Jump to content
  • 0

Stock vs. ETF - Dúvida sobre eficiência...


Pergunta

Bom dia a todos!

No módulo de investimento internacional, uma das coisas ditas pelo Raul ficou na minha cabeça...que 90% das pessoas que fazem Stock Picking perdem de quem simplesmente investe nos melhores ETFs.

Como eu não sou muito confiante, até o contrário, essa afirmação me fez num primeiro momento já descartar por completo fazer Stock Picking e, quando fosse começar a investir internacionalmente, seriam só ETFs.

Mas então recentemente me ocorreu um pensamento...

Essa estatística de 90% das pessoas perderem pros ETFs...isso leva em conta TODO mundo na Bolsa, né?

Incluindo quem faz Day Trade....Swing Trade....ou até mesmo iniciantes que muitas vezes vão sem base nenhuma ou se assustam no primeiro momento de queda e tudo mais. Enfim, essa galera não polui muito a estatística?

Se limitarmos essa estatística apenas aos investidores "Buy and Hold", "Value Investing" ou "AUVP Investing" (misto dos dois rs).... será que o jogo não vira e teríamos mais eficiência com Stock Picking ao longo prazo?

Por mais que não sejam empresas tão acessíveis (em termos de facilidade) para estudar a fundo como as brasileiras, no curso já aprendemos a fazer uma análise muito boa, e as empresas americanas tem um histórico que mostram tanto mais rentabilidade quanto segurança em relação as nossas...

E como também aprendemos no curso que uma taxa de administração, mesmo pequena, faz uma grande diferença no longo prazo...estou atualmente muito tentado em fazer Stock Picking.

ENFIM, a Dúvida: Tem algum sentido nisso tudo ou estou viajando e preciso comprar ETFs logo?  🤪

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Nelson Pimentel Carriati.

Acredito que seu raciocínio esteja correto, as estatísticas levam em conta todos os grupos de pessoas que realizam negociação na bolsa de valores, então, não se aplicam diretamente pra investidor buy and hold.

Quanto a questão de realizar stock ou comprar ETFs, aí eu já acho que é uma decisão muito mais do tempo disponível que você tem pra se dedicar estudando as empresas do mercado internacional (lembrando que você ainda vai ter essa tarefa pro mercado brasileiro), que por você viver no Brasil, é um mercado que você já tem uma certa experiência por trabalhar e consumir aqui.

O que eu fiz e ainda faço é meio que um mix dos dois...eu selecionei alguns ETFs do mercado internacional que faz sentido pra mim, e de vez em quando acabo dando uma olhada em alguma empresa ou outra internacional pra avaliar se faz sentido eu incluir na carteira.

Dessa forma, com o tempo você não vai ficar com o mesmo desempenho do índice, e também vai ganhando mais experiência nas análises das empresas internacionais e acredito que deva ir migrando pra mais stock do que ETFs. (Eu ainda estou na parte de bem mais ETFs, mas acho que com o tempo o jogo pelo menos equilibra).

Independente, eu acredito que não vale muito a pena ficar quebrando a cabeça se stock vai ganhar de ETF ou vice versa. Investimento você vai melhorando com o tempo, o importante mesmo é SEMPRE se certificar que está escolhendo boas empresas ou ETFs que fazem sentido pra sua estratégia. E com o tempo você vai ficando mais seguro e confortável pra ir realizando as alterações que julgar necessário em sua carteira e estratégia de investimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...