Jump to content
  • 1

Deb Cemig Dist IPCA + 10%


Nillo Posse Wanderley

Pergunta

Boa tarde amigos.

Sou MUITO iniciante aqui, então não quero sofre bullyng por minha novice (😁), porém, há bastante tempo fiz essa aplicação abaixo.  Tava assistindo a aula sobre renda fixa, e fui ver as informações para tentar entender melhor. Pelo que entendi tomei prejuízo, mas o que recomendam?


Deb Cemig Distribuição vencimento fev 2025 IPCA +10%.
Taxa de compra IPCA + 10%
Taxa a mercado IPCA +7,17%
Rendimento R$205,56
Rentabilidade 6,88%
Patrimônio inicial R$4770,06
Patrimônio final R$2410,82
Valor aplicado R$7899,00
Posição a mercado R$2411,28.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Nillo Posse Wanderley disse:

Boa tarde amigos.

Sou MUITO iniciante aqui, então não quero sofre bullyng por minha novice (😁), porém, há bastante tempo fiz essa aplicação abaixo.  Tava assistindo a aula sobre renda fixa, e fui ver as informações para tentar entender melhor. Pelo que entendi tomei prejuízo, mas o que recomendam?


Deb Cemig Distribuição vencimento fev 2025 IPCA +10%.
Taxa de compra IPCA + 10%
Taxa a mercado IPCA +7,17%
Rendimento R$205,56
Rentabilidade 6,88%
Patrimônio inicial R$4770,06
Patrimônio final R$2410,82
Valor aplicado R$7899,00
Posição a mercado R$2411,28.

 

Boa noite @Nillo Posse Wanderley. As debentures são titulos de renda fixa, então voce somente recebera um valor menor do que a taxa contratada se vender antecipadamente ou se a empresa não cumprir com suas obrigações de pagamento. O que temos que entender é que debentures geralmente tem pagamentos de cupons periodicos e podem ter amortizações antecipadas, fazendo com que o valor que voce ira receber no final seja menor porque na verdade voce ja pode ter recebido parte do principal e dos juros no periodo do investimento. Procure verificar no regulamento ou mesmo no extrato do titulo para verificar se não foi isso que ocorreu.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelo retorno Adriano Umemura, ajudou bastante.
Aproveitando então, tem outra aplicação, e esta de fato acho que tomei calote visto que a empresa não honrou com o contrato, e entrou com recuperação judicial. Você estaria familiarizado com o caso da aplicação abaixo? Chegaram a fazer contato comigo para oferecer de me pagar apenas 15% do valor investido, porém, optei por simplesmente aguardar o DEB vencer. 

Deb Rodovias do Tietê/jun 2028
Taxa de compra IPCA + 8,8%
Taxa de mercado IPCA + 0%.
Vencimento 15/06/2028.

 

Meu saldo está ZERADO, então neste caso se eu tentar resgatar nem vou receber nada, diferente do outro caso.

Editado por Nillo Posse Wanderley
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Nillo Posse Wanderley disse:

Obrigado pelo retorno Adriano Umemura, ajudou bastante.
Aproveitando então, tem outra aplicação, e esta de fato acho que tomei calote visto que a empresa não honrou com o contrato, e entrou com recuperação judicial. Você estaria familiarizado com o caso da aplicação abaixo? Chegaram a fazer contato comigo para oferecer de me pagar apenas 15% do valor investido, porém, optei por simplesmente aguardar o DEB vencer. 

Deb Rodovias do Tietê/jun 2028
Taxa de compra IPCA + 8,8%
Taxa de mercado IPCA + 0%.
Vencimento 15/06/2028.

 

Meu saldo está ZERADO, então neste caso se eu tentar resgatar nem vou receber nada, diferente do outro caso.

Boa tarde @Nillo Posse Wanderley. O caso das debentures da Rodovias do Tiete ganharam uma enorme repercussão por volta de 2020 ja que, salvo engano foram mais de 15mil investidores prejudicados no processo. Contudo não sei dizer como foi o desenrolar. A principio, o ideal seria voce tentar descobrir quem era o agente fiduciario desta debenture. No caso de inadimplência da emitente, o agente deve:

 - Executar garantias reais, receber o produto da cobrança e aplicá-lo no pagamento (integral ou proporcional) dos debenturistas;
- Requerer falência da emitente, se não existirem garantias reais;
- Representar os debenturistas em processos de falência, concordata, intervenção ou liquidação extrajudicial da emitente, salvo deliberação em contrário da assembleia dos debenturistas;
- Tomar qualquer providência necessária para que os debenturistas realizem seus créditos.

Todas debêntures públicas exigem o papel do agente fiduciário que deve ser uma instituição financeira capacitada para o exercício da função, conforme art. 4º da Resolução CVM 17/21

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...