Jump to content
  • 0

PREVIDENCIA PGBL


Lucas Consoli Pereira

Pergunta

Ola pessoal, tudo bem?

O Raul comenta nas lives para criarmos os topicos sobre previdencia na comunidade, pois é mais facil avaliar caso a caso. Preciso fazer uma PGBL para abater meu IR na declaraçao completa, mas ainda nao consegui encontrar uma estrategia para encaixar o aporte na previdencia junto ao meu aporte mensal.

Hoje tenho duas carteiras:

1° Com prazo determinado para 5 anos ( troca de imovel )

2° Liberdade financeira ( 20 anos - seguindo diagrama )

Minha renda anual esta por volta dos 140 mil, e meu aporte mensal é 4.5k, sendo que 3k eu destino a carteira de 5 anos e 1.5k para carteira de longo prazo.

Resumindo,  3k vai sempre para renda fixa, e 1.5k eu sigo o diagrama. Entao pensando em liberdade financeira, eu só consigo modificar o meu aporte de 1.5k.

Hoje esta dividido em:

30% açoes

25% Internacional

15% FIIs

20% renda fixa

10% Cripto

Ai vem a duvida:

Para eu usufruir o maximo do beneficio do PGBL, tenho que aportar 16.800,00 (12% de 140k) por ano, ou seja, 1.400,00 por mes. Esse valor é 93% do total de aporte seguindo o diagrama.

Nesse caso eu nao tenho como encaixar o PGBL na minha estrategia e conseguir usufruir esse imposto tardio né?

Até o momento, sigo aportando conforme o diagrama sem nenhuma previdencia PGBL, mesmo sabendo que na proxima declaraçao, terei novamente que pagar por volta de 3.3k anualmente.

 

Alguem tem alguma estrategia para esse caso especifico? kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Ola pessoal, tudo bem?

O Raul comenta nas lives para criarmos os topicos sobre previdencia na comunidade, pois é mais facil avaliar caso a caso. Preciso fazer uma PGBL para abater meu IR na declaraçao completa, mas ainda nao consegui encontrar uma estrategia para encaixar o aporte na previdencia junto ao meu aporte mensal.

Hoje tenho duas carteiras:

1° Com prazo determinado para 5 anos ( troca de imovel )

2° Liberdade financeira ( 20 anos - seguindo diagrama )

Minha renda anual esta por volta dos 140 mil, e meu aporte mensal é 4.5k, sendo que 3k eu destino a carteira de 5 anos e 1.5k para carteira de longo prazo.

Resumindo,  3k vai sempre para renda fixa, e 1.5k eu sigo o diagrama. Entao pensando em liberdade financeira, eu só consigo modificar o meu aporte de 1.5k.

Hoje esta dividido em:

30% açoes

25% Internacional

15% FIIs

20% renda fixa

10% Cripto

Ai vem a duvida:

Para eu usufruir o maximo do beneficio do PGBL, tenho que aportar 16.800,00 (12% de 140k) por ano, ou seja, 1.400,00 por mes. Esse valor é 93% do total de aporte seguindo o diagrama.

Nesse caso eu nao tenho como encaixar o PGBL na minha estrategia e conseguir usufruir esse imposto tardio né?

Até o momento, sigo aportando conforme o diagrama sem nenhuma previdencia PGBL, mesmo sabendo que na proxima declaraçao, terei novamente que pagar por volta de 3.3k anualmente.

 

Alguem tem alguma estrategia para esse caso especifico? kkk

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Pelos dados que voce apresentou, levando em consideração que a sua meta de 5 anos ja esta definida voce teria que optar por construir voce mesmo a sua carteira previdenciaria ou optar pelo beneficio fiscal do PGBL. A terceira alternativa seria tentar aumentar o valor destinado a sua carteira de longo prazo através do controle de gastos mensais ou mesmo de não aproveitar todo o beneficio fiscal alocando um percentual menor para o PGBL.

Eu particularmente optaria por construir a minha propria carteira e tentaria pensar no PGBL após a concretização da meta de 5 anos o que disponibilizaria recursos maiores para serem aportados.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...