Jump to content

Recommended Posts

Sugestões de livros de filosofia estóica:

Meditações - Marco Aurélio 

Cartas selecionadas - Sêneca 

Sobre a brevidade da vida - Sêneca 

Lições de um estóico (usando a filosofia antiga para viver bem no mundo moderno) - Epicteto 

Como tirar proveito dos inimigos e como distinguir os aduladores dos amigos - Plutarco 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Edison Paulini disse:

Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema.

 

Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas.

É uma filosofia extremamente interessante 👏🏻

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Edison Paulini disse:

Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema.

 

Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas.

Também gosto muito de ler e atualmente estou me dedicando a livros ocm embasamento na filosofia estoica também! Meu primeiro contato foi la em 2018 com alguns daqueles livretos das obras de Senêca dentre eles destaco o 'Sobre a brevidade da vida" que na minha opinião é um excelente alerta de 'memento mori' ou simplesmente uma reflexão direta e, por vezes, sincera demais em seu conteúdo sobre quão "simples" e efêmeras as coisas da vida são.

Na minha visão é o tipo de abordagem simples que já dá para aplicarmos na vida em qualquer área dela, inclusive nos investimentos e como avaliamos ativos. Resumindo o raiocínio (dando leve spoiler do conteúdo das obras que citei) até onde o hype de alguma tecnologia/ tendência vai se sustentar perante os próximos anos e mudança de ideiais (em sua maioria superficiais) que a sociedade vai passar.

Enfim acho que divaguei até demias, mas recomendo qualquer um que esteja começando por linhas filosóficas explorar a linha estoica antes de entrar em viagens mais profundas.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Até agora quem apareceu é super entusiasta do estoicismo Huhauha

 

Será que temos mais colegas que gostam e/ou conhecem outras vertentes?

Se procurar certeza que vai sair algum entusiasta hardcore de alguma outra vertente, aqui tem de tudo hehe.

Mas eu acho que o estoicismo acaba senod a mais fácil da gente encontrar poisé virou 'modinha' por conta de muito coach ficar falando sobre o tema além de ser uma literatura mais "palatável" pro leitor médio, principalmente quando se compara com outras vertentes. Se for apelar pra Nietzsche, Kant e aifns a viagem vai longe demais ( mas com devido conhecimento e interpretação são ótimas fontes de reflexões)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Luís Felipe Frediani disse:

Se procurar certeza que vai sair algum entusiasta hardcore de alguma outra vertente, aqui tem de tudo hehe.

Mas eu acho que o estoicismo acaba senod a mais fácil da gente encontrar poisé virou 'modinha' por conta de muito coach ficar falando sobre o tema além de ser uma literatura mais "palatável" pro leitor médio, principalmente quando se compara com outras vertentes. Se for apelar pra Nietzsche, Kant e aifns a viagem vai longe demais ( mas com devido conhecimento e interpretação são ótimas fontes de reflexões)

Rapaz, sério que estoicismo é modinha?

Hauahhaua

Juro por Deus que não sabia. Mas como eu detesto essas coisas de coach e não sigo nenhum, talvez seja por isso que eu nem soubesse  😅

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Edison Paulini disse:

Rapaz, sério que estoicismo é modinha?

Hauahhaua

Juro por Deus que não sabia. Mas como eu detesto essas coisas de coach e não sigo nenhum, talvez seja por isso que eu nem soubesse  😅

Também não acompanho algum em específico, mas tem coisa que fura a bolha né kkkk

Pelo menos alguma coisa boa estão pondo pro ter contato heheh

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Luís Felipe Frediani disse:

Também não acompanho algum em específico, mas tem coisa que fura a bolha né kkkk

Pelo menos alguma coisa boa estão pondo pro ter contato heheh

Hauahhahau verdade

Serviram pra algo de fato útil  😂

 

Mas fora esse papo de coach, tem fundamento mesmo que o estoicismo é deveras fácil a compreensão e até mesmo a aplicação de algumas coisas. Eu acho legal, tem uma abordagem que eu vejo como sutil e exercita o raciocínio principalmente para o interior.

Como comentei lá em cima, vai muito de encontro com muita coisa que acredito e minha maneira pensar e enxergar o mundo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Cruz Wottrich disse:

Dando meus cents aqui no tópico.

Não cheguei a ler muitos livros sobre e acredito que não tenha como opinar, mas gosto bastante de ver os vídeos do Professor Clovis de Barros Filho e comprei o livro dele "A Felicidade é Inútil", que acredito que também defenda opiniões voltadas ao estoicismo hehe

O professor Clóvis é sensacional!

Tive o prazer de conhecer ele pessoalmente. Adoro o jeitão nem humorado (as vezes de humor ácido) que ele tem pra ensinar e fazer a gente pensar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/07/2024 at 21:37, Edison Paulini disse:

Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema.

 

Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas.

894461773_se-vc--jovem-ainda-turma-do-chaves.gif.7e5ea2133357624df288c939f5fdea67.gif

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...