Jump to content

Leonardo Salles Binato

Turma 13
  • Interações

    469
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Leonardo Salles Binato

  1. Pois é...eu não encontrei, até achei na área de "reports" um de "tax" mas parece que pro ano de 2023 eu não tenho nada. Amanhã vou dar uma fuçada melhor ver se encontro algo, ou se vou ter que fazer meio que na mão mesmo, sei lá.
  2. Boa tarde pessoal. Aproveitando o tópico, alguém aí poderia me auxiliar como que a gente faz pra declarar os ETFs irlandeses que estão custodiados na Interactive Brokers? Como iniciei os aportes nesses ETFs no ano passado, eu teria que declarar eles nesse ano, e obviamente que por ser internacional, não veio na declaração pré-preenchida. Se alguém souber como que faz pra declarar isso e puder me ajudar eu agradeço imensamente. Acredito que só falte isso pra concluir a minha declaração.
  3. Olá Carlos, tudo bem? Minha situação é parecida com você, sou analista de sistemas e também preciso escolher o assunto que vou acabar dedicando mais tempo no dia se é com investimento ou no assunto profissional. O que posso te falar, até por experiência própria, é que no começo, o assunto financeiro te toma muito mais tempo do que as outras coisas, mas depois, fica tudo muito mais fácil, porque você já vai ter adquirido experiência, e consequentemente vai te tomar um tempo consideravelmente menor. Eu acho muito importante você não terceirizar completamente sua estratégia ou decisão de investimento, até porque nós trabalhamos pra ganhar dinheiro, e se você trabalha tanto que não tem tempo nem de analisar como cuidar do dinheiro que ganhou, talvez seja o momento de você pensar se faz sentido trabalhar tanto tempo assim. Enfim, eu escolhi tomar a frente da gestão da minha carteira de investimento e não me arrependo. Como falei, no começo perdia muito tempo, mas atualmente, já tenho muito mais experiência e levo muito menos tempo que antes pra fazer os ajustes e tomar as decisões. Espero ter ajudado. Abraços.
  4. Fala Fernando, blza? Primeiramente quero deixar meus parabéns pela longa jornada no ramo dos investimentos, com certeza você aprendeu bastante coisa e é merecedor do patrimônio conquistado. Apenas para dar minha contribuição no tópico, concordo com o que foi falado, de você falar com o pessoal da consultoria que eles vão poder te dar uma ajuda bem legal com a sua carteira. Basicamente, acho que uma maior diversificação tende a proteger mais a sua carteira para o futuro, (lembre-se que depois do patrimônio constituído, não perder passa a ter a mesma importância, ou mais, do que simplesmente rentabilidade pra ganhar mais dinheiro). Ainda não cheguei nessa fase de viver de renda, mas pelo que vi até com o próprio Raul, o negócio é você fazer provisionamento do seu gasto anual, vai separando o dinheiro que você vai precisar pra viver, e o que for excedente você vai reinvestindo pra manter e aumentar o seu poder de compra no futuro. Qualquer coisa dá uma olhadinha no vídeo: Acho que vai dar pra você pegar a ideia do negócio. Grande abraço!
  5. Pois então! O engraçado é que segui o caminho que o @Rafael Antunes Teixeira Silva postou e no meu login não aparece o menu de informe de rendimento no portal B3. Olhei na ajuda no site da B3, e ali consta que o menu de informes só aparece pra quem tenha realizado alguma operação que gere o documento. Não entendi nada, porque desde que transferi minha custódia pra AUVP eu alugo as minhas ações, então deveria aparecer informações pra eu colocar na declaração, não? Mais alguém com essa mesma situação e não encontrou o informe da B3?
  6. Muda alguma coisa na declaração de IR?? Eu alugo elas e sempre declarei normal. Será que tô fazendo errado?? Eita lasqueira.....hahahaha
  7. Pelo que eu saiba, da última vez foi falado que estavam ajustando o login pra quem é aluno, porque o link só tem opção pra acesso quando você escolher uma opção de assinatura. Se não me engano o mestre @Flavio Prado tinha dito em outro tópico que estavam nos ajustes finais para o acesso dos alunos. É isso mesmo? Também estou aguardando a ferramenta pra finalizar meu IR.
  8. Fala sardinhas, tudo bem? O Raul comentou que agora que é a época de fazer o imposto de renda, ele aproveita pra dar aquela olhada no relatório anual das empresas pra atualizar a nota de risco delas no diagrama do cerrado. No entanto, eu não encontrei esse relatório no RI de várias empresas que tenho na carteira, vi que saiu o relatório do 4T23 mas não encontrei quase nenhum documento consolidado do ano. Se alguém puder me dar uma luz se tem alguma maneira de encontrar algum relatório compilado do ano, ou qual documento devo procurar pra analisar, agradeço desde já.
