Post popular Edison Paulini Postado 23 de Julho Post popular Compartilhar Postado 23 de Julho Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema. Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas. 8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Author Compartilhar Postado 23 de Julho Sugestões de livros de filosofia estóica: Meditações - Marco Aurélio Cartas selecionadas - Sêneca Sobre a brevidade da vida - Sêneca Lições de um estóico (usando a filosofia antiga para viver bem no mundo moderno) - Epicteto Como tirar proveito dos inimigos e como distinguir os aduladores dos amigos - Plutarco 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karolmara Paula Nunes Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 9 minutes ago, Edison Paulini disse: Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema. Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas. É uma filosofia extremamente interessante 👏🏻 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luís Felipe Frediani Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 6 minutes ago, Edison Paulini disse: Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema. Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas. Também gosto muito de ler e atualmente estou me dedicando a livros ocm embasamento na filosofia estoica também! Meu primeiro contato foi la em 2018 com alguns daqueles livretos das obras de Senêca dentre eles destaco o 'Sobre a brevidade da vida" que na minha opinião é um excelente alerta de 'memento mori' ou simplesmente uma reflexão direta e, por vezes, sincera demais em seu conteúdo sobre quão "simples" e efêmeras as coisas da vida são. Na minha visão é o tipo de abordagem simples que já dá para aplicarmos na vida em qualquer área dela, inclusive nos investimentos e como avaliamos ativos. Resumindo o raiocínio (dando leve spoiler do conteúdo das obras que citei) até onde o hype de alguma tecnologia/ tendência vai se sustentar perante os próximos anos e mudança de ideiais (em sua maioria superficiais) que a sociedade vai passar. Enfim acho que divaguei até demias, mas recomendo qualquer um que esteja começando por linhas filosóficas explorar a linha estoica antes de entrar em viagens mais profundas. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erick Ferreira Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho Atualmente estou lendo um livro chamado "Epicteto", do autor Jean Joel-Duhot. Muito Bom! Indico fortemente. Ele faz uma recapitulação histórica bem interessante do Estoicismo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Author Compartilhar Postado 23 de Julho Um amigo meu lê muito Schopenhauer. Nada contra quem goste mais eu não senti muita firmeza. Me parece ser algo muito mais dramático e poético do que algo sustentável dentro de embasamentos filosóficos. Na minha confraria tem um carinha que manja bastante de Sócrates. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erick Ferreira Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho De Schopenhauer só li "Como vencer um debate sem ter razão" ou algo assim. Há uns 10 anos atrás rsrsrs Me pareceu mais irônico do que qualquer outra coisa. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho Gostaria de agregar um pouco a este post. Li e estou lendo livros do Ryan Holiday, como "O chamado da coragem" e o recém lançado "Disciplina é destino". Recomendo muito para quem quer estudar a filosofia estoica. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Author Compartilhar Postado 23 de Julho Até agora quem apareceu é super entusiasta do estoicismo Huhauha Será que temos mais colegas que gostam e/ou conhecem outras vertentes? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luís Felipe Frediani Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 2 horas atrás, Edison Paulini disse: Até agora quem apareceu é super entusiasta do estoicismo Huhauha Será que temos mais colegas que gostam e/ou conhecem outras vertentes? Se procurar certeza que vai sair algum entusiasta hardcore de alguma outra vertente, aqui tem de tudo hehe. Mas eu acho que o estoicismo acaba senod a mais fácil da gente encontrar poisé virou 'modinha' por conta de muito coach ficar falando sobre o tema além de ser uma literatura mais "palatável" pro leitor médio, principalmente quando se compara com outras vertentes. Se for apelar pra Nietzsche, Kant e aifns a viagem vai longe demais ( mas com devido