimento ou se foco em outro e só deixo o valor inicial vencer lá na frente. Afinal, essas taxas mudam a todo momento.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Jessica Souto Ferreira, no seu caso, os próximos aportes em IPCA+ serão com as taxas novas, o título que vc comprou a 4,67\% já não existe mais... Se fizer sentido na sua estratégia, eu não vejo problemas de vc aportar mais... porém, com a expectativa de a inflação e a SELIC continuarem aumentando, aportar hoje seria uma estratégia para o vencimento, não pra eventual marcação à mercado...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...