Jump to content
  • 0

Taxa cobrada por gestor de Fiis


Flávia Proença

Pergunta

Olá, boa tarde, antes de fazer o curso da AUVP, eu havia comprado alguns fiis, por indicação de um amigo e, agora, após fazer o curso, aprendi que a tx de adm, tx de performance, são muito importantes. Analisado 2 fundos que possuo, O XPML11 e o VILG 11, observei que além da tx de adm, eles possuem tx de performance de 20% sobre IPCA + 6 e no caso do VILG11, ainda um spread de 6%, e eu não sei o que é isso. Pelas aulas do Raul, entendi que é essa tx de performance, atrelada à esses indicadores, é furada, correto?

A questão é que estava querendo fazer novos aportes no Vilg, pq ele o valor da quota está bem abaixo do que paguei, mas agora não sei se é uma boa. Poderiam me dar um help? Valeu

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 horas atrás, Flávia Proença disse:

Olá, boa tarde, antes de fazer o curso da AUVP, eu havia comprado alguns fiis, por indicação de um amigo e, agora, após fazer o curso, aprendi que a tx de adm, tx de performance, são muito importantes. Analisado 2 fundos que possuo, O XPML11 e o VILG 11, observei que além da tx de adm, eles possuem tx de performance de 20% sobre IPCA + 6 e no caso do VILG11, ainda um spread de 6%, e eu não sei o que é isso. Pelas aulas do Raul, entendi que é essa tx de performance, atrelada à esses indicadores, é furada, correto?

A questão é que estava querendo fazer novos aportes no Vilg, pq ele o valor da quota está bem abaixo do que paguei, mas agora não sei se é uma boa. Poderiam me dar um help? Valeu

Bom dia @Flávia Proença. Na minha opinião para fundos imobiliarios, não podemos avaliar as taxas de administração e de performance em cima de valores absolutos. Como os fundos são obrigados a distribuir 95% dos seus rendimentos, estas taxas tem impacto nos rendimentos pagos, ja que os mesmos são distribuidos após o desconto. Contudo, o que seria melhor, um fundo que distribui pagando um DY de 6%aa sem taxa de performance ou um que paga um DY de 8%aa com taxa de performance de forma recorrente?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde, a taxa de ipca+6% quer dizer que o fundo vai cobrar 20% do que performar acima desse valor.

Exemplo: IPCA acumulado dos ultimos 12 meses está em 4.23%, logo o fundo teria que performar acima de 10.23% no ano (4.23 + 6) para cobrar a taxa de 20% do que for acima desses 10.23%.

Tenho o VILG11 em carteira tbm, pelo o que percebi, a cota caiu juntamente com a queda nos rendimentos, ele tem uma despesa financeira que consome cerca de 14% da receita dos aluguéis e até pouco tempo tinha uma vacância crescente, algo que estabilizou e reduziu no ultimo mês. Acredito que seja um bom fii para estudo, tens que analisar os relatorios gerenciais, colocar o ativo no diagrama e a partir dai avaliar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...