  9. @Henrique Magalhães Sei que cheguei atrasado, mas primeiramente meus mais sinceros parabéns pela conquista!!! Você sempre presente na comunidade, nas lives, em tudo que é lugar sempre disposto a ajudar as pessoas, com certeza merece demais!!! Orgulho de fazer parte da mesma turma que você!!! Espero que não muito longe, também chegue a minha vez de abrir a tão sonhada cartinha do milhão!!! Um grande abraço!! E seguimos sempre no caminho!!!
  10. Não sei qual outra corretora poderia acessar os ETFs irlandeses, eu fiz o preenchimento pra abertura de conta na IB conforme a aula da AUVP e deu certo. Acho que o jeito vai ser esperar o Raul colocar na plataforma da AUVP os investimentos internacionais, ali acredito que ele deve ofertar os investimentos irlandeses.
  11. Eu acho uma decisão pessoal de qual dessas empresas o investidor tem a preferência. Sendo do mesmo setor e com a mesma nota de risco entre as empresas. Acho também importante se atentar que apenas o fato da quantidade de ações que se está adquirindo (20 ou 70) não necessariamente significa que você comprando a empresa que consegue adquirir 70 ações você estaria com uma participação maior. Precisaria verificar e considerar também a quantidade de ações emitidas no mercado de cada empresa. (As vezes comprando uma quantidade menor de ações de uma empresa você fica com uma participação em % do que comprando maior quantidade de ações de outra). Eu pessoalmente seguiria na mesma linha que o Edison falou, olharia as perguntas do meu diagrama e escolheria a que eu acho mais importante pra mim.
  12. @Bruna Araujo acredito que o "usar o dinheiro lá fora" seja mais no sentido de você não converter novamente em R$ pra não pagar novamente impostos como IOF na conversão da moeda. No entanto, nada impede que você abra uma conta internacional e utilize o dinheiro na moeda que estiver como Dólar ou Euro ou qualquer outra. (Tipo como os turistas fazem quando vem pro Brasil). Outra coisa, não acho que apenas a questão das taxas deveriam fazer você desconsiderar o investimento internacional, além de ajudar na diversificação dos riscos, você também vai estar se expondo em um mercado muito mais maduro que o do Brasil. Meu conselho, comece devagar, pode usar os 5% da carteira, com o tempo, se você se sentir mais confiante e achar que a estratégia dessa diversificação faz sentido na sua carteira, você repensa esse percentual. Espero ter conseguido contribuir.
  13. Vai pela Interactive Brokers que não tem erro...Pelo menos não na parte de tranferir dinheiro e comprar os ETFs. (Essa parte eu já fiz e não tive problemas). Quanto a declaração do IR, vou ver esse ano, como iniciei os aportes por lá ano passado, na declaração desse ano que vou ver como vai ser.... Esse ano também está pra sair os investimentos internacionais na AUVP Investimentos. Acredito que aí vai facilitar no IR já mantém tudo junto na mesma plataforma. Vamos aguardar pra ver, enquanto isso vou usando a IB mesmo.
  14. Aí é que tá o paranauê da parada inteira... Foi justamente isso que a 123 milhas alegou quando entrou com pedido de recuperação judicial, que a Azul cortou o serviço de consultas de emissão de passagens que tinha em parceria com a 123 milhas. Nou sou nenhum especialista no assunto, mas pelo meu conhecimento de dev, não podemos simplesmente coletar as informações do site (tá até poderíamos, mas isso em um sistema fica muito lento e custoso, precisaríamos preencher as informações obrigatórias, passar pelo CAPTCHA provando que não somos um robô e ainda provavelmente seríamos bloqueado pelo volume seguidos de consulta). A maneira correta de fazer isso seria utilizando uma API de consulta das informações, onde a própria empresa, no caso do seu exemplo a Azul deveria disponibilizar, e como você deve imaginar, eles não tem muito interesse em disponibilizar isso de forma fácil pra pessoa física. Eu tava querendo fazer um desse pra puxar os dados dos fundos imobiliários, antes eu conseguia fácil no fundsexplorer porque eles disponibilizavam uma tabela com todas as informações dos fiis, então eu simplesmente copiava e colava no Excel e analisava a cada 2 ou 3 meses os indicadores já comparando eles. Agora o site mudou o componente de apresentação das informações dos FIIs, já não consigo mais pegar as informações de todos como antes... =(
  15. @Rodrigo Amorim Ruiz também tinha a mesma dúvida que você perguntou hoje na live. Estava deixando o dinheiro da renda fixa na Selic esperando uma oportunidade boa de contra-fluxo, estava pensando que os pré fixados em 13%, IPCA +6 ou 115% do CDI não estão bons. Essa semana peguei um IPCA+7,5% do banco Master achando que estava ok, porque a inflação ainda está baixa. (Pelo menos o prazo não é longo). Hahahah só com o tempo mesmo pra gente ir aprendendo isso aí. Agora no próximo aporte da renda fixa vou pegando o que tiver bom no contrafluxo, mas de olho que logo logo chega os 140% do CDI.
