Jump to content
  • 0

Comprar na alta e Buy & Hold


Diogo Favero Fabrile

Pergunta

Boa tarde Pessoal,

Como iniciante, estou montando minha carteira com cautela e, devido ao excesso de informação me vejo frequentemente ansioso tentando "prever o futuro" ao escolher uma empresa, e nesse momento estou querendo me expor mais no setor elétrico visto que atualmente só tenho a TAESA e gostaria de pelo menos ter algo no setor de geração e talvez no de distribuição.

As empresas que estou de olho sao, ALUPAR,ENGIE e COPEL que julgo ser mais interessante para mim, porem todas estão aparentemente caras no momento.

No entanto ao verificar o preço histórico das mesmas percebi que o crescimento delas foi constante e que no passado caso eu nao tivesse investido esperando uma baixa nunca teria aportado..

Levando em consideração um cenário de aportes mensais , buy&hold e o diagrama do serrado para rebalancear , o quão importante seria esperar um momento de baixa para entrar em uma ação ? Vejo muitos influenciadores de finanças falando sobre o valuation e o momento certo  mas o quanto isso se aplica a nos investidores pequenos pensando no longo prazo e em empresas do setor perene?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Diogo Favero Fabrile disse:

Boa tarde Pessoal,

Como iniciante, estou montando minha carteira com cautela e, devido ao excesso de informação me vejo frequentemente ansioso tentando "prever o futuro" ao escolher uma empresa, e nesse momento estou querendo me expor mais no setor elétrico visto que atualmente só tenho a TAESA e gostaria de pelo menos ter algo no setor de geração e talvez no de distribuição.

As empresas que estou de olho sao, ALUPAR,ENGIE e COPEL que julgo ser mais interessante para mim, porem todas estão aparentemente caras no momento.

No entanto ao verificar o preço histórico das mesmas percebi que o crescimento delas foi constante e que no passado caso eu nao tivesse investido esperando uma baixa nunca teria aportado..

Levando em consideração um cenário de aportes mensais , buy&hold e o diagrama do serrado para rebalancear , o quão importante seria esperar um momento de baixa para entrar em uma ação ? Vejo muitos influenciadores de finanças falando sobre o valuation e o momento certo  mas o quanto isso se aplica a nos investidores pequenos pensando no longo prazo e em empresas do setor perene?

Boa noite, Diogo!

Indo direto a sua pergunta, a importância de esperar um preço atingir um patamar considerado baixo para entrada na empresa é irrelevante.

Pensando de modo mais simplista possível. No longo prazo a tendência é que o preço de um bom ativo (bom que eu digo é uma empresa de lucros consistentes, boa estratégia, algo que foi estudado a finco pelo investidor) acompanhe seus lucros no longo prazo.

Como exemplo, vamos observar a WEG (não é recomendação de compra). Ela tem seus indicadores de preço bastante esticados. Se olharmos seus histórico ela em teoria nunca esteve barata. Mas suas cotações seguem aumentando da mesma forma que ela se mantém uma empresa muito lucrativa. Podemos entender então que o momento certo para entrada da empresa nunca existiu. E quem tem ela mesmo tendo entrado em "momentos de alta" se deu bem.

Os pontos de valuation e afins são uma estratégia mas não acho que são o ponto chave da nossa como buy and holders e somados as ferramentas que temos como você bem colocou como o diagrama esportes constantes.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Edison,

Mais uma vez, muito obrigado pela resposta. Querendo ou não, ouvimos muitos influenciadores mencionando o preço baixo como sendo algo indispensável para uma carteira rentável. Entendo que isso pode fazer sentido para pessoas que trabalham na área , possuem um capital grande e dispõem de informações privilegiadas, mas para nos que dependemos de nosso trabalho não temos como adivinhar o preço correto ou entender de cada negocio tao afundo ao ponto de conseguir prever determinados problemas.

