Jump to content
  • 0

LCA´s: carência e liquidez


Luis Turetta

Pergunta

Boa noite!

Tenho algumas dúvidas básicas:

1. Se título for sem carência obrigatoriamente ele será de liquidez diária ?

2. Se o título tiver carência de 90 dias e prazo de 720 dias, significa que após 90 dias já posso resgatá-lo ?

Complementando minha pergunta, esse mesmo título citado na pergunta nº2 pode existir sem ser de liquidez diária, obrigando a vendê-lo no mercado secundario caso queira resgatá-lo antes do prazo? ou sempre que houver carência menor que o prazo obrigatoriamente o título é de liquidez diária ?

3. O Raul diz que títulos de liquidez diária rendem menos que os que possuem prazo pre definido. Não compreendi o motivo, pois a maioria dos titulos de liquidez diária possuem % do CDI maior que os títulos sem liquidez diaria. 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 horas atrás, Luis Turetta disse:

1. Se título for sem carência obrigatoriamente ele será de liquidez diária ?

Bom dia @Luis Turetta. Podemos interpretar assim, a maior parte dos titulos tera uma data de vencimento não podendo ser resgatado antes a não ser no mercado secundario, ja que o emissor não garante a recompra. Aqueles titulos que o emissor garante a recompra antes da data de vencimento são os chamados de liquidez diaria, podendo ou não ter prazo de carencia para que o emissor realize esta recompra.

 

12 horas atrás, Luis Turetta disse:

2. Se o título tiver carência de 90 dias e prazo de 720 dias, significa que após 90 dias já posso resgatá-lo ?

Se esta marcado como liquidez diaria com carencia de 90 dias sim

12 horas atrás, Luis Turetta disse:

Complementando minha pergunta, esse mesmo título citado na pergunta nº2 pode existir sem ser de liquidez diária, obrigando a vendê-lo no mercado secundario caso queira resgatá-lo antes do prazo? ou sempre que houver carência menor que o prazo obrigatoriamente o título é de liquidez diária ?

Todo titulo sem ser de liquidez diaria e voce queira realizar a venda antes da data de vencimento tera que ser feito pelo mercado secundario. Veja que a liquidez diaria acontece porque o emissor do titulo garante a recompra. O que pode acontecer em um titulo sem ser de liquidez diaria são prazos minimos obrigatorios de aplicação. Por exemplo LCIs e LCAS tem prazo minimo de 9 a 12 meses em que independente se são ou não de liquidez diaria não podem ser resgatados.

12 horas atrás, Luis Turetta disse:

3. O Raul diz que títulos de liquidez diária rendem menos que os que possuem prazo pre definido. Não compreendi o motivo, pois a maioria dos titulos de liquidez diária possuem % do CDI maior que os títulos sem liquidez diaria. 

Sim, um titulo que tem um prazo de tempo para voce realizar o resgate deveria pagar mais que um titulo que te possibilita resgatra a qualquer momento, devido ao risco maior e ao conceito que chamamos de preferencia por liquidez. Oque voce preferiria, receber R$1mil hoje ou R$1mil daqui a 1 ano. A maior parte das pessoas iria querer os R$1mil hoje e se for para receber daqui a 1 ano exigira um premio por isso. Basicamente um titulo de liquidez diaria ira oferecer em torno de 100% do CDI. Ja um titulo com prazo de vencimento poderão oferecer hoje em torno de 120%. Se puder tirar um print de um titulo do mesmo emissor que oferece um premio maior em liquidez diaria podemos avaliar o motivo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...