  16. Bom dia @Felipe Nunes Figueiras. No cenário que estamos agora, eu estou buscando títulos atrelados ao IPCA. Como disse antes o Adriano, nesse momento de inflação mais baixa, você consegue encontrar uma rentabilidade real legal. Ex: ontem apareceu novamente o banco Master com CDB IPCA+7,50%. No futuro, se acontecer a projeção de mais cortes da Selic, comece a olhar também os títulos atrelados ao CDI, deve aparecer aqueles títulos de 130%, 140% do CDI (hoje já dá pra encontrar na AUVP Investimentos 122,50% do CDI), aí quando você perceber que a inflação está começando a subir e a Selic perder a direção de cortes, pode ser um ótimo momento de pegar esses títulos. Espero ter ajudado.
  17. @Flavio Prado Sim...hoje recebi o e-mail de manhã, dizendo que tenho direito a 5 subscrições. Vou verificar e excercer o direito. Não entendi muito bem sobre o que falou pra mandar e-mail pra Orama se tiver ações alugadas, eu habilitei a opção de aluguel de ações na AUVP INVESTIMENTOS. Aproveitando, as ações que fiz a transferência de custódia, já entram automaticamente na disponibilidade pra locação ou precisa fazer alguma coisa?
  18. @Flavio Prado Os ativos já aparecem na minha carteira na AUVP Investimentos. O processo foi muito rápido e tranquilo. Procurei em oferta pública e não encontrei o XPML12, porém ao olhar os meus ativos de bolsa encontrei ele listado ali junto com os demais. É sempre assim que aparece quando tem uma subscrição?
  19. @Flavio Pradoe quem fez a transferência de custódia essa semana pra AUVP? A subscrição vai aparecer na AUVP ou vai ter que excercer o direito na corretora antiga e pedir outra transferência de custódia depois?
  20. @Flavio Prado acho que no site ele faz uma simulação parecida com essa...mas ele considera a aplicação inicial no valor total do parcelado, ou seja, R$ 6.286. Estamos falando de um desconto aproximado de 5% a vista ou a possibilidade de parcelar o valor em 12x. Esse 5% pra 12 meses seria uma rentabilidade média por mês de 0,416%. O tesouro Selic está com uma rentabilidade maior que essa, o que parece que vale a pena optar pelo parcelamento né? Claro que aí vai incidir de descontar os impostos para fazer o resgate e tal...
  21. Pois então, eu acho que é um problema de usar um arredondamento nos valores apresentados. No meu entendimento o que o site quis dizer é que pra valer a pena pagar a vista nesse caso o desconto deveria ser 7,13% ou custar R$ 5.837,94. Só que como está sem arredondar ficou aqueles valores grandes estranhos lá....
  22. Boa noite. Geralmente eu sempre dou uma simulada no site do "qual vale a pena" pra tomar uma decisão. Segue abaixo o print e o endereço do site com a simulação que eu fiz com os valores que você mencionou. Não sei 100% como é a forma de cálculo do resgate dos valores no tesouro Selic se está considerando certinho o valor do imposto nos resgates, mas como disse, serve pra dar uma simulada e um norte na decisão, acho que vale dar uma olhada. https://www.qualvaleapena.com.br/simulador-a-vista-ou-a-prazo.php
  23. Fala pessoal, tudo bem com vocês? Vi que o app de idiomas Duolingo está com um desconto de 60% no plano anual família (pra até 6 usuários). Alguém teria interesse em dividir as cotas dessa assinatura? Uma vez que o app permite compartilhar com qualquer usuário.... Valeu... Ps: Caso seja contra as regras esse tipo de post, peço desculpas antecipadamente.
  24. Justamente, imaginei que talvez o sistema da AUVP está consumindo os dados pra montar o analítico de alguma dessas fontes (investidor10, fundamentos, status invest e etc). Mas todos eles não encontrei informações do Tag Along dessa empresa, mas pelo meu entendimento se é NM é 100%. E é o que bate com o RI da empresa, mas achei estranho pois se não me engano o Status Invest colou NM e não colocou Tag Along. Aí me confundiu geral....Hahahaha.
  25. Pessoal, estava dando uma analisada na Panvel, mas fiquei com uma dúvida a respeito do Tag Along. Tanto na parte analítica do app da AUVP, quanto no status invest, não consta informação sobre Tag Along. Porém ao se verificar no RI da empresa, a empresa consta no nível de governança de novo mercado e lá diz que possui Tag Along de 100%. Aí fiquei na dúvida, no nível de governança de novo mercado, não é OBRIGATÓRIO 100% de Tag Along nas ações? E se essas informações estiverem corretas, porque tem essa divergência dessas informações entre os sites de análise fundamentalista? Qual informação está correta a respeito do Tag Along da empresa? Quem puder ajudar com alguma explicação eu agradeço. Valeu...
×
×
  • Criar novo...