Jump to content
  • 0

Devo ter empresas do mesmo setor na carteira?


Pergunta

Boa noite, pessoal.

Estou no final do módulo 6. E já entendi que quanto menor a dependência de uma empresa a outra, melhor. Mas gostaria de entender até onde isso vai.

Por exemplo, se eu tenho Alphabet na carteira, necessariamente não posso ter uma concorrente na carteira como Meta?
Extendo a pergunta ao mercado Brasileiro, o setor bancário é perene, se eu tenho um Itau na carteira, posso ter Bradesco também?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Jonathan Rodrigues Cardoso disse:

Boa noite, pessoal.

Estou no final do módulo 6. E já entendi que quanto menor a dependência de uma empresa a outra, melhor. Mas gostaria de entender até onde isso vai.

Por exemplo, se eu tenho Alphabet na carteira, necessariamente não posso ter uma concorrente na carteira como Meta?
Extendo a pergunta ao mercado Brasileiro, o setor bancário é perene, se eu tenho um Itau na carteira, posso ter Bradesco também?

Bom dia @Jonathan Rodrigues Cardoso. Quando escolhemos 2 ou mais empresas do mesmo setor temos que levar alguns aspectos em consideração. O primeiro deles seria a fatia de marketshare de cada empresa. Se temos um determinado setor com uma media de crescimento de 10%, para uma empresa performar acima da media ela necessariamente esta tomando o marketshare de outra empresa do setor. Neste caso, se voce escolher 2 empresas e uma delas se mostrar extremamente superior setorialmente pode ser que o crescimento dela reflita ou em um crescimento menor ou até mesmo em uma perda de lucratividade da outra, fazendo com que o seu ganho seja reduzido

Um outro ponto a ser analisado seria a sua exposição setorial. Se voce colocar 10 empresas em carteira com uma media de exposição de 5% e colocar 3 empresas do mesmo setor voce teria uma exposição setorial de 15% frente aos demais setores que seria de 5%. Desta forma caso algo acontença setorialmente, devido a sua exposição maior a sua carteira pode ser impactada de uma forma mais significativa, ja que, o objetivo da diversificação seria exatamente mitigar os riscos não sistematicos que seriam os riscos relacionados a uma empresa, um setor, uma classe de ativo ou mesmo de um país.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...