Jump to content

alguém pode me explicar melhor sobre juros negativo?


Recommended Posts

boa tarde amigos e amigas, recentemente me deparei com um assunto chamado de juros negativo e me deixou um pouco confuso, a ideia inicial é de que a inflação divulgada todos os anos é falsa, pois ela não é baseada na base monetária ( quantidade de dinheiro que o gov imprime e coloca na economia ). Segundo essa ideia, a inflação real seria algo perto de 20%AA e todo mundo sabe que isso seria um absurdo. Logo em seguida eu pensei, se for assim pq investir em ações, fii, ou qualquer coisa do tipo sendo que no final todos vão perder para inflação. A resposta dada para esse problema seria o BTC, pois não é uma fracionária. Quem souber do assunto e conseguir me ajudar ficarei agradecido 🫡

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Davi Andrade,

Juros negativos, até onde já estudei isso, são cobrados por por economias mega-hiper estáveis e seguras, onde em vez de pagar juros, o governo cobra uma taxa para manter seu dinheiro seguro.

A preocupação de que tem muita grana é mais em não perder patrimônio do que ganhar.  Um desses países é o Japão, onde o título do governo Japonês (você emprestando seu dinheiro para eles), garante a estabilidade do valor e te cobram uma pequena taxa (acho que era 0,25%aa) para guardar o seu dinheiro numa economia onde o poder de compra não é corroido pela inflação.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Davi Andrade disse:

boa tarde amigos e amigas, recentemente me deparei com um assunto chamado de juros negativo e me deixou um pouco confuso, a ideia inicial é de que a inflação divulgada todos os anos é falsa, pois ela não é baseada na base monetária ( quantidade de dinheiro que o gov imprime e coloca na economia ). Segundo essa ideia, a inflação real seria algo perto de 20%AA e todo mundo sabe que isso seria um absurdo. Logo em seguida eu pensei, se for assim pq investir em ações, fii, ou qualquer coisa do tipo sendo que no final todos vão perder para inflação. A resposta dada para esse problema seria o BTC, pois não é uma fracionária. Quem souber do assunto e conseguir me ajudar ficarei agradecido 🫡

sem querer parecer rude, mas já sendo.

para de olhar noticias suspeitas e termina os módulos primeiro, vai ficar mais fácil filtrar o que e informação relevante e o que seria fofoca especulativa

 

agora, para não fugir de responder:

  • se vai perder da inflação (20%) investindo na bolsa que rendeu 12%, estou perdendo 8%, melhor de quem nao investiu nada
  • BTC é fracionário, e descentralizado, mas nao te protege de forma alguma da inflação, pois é uma moeda, não um tipo de investimento, esta a caminho (longo) de ser uma reserva de valor

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

sem querer parecer rude, mas já sendo.

para de olhar noticias suspeitas e termina os módulos primeiro, vai ficar mais fácil filtrar o que e informação relevante e o que seria fofoca especulativa

 

agora, para não fugir de responder:

  • se vai perder da inflação (20%) investindo na bolsa que rendeu 12%, estou perdendo 8%, melhor de quem nao investiu nada
  • BTC é fracionário, e descentralizado, mas nao te protege de forma alguma da inflação, pois é uma moeda, não um tipo de investimento, esta a caminho (longo) de ser uma reserva de valor

 

Já terminei os módulos a um bom tempo, e a minha dúvida não se trata de noticias suspeitas e sim de um tópico citado por algumas pessoas com bastante estudo referente a juros negativo. O argumento é usado de acordo com o aumento da base monetária do país, por exemplo: se for injetado 20% a mais de dinheiro na economia e o país não crescer 20%, estamos tento uma inflação do valor injetado menos o valor de crescimento do país. Não estou dizendo que acredito nisso, só queria entender um pouco melhor. E o seu argumento usado de que (melhor de quem não investiu nada), é um pouco desanimador não acha?. Por que a ideia de investir é: ganhar dinheiro, preservar o patriomonio e acima de tudo a tão desejada liberdade financeira que dizem por aí.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Davi Andrade,

Juros negativos, até onde já estudei isso, são cobrados por por economias mega-hiper estáveis e seguras, onde em vez de pagar juros, o governo cobra uma taxa para manter seu dinheiro seguro.

A preocupação de que tem muita grana é mais em não perder patrimônio do que ganhar.  Um desses países é o Japão, onde o título do governo Japonês (você emprestando seu dinheiro para eles), garante a estabilidade do valor e te cobram uma pequena taxa (acho que era 0,25%aa) para guardar o seu dinheiro numa economia onde o poder de compra não é corroido pela inflação.

Espero ter ajudado!

oi @William Redig obrigado pela resposta, mas o meu questionamento sobre juros negativo é referente a base monetária.

É um assunto um tanto confuso, mas estou tentando entende-lo. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Davi Andrade creio que a sua dúvida está mais no sentido que se descontarmos a inflação real dos juros que ganhamos estamos com rentabilidade real negativa, seria isto? A explicação do @William Redig está mais relacionada a países que trabalham com juros negativos (explicação dele está perfeita) e não em juros reais negativos.

Entendo a sua colocação, acontece que seria praticamente impossível ter uma medição de inflação que servisse para a realidade de toda a população brasileira. Claro que não temos mais 200milhões de inflações diferentes para os mais de 200milhões de habitantes do nosso Brasil. Certamente existentes alguns milhares de grupos que têm as suas despesas relativamente similares, mas menos assim, como fazer estas medições. A forma como a inflação é medida tem método e critério, e são bastante bons para a finalidade que tem.

A sua afirmação que investir em ações, FIIs ou qualquer coisa do tipo e que vamos perder no final não me parece realista. Vemos ao longo das décadas várias pessoas investindo e tendo resultados positivos. E a cada dia temos mais investidores que certamente alcançarão o mesmo sucesso, cada um em um grau, claro. 

E com relação ao BTC, ele ainda é mais especulação do que investimento. Os defensores dele certamente acreditam que ele será sucesso no futuro, que não tem volta, porém ele ainda é "novo", oscila muito forte e curtos espaços de tempo. Precisa de mais adoção, precisa de mais tempo.

Claro que é a minha opinião e as divergências de opinião é que ajudam a crescermos e desenvolvermos nossos pensamentos e crenças.

@Flavio PradoA ideia do juros negativo é sustentada pelo argumento de que com o aumento da base monetária do país, por exemplo: se for injetado 20% a mais de dinheiro na economia e o país não crescer 20%, estamos tento uma inflação do valor injetado menos o valor de crescimento do país. Não estou dizendo que acredito nisso, só queria entender um pouco melhor. LEMBRANDO DE QUE EU NÃO ESTOU CONCORDANDO COM ISSO, É SÓ UMA DÚVIDA

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Davi Andrade disse:

Já terminei os módulos a um bom tempo, e a minha dúvida não se trata de noticias suspeitas e sim de um tópico citado por algumas pessoas com bastante estudo referente a juros negativo. O argumento é usado de acordo com o aumento da base monetária do país, por exemplo: se for injetado 20% a mais de dinheiro na economia e o país não crescer 20%, estamos tento uma inflação do valor injetado menos o valor de crescimento do país. Não estou dizendo que acredito nisso, só queria entender um pouco melhor. E o seu argumento usado de que (melhor de quem não investiu nada), é um pouco desanimador não acha?. Por que a ideia de investir é: ganhar dinheiro, preservar o patriomonio e acima de tudo a tão desejada liberdade financeira que dizem por aí.

