Jump to content
  • 0

MARGEM LIQUIDA X MARGEM EBIT


Bruno De Souza Rubert

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Bruno De Souza Rubert disse:

Boa tarde, pessoal!

Poderiam me ajudar com uma dúvida, por favor? Tenho uma ação na minha carteira cuja margem líquida é de 16,14% e a margem EBIT é de 5,79%. Nesse contexto, isso é considerado bom? De acordo com as aulas, a margem para indústria é de 8% para ambas.

Boa tarde, Bruno!

Vamos aos conceitos primeiramente.

Margem líquida é o indicador que mede o Lucro Líquido / receita líquida. Ela vai indicar quanto da receita da empresa é lucro de fato.

Já a margem EBIT irá medir a eficiência uma vez que ela se dará por valores antes de juros e impostos pela fórmula EBIT / receita líquida.

No exemplo que você citou acredito que vale a pena verificar inclusive os mesmos percentuais dos concorrentes no setor e saber se ela está dentro da média de mercado. Na minha opinião vale este comparativo para não olhar unicamente estes números de forma isolada.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Bruno De Souza Rubert disse:

Boa tarde, pessoal!

Poderiam me ajudar com uma dúvida, por favor? Tenho uma ação na minha carteira cuja margem líquida é de 16,14% e a margem EBIT é de 5,79%. Nesse contexto, isso é considerado bom? De acordo com as aulas, a margem para indústria é de 8% para ambas.

Boa noite @Bruno De Souza Rubert. Neste seu exemplo em questão teria que avaliar o motivo da margem liquida ser maior do que a margem operacional, e não somente tentar avaliar o valor absoluto. Pode ser que a empresa esteja ganhando muito com o resultado financeiro, o que pode não ser um bom sinal dependendo do setor. Ou neste exercicio a empresa teve algum beneficio fiscal o que aumentou o lucro liquido.

Tente então comparar a evolução das margens durante os anos para avaliar se seria um resultado recorrente ou pontual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...