Jump to content
  • 0

Duration


Matheus Campos

Pergunta

Olá, pessoal!

Estou tentando assimilar o conceito de Duration. A definição que encontrei diz que Duration é o tempo médio ponderado para que um investidor recupere o valor investido em um título. Não entendi bem essa explicação posto que, salvo uma desvalorização do título por marcação a mercado, um CRI/CRA necessariamente deveria estabelecer um rendimento em cima do meu investimento inicial - então eu sempre teria o investimento inicial, certo? Como posso precisar esperar um tempo com o título rodando para que eu recupere o valor inicial?

 

Vou tentar extrapolar o conceito para uma exemplificação. Se eu compro um título de CRI com vencimento em 2 anos e Duration de 1 ano, o que isso significa na prática?

Ou melhor ainda, se eu compro um título de CRI pré-fixado em 10% a.a., por R$1000,00, no fim dos 2 anos eu terei R$1210,00.

Se o Duration for 1 ano, o que isso significa? Se eu tiver um outro título exatamente igual, o Duration pode ser diferente, certo? Por que? E caso sim, como eu avalio qual é o mais rentável/arriscado?


Aproveitando a postagem: enquanto lia a respeito dos CRIs/CRAs para tentar escrever esse post de forma coerente, li em alguns lugares sobre uma relação do Duration com o pagamento de cupons. Isso faz sentido? CRIs e CRAs necessariamente pagam cupons?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Matheus Campos disse:

Olá, pessoal!

Estou tentando assimilar o conceito de Duration. A definição que encontrei diz que Duration é o tempo médio ponderado para que um investidor recupere o valor investido em um título. Não entendi bem essa explicação posto que, salvo uma desvalorização do título por marcação a mercado, um CRI/CRA necessariamente deveria estabelecer um rendimento em cima do meu investimento inicial - então eu sempre teria o investimento inicial, certo? Como posso precisar esperar um tempo com o título rodando para que eu recupere o valor inicial?

 

Vou tentar extrapolar o conceito para uma exemplificação. Se eu compro um título de CRI com vencimento em 2 anos e Duration de 1 ano, o que isso significa na prática?

Ou melhor ainda, se eu compro um título de CRI pré-fixado em 10% a.a., por R$1000,00, no fim dos 2 anos eu terei R$1210,00.

Se o Duration for 1 ano, o que isso significa? Se eu tiver um outro título exatamente igual, o Duration pode ser diferente, certo? Por que? E caso sim, como eu avalio qual é o mais rentável/arriscado?


Aproveitando a postagem: enquanto lia a respeito dos CRIs/CRAs para tentar escrever esse post de forma coerente, li em alguns lugares sobre uma relação do Duration com o pagamento de cupons. Isso faz sentido? CRIs e CRAs necessariamente pagam cupons?

Bom dia @Matheus Campos. O conceito do duration é exatamente este que voce citou. Contudo, temos que diferenciar o seguinte. Um titulo que voce recebera a totalidade do que voce investiu + os juros contratados no final do prazo de vencimento, o duration sera exatamente o prazo de vencimento.

Contudo, titulos de renda fixa que tem pagamentos de cupons periodicos ou amortizações antecipadas (CRIs, CRAS, Debentures,NTN-F, NTN-B)  , voce estara recebendo uma parcela dos juros ou até mesmo da amortização antecipadamente. Nesta caso a duration sera menor do que o prazo de vencimento do titulo.  

Imagine que você tenha me emprestado R$ 10.000,00. Preciso te pagar em dois anos esse valor acrescido de R$ 2.000,00. Nesse caso, “durante” dois anos 100% do seu dinheiro estará em meu poder. Por isso, podemos dizer que a duration desse título é de 2 anos.

Agora imagine que eu tome os mesmos R$ 10.000,00 com a mesma condição de juros, porém com promessa de pagamento de R$ 500,00 por mês durante os 2 anos. Faz sentido para você que eu não terei R$ 12.000,00 durante todo o período e que você também vai receber os recursos antes?

Assim assumimos que, devido a você ir recebendo durante o período, o seu risco é diminuído. Faz sentido?

A duration serve justamente para que possamos calcular o prazo médio de recebimento de um ativo (ou uma carteira) com o objetivo de entender o quanto uma carteira com títulos de Renda Fixa Pré Fixados pode estar exposta ao risco de mercado.

O calculo da Duration ou Duration de Macaulay é um pouco mais complexo de se fazer do que simplesmente somar os cupons e amortizações, ja que temos que calcular a TIR e trazer para o valor presente os cupons, mas a maior parte dos titulos com pagamentos de cupons apresenta a informação da duration

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...