a ideia de investir, é aumentar o patrimônio, manter o patrimônio e finalmente viver de renda

na liberdade financeira, se meus investimentos estiverem rendendo dinheiro suficiente para pagar meus gastos, não vou querer saber mais de inflação, CDI, rebate, marcação, juros negativos ou o escambau

se tiver muito dinheiro, fazer reserva de valor para não correr o risco de perder ao longo do tempo

segue o plano que vai dar certo

image.gif.dae22813b00be9c69f3157cfaf4841c8.gifcalma-vai-dar-tudo-certo-calma.gif.e7f8213b205ca7a3fab24769fba47870.gif

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Davi Andrade disse:

@Flavio PradoA ideia do juros negativo é sustentada pelo argumento de que com o aumento da base monetária do país, por exemplo: se for injetado 20% a mais de dinheiro na economia e o país não crescer 20%, estamos tento uma inflação do valor injetado menos o valor de crescimento do país. Não estou dizendo que acredito nisso, só queria entender um pouco melhor. LEMBRANDO DE QUE EU NÃO ESTOU CONCORDANDO COM ISSO, É SÓ UMA DÚVIDA

@Davi Andrade este é o ponto, o aumento da base monetária não significa obrigatoriamente aumento da inflação. Claro que se for algo desproporcional e rápido terá consequências na economia.

Não conheço o estudo e pelo que entendi do seu post é que os juros negativos seriam a inflação real, que seria a diferença do crescimento da base monetária e o crescimento da economia.

Pensando nestes percentuais, um crescimento de 20% no PIB são alguns anos e o aumento da base seria no mesmo período?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Davi Andrade este é o ponto, o aumento da base monetária não significa obrigatoriamente aumento da inflação. Claro que se for algo desproporcional e rápido terá consequências na economia.

Não conheço o estudo e pelo que entendi do seu post é que os juros negativos seriam a inflação real, que seria a diferença do crescimento da base monetária e o crescimento da economia.

Pensando nestes percentuais, um crescimento de 20% no PIB são alguns anos e o aumento da base seria no mesmo período?

20% seria a inflação real baseada na base monetaria, e o PIB continua igual é 3% de crescimento por ai

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
On 16/07/2024 at 18:15, Flavio Prado disse:

@Davi Andrade este é o ponto, o aumento da base monetária não significa obrigatoriamente aumento da inflação. Claro que se for algo desproporcional e rápido terá consequências na economia.

Não conheço o estudo e pelo que entendi do seu post é que os juros negativos seriam a inflação real, que seria a diferença do crescimento da base monetária e o crescimento da economia.

Pensando nestes percentuais, um crescimento de 20% no PIB são alguns anos e o aumento da base seria no mesmo período?

@Flavio Prado a ideia dessa teoria seria que: mesmo investindo, não conseguimos aumentar o nosso percentual sobre o valor total de papel moeda porque a base monetária sempre aumenta mais, sendo assim, sempre estaríamos sendo diluídos, e o bitcoin seria uma reserva de valor.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Felipe Leonel Machado disse:

@Flavio Prado a ideia dessa teoria seria que: mesmo investindo, não conseguimos aumentar o nosso percentual sobre o valor total de papel moeda porque a base monetária sempre aumenta mais, sendo assim, sempre estaríamos sendo diluídos, e o bitcoin seria uma reserva de valor.

@Felipe Leonel Machado na minha opinião acho que esta análise de calcular qual a proporção que eu tenho de patrimônio em relação a "empresa Brasil" meio sem sentido rsrsrs. Um país tem o poder de criar dinheiro do nada, diferente de uma empresa onde somos sócios. Na empresa eu tenho a opção de comprar mais ações para não ser diluído, já na "empresa Brasil" não tenho esta possibilidade. 

Com relação ao Bitcoin, ainda não dá para afirmar que seja uma reserva de valor, pois falta o requisito "tempo" para ele se provar com uma. O interessante dele é que é limitada a sua criação/quantidade. Pelos cálculos o último Bitcoin será gerado no ano de 2140 e terão sido gerados pouco mais de 21 milhões de Bitcoins. Como eles são negociados em frações, isto possibilita o seu uso em grande escala.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...