conhecimento e interpretação são ótimas fontes de reflexões) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Author Compartilhar Postado 23 de Julho 20 minutes ago, Luís Felipe Frediani disse: Se procurar certeza que vai sair algum entusiasta hardcore de alguma outra vertente, aqui tem de tudo hehe. Mas eu acho que o estoicismo acaba senod a mais fácil da gente encontrar poisé virou 'modinha' por conta de muito coach ficar falando sobre o tema além de ser uma literatura mais "palatável" pro leitor médio, principalmente quando se compara com outras vertentes. Se for apelar pra Nietzsche, Kant e aifns a viagem vai longe demais ( mas com devido conhecimento e interpretação são ótimas fontes de reflexões) Rapaz, sério que estoicismo é modinha? Hauahhaua Juro por Deus que não sabia. Mas como eu detesto essas coisas de coach e não sigo nenhum, talvez seja por isso que eu nem soubesse 😅 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luís Felipe Frediani Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 1 minute ago, Edison Paulini disse: Rapaz, sério que estoicismo é modinha? Hauahhaua Juro por Deus que não sabia. Mas como eu detesto essas coisas de coach e não sigo nenhum, talvez seja por isso que eu nem soubesse 😅 Também não acompanho algum em específico, mas tem coisa que fura a bolha né kkkk Pelo menos alguma coisa boa estão pondo pro ter contato heheh 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Author Compartilhar Postado 23 de Julho 10 minutes ago, Luís Felipe Frediani disse: Também não acompanho algum em específico, mas tem coisa que fura a bolha né kkkk Pelo menos alguma coisa boa estão pondo pro ter contato heheh Hauahhahau verdade Serviram pra algo de fato útil 😂 Mas fora esse papo de coach, tem fundamento mesmo que o estoicismo é deveras fácil a compreensão e até mesmo a aplicação de algumas coisas. Eu acho legal, tem uma abordagem que eu vejo como sutil e exercita o raciocínio principalmente para o interior. Como comentei lá em cima, vai muito de encontro com muita coisa que acredito e minha maneira pensar e enxergar o mundo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erick Ferreira Postado 24 de Julho Compartilhar Postado 24 de Julho Sobrou pouca coisa escrita do estoicismo, então muito do que se tem atualmente é a pessoa falando insights e colocando na conta do estoicismo [minha opinião apenas rsrsrs] 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Cruz Wottrich Postado 24 de Julho Compartilhar Postado 24 de Julho Dando meus cents aqui no tópico. Não cheguei a ler muitos livros sobre e acredito que não tenha como opinar, mas gosto bastante de ver os vídeos do Professor Clovis de Barros Filho e comprei o livro dele "A Felicidade é Inútil", que acredito que também defenda opiniões voltadas ao estoicismo hehe 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 24 de Julho Author Compartilhar Postado 24 de Julho 2 horas atrás, Lucas Cruz Wottrich disse: Dando meus cents aqui no tópico. Não cheguei a ler muitos livros sobre e acredito que não tenha como opinar, mas gosto bastante de ver os vídeos do Professor Clovis de Barros Filho e comprei o livro dele "A Felicidade é Inútil", que acredito que também defenda opiniões voltadas ao estoicismo hehe O professor Clóvis é sensacional! Tive o prazer de conhecer ele pessoalmente. Adoro o jeitão nem humorado (as vezes de humor ácido) que ele tem pra ensinar e fazer a gente pensar. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 25 de Julho Compartilhar Postado 25 de Julho On 22/07/2024 at 21:37, Edison Paulini disse: Como comentado na live de hoje, eis aqui um tópico para quem é entusiasta, curioso, estudioso e similares deste tema. Começando com uma contribuição, venho lendo e estudando sobre filosofia estóica. Um tema que me chamou muito a atenção, que tem princípios que vão de encontro com os meus e enriquece muito em reflexões pessoais. Muito difícil de aplicar tudo hoje em dia mas sou da opinião que o pouco é melhor que nada quando falamos de nossas melhorias internas e íntimas. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 25 de Julho Compartilhar Postado 25 de Julho On 24/07/2024 at 12:38, Edison Paulini disse: O professor Clóvis é sensacional! Tive o prazer de conhecer ele pessoalmente. Adoro o jeitão nem humorado (as vezes de humor ácido) que ele tem pra ensinar e fazer a gente pensar. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts