Jump to content
  • 0

A procura do momento certo para vender título do tesouro


Luis Turetta

Pergunta

Olá a todos ! Vou expor minha dúvida na prática.

Eu apliquei R$ 1.005,00 a 3,20% em 2019 num Tesouro IPCA 2050. Hoje a taxa desse título está em torno de 6,20% e o valor dele é cerca de R$ 800,00.

Como calcular aproximadamente a quanto a taxa teria que cair para o titulo voltar a valer os 1.005,00 ? (eu não estou confundindo o valor de 1.005,00 com o valor de 1.000,00 do vencimento, ok ?)

E quais os indicativos que a taxa irá cair (ou subir) ?

Obrigado !

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
29 minutes ago, Luis Turetta disse:

Olá a todos ! Vou expor minha dúvida na prática.

Eu apliquei R$ 1.005,00 a 3,20% em 2019 num Tesouro IPCA 2050. Hoje a taxa desse título está em torno de 6,20% e o valor dele é cerca de R$ 800,00.

Como calcular aproximadamente a quanto a taxa teria que cair para o titulo voltar a valer os 1.005,00 ? (eu não estou confundindo o valor de 1.005,00 com o valor de 1.000,00 do vencimento, ok ?)

E quais os indicativos que a taxa irá cair (ou subir) ?

Obrigado !

@Luis Turetta para você ter ganho neste título com a marcação a mercado, a taxa oferecida precisa estar abaixo de IPCA+3,20%aa.

Se você logar no Portal do Tesouro Direto você consegue ver o gráfico de cada aporte. Nele você terá o preço real (valor que o mercado está pagando) e o preço teórico (valor do IPCA+3,20%).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Luis Turetta disse:

Olá a todos ! Vou expor minha dúvida na prática.

Eu apliquei R$ 1.005,00 a 3,20% em 2019 num Tesouro IPCA 2050. Hoje a taxa desse título está em torno de 6,20% e o valor dele é cerca de R$ 800,00.

Como calcular aproximadamente a quanto a taxa teria que cair para o titulo voltar a valer os 1.005,00 ? (eu não estou confundindo o valor de 1.005,00 com o valor de 1.000,00 do vencimento, ok ?)

E quais os indicativos que a taxa irá cair (ou subir) ?

Obrigado !

Luis, complementando o que o Flavio disse...

Veja esse gráfico abaixo, quando você comprou não parecia ser um bom momento para este tipo de titulo, ainda mais se a intenção fosse marcação a mercado.

O circulo vermelho mostra quando você entrou nele, e os momentos que ficam abaixo da linha verde, são os momentos que você poderia ter vendido com lucro na marcação a mercado... como o Flavio disse, somente se o premio dele baixar demais que você conseguiria, por exemplo se a inflação subisse absurdamente e com isso o "medo" da inflação fosse tanto, que o governo não precisaria pagar quase nada de premio e mesmo assim haveriam muitos investidores para este titulo.

image.png.65386477adf054c081ff5bba286c197d.png 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...