 

Muito obrigado novamente 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Olá Edison,

Mais uma vez, muito obrigado pela resposta. Querendo ou não, ouvimos muitos influenciadores mencionando o preço baixo como sendo algo indispensável para uma carteira rentável. Entendo que isso pode fazer sentido para pessoas que trabalham na área , possuem um capital grande e dispõem de informações privilegiadas, mas para nos que dependemos de nosso trabalho não temos como adivinhar o preço correto ou entender de cada negocio tao afundo ao ponto de conseguir prever determinados problemas.

 

Muito obrigado novamente 

Eu acredito que tenha fundamento tais estratégias até porque temos grandes investidores que usam metodologias baseadas em preços e fizeram seu nome e patrimônio. Não dá pra negar.

Porém como comentei não vejo que ela seja um pilar tão fundamental para nossa estratégia de buy and holders como outros pilares importantes que temos como visar uma maior segurança e buscando empresa que sejam lucrativas apesar de os preços aparentemente não estarem justos.

 

Que bom que agregou, amigo   =)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Levando em consideração um cenário de aportes mensais , buy&hold e o diagrama do serrado para rebalancear , o quão importante seria esperar um momento de baixa para entrar em uma ação ?

Considerando um cenário de aportes mensais, concordo com o Edison que esperar um momento certo para investir é irrelevante. Tem um artigo bem legal sobre isso, vou procurar e postar aqui na comunidade.

Acredito que muitos influencers/investidores são influenciados pelo Barsi e sua filosofia de dividendos, e nisso, o preço alto tem importância. Vejo sentido em esperar um momento certo em algumas situações, como, por exemplo, para quem siga essa filosofia de dividendos, quem tem um patrimônio milionário, quem já viva de renda.

No nosso caso de construção de patrimônio, vejo como suficiente fazer o dever de casa de escolher bons ativos e seguir os aportes mensais consistentemente.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Boa tarde Pessoal,

Como iniciante, estou montando minha carteira com cautela e, devido ao excesso de informação me vejo frequentemente ansioso tentando "prever o futuro" ao escolher uma empresa, e nesse momento estou querendo me expor mais no setor elétrico visto que atualmente só tenho a TAESA e gostaria de pelo menos ter algo no setor de geração e talvez no de distribuição.

As empresas que estou de olho sao, ALUPAR,ENGIE e COPEL que julgo ser mais interessante para mim, porem todas estão aparentemente caras no momento.

No entanto ao verificar o preço histórico das mesmas percebi que o crescimento delas foi constante e que no passado caso eu nao tivesse investido esperando uma baixa nunca teria aportado..

Levando em consideração um cenário de aportes mensais , buy&hold e o diagrama do serrado para rebalancear , o quão importante seria esperar um momento de baixa para entrar em uma ação ? Vejo muitos influenciadores de finanças falando sobre o valuation e o momento certo  mas o quanto isso se aplica a nos investidores pequenos pensando no longo prazo e em empresas do setor perene?

Bom dando meus dois centavos aqui na discussão, concordo com o que os colegas disseram acima, na prática, com investimentos recorrentes, por longo período (+10 anos) a tendência é essas oscilações pra cima se diluirem com quedas e vc não ter “aberracoes” estatísticas na carteira. Acho que essa preocupação em começar a investir na alta do é válida caso queria partir pro value investing ou pra outras escolas de investimentos em que o interessante seria estudar melhor como cada tese foi construída e tentar “adivinhar” a curva da bolsa. O problema em misturar conceitos de investimentos é que a chance de fazer besteira na carteira se torna beeeem maior.

Por exemplo: se vc investe em empresa de commodities vai sentir muito estes ciclos e na hora de tentar acertar o ciclo de entrada pode errar por influência de qualquer fala de político. Eu trabalho em empresa da bolsa do setor do agro e mesmo vendo a coisa de dentro é difícil acertar a hora que vai bombar ( na real vc só percebe mesmo no mês ou até semanas antes por conta da volatilidade que falei acima)

Se a ideia for Buy and hold só estuda os fundamentos da empresa e história da empresa/setor e vai fundo nas que se mostrarem atraentes.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...