Jump to content
  • 0

Amortização CRI / CRA


Lucas Dosso Brunelli

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
42 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, fui fazer minha primeira compra em um CRA e na corretora aparece o valor mínimo, rentabilidade, juros e amortização. 

No caso tinha um lá com Juros Semestral (recebo o rendimento mensalmente) e Amortização era mensal tb, o que seria essa amortização?

@Lucas Dosso Brunelli alguns títulos de Renda Fixa, como CRI/CRA, possuem pagamentos periódicos, que podem ser parte dos juros e/ou amortização, que seria o pagamento de parte do valor aportado. Em todos eles você vai encontrar nos documentos da emissão do título um calendário com as datas destes pagamentos.

Vale sempre lembrar que estes títulos não têm cobertura do FGC, portanto são mais arriscados e se derem default, você perde o dinheiro.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/07/2024 at 12:01, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Lucas!

Apenas complementando a resposta do @Flavio Prado.

Pense na amortização como uma antecipação do valor aplicado. Vamos supor que você aporte R$1000 no título. Podemos dizer a grosso modo que você emprestou R$1000. A diferença é que na maioria dos títulos você recebe este valor de volta acrescidodos juros no vencimento do título. A amortização é você receber parte destes R$1000 periodicamente.

Já os pagamentos de juros são referentes a rentabilidade obtida. Mesmo raciocínio acima. Ao invés de receber de uma única vez os juros obtidos no vencimento, periodicamente você receberá os valores.

 

Espero que complemente!

Boa tarde @Edison Paulini. Também tive a mesma dúvida do @Lucas Dosso Brunelli. Acredito que entendi a sua explicação, mas se não, desculpe-me meu raciocínio de leigo, então me confirma se o entendimento é esse, rsss: Exemplo hipotético: Um CRI com Taxa trimestral e amortização anual, destes 1000,00 quer dizer que: A cada 03 meses receberei os pagamentos dos juros compostos de 1000. Então no final de um ano, estarei com os mesmos 1000,00 e receberei uma amortização de 100,00 por ano. No ano 2, iniciarei com 900,00, recebendo no próximo trimestre juros sobre este último valor e assim sucessivamente até o vencimento, seria isto?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Vinicius Zacarias Madela disse:

Exato.

O que vc investiu é o "valor principal".

Taxa é a remuneração (juros) sobre o valor principal. 

Amortização é a devolução antecipada de parte do valor principal. 

A ideia é basicamente a empresa chegar ao vencimento sem dever nada pra você.

Obrigado @Vinicius Zacarias Madela. Estava nessa linha de pensamento, mas precisava desse "empurrão" para ter certeza.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Fabiano Guerra Andreatta disse:

Boa tarde @Edison Paulini. Também tive a mesma dúvida do @Lucas Dosso Brunelli. Acredito que entendi a sua explicação, mas se não, desculpe-me meu raciocínio de leigo, então me confirma se o entendimento é esse, rsss: Exemplo hipotético: Um CRI com Taxa trimestral e amortização anual, destes 1000,00 quer dizer que: A cada 03 meses receberei os pagamentos dos juros compostos de 1000. Então no final de um ano, estarei com os mesmos 1000,00 e receberei uma amortização de 100,00 por ano. No ano 2, iniciarei com 900,00, recebendo no próximo trimestre juros sobre este último valor e assim sucessivamente até o vencimento, seria isto?

Boa noite @Fabiano Guerra Andreatta !

Apenas reafirmando que seu raciocínio está correto assim como indicado pelo amigo @Vinicius Zacarias Madela.

E dando um pequeno complemento ao tema, os CRIs e CRAs em seus termos indicam como e quando serão feitos os pagamentos tanto de juros como de amortizações se houver. Eles dispõem direitinho informando as taxas, as datas que ocorrerão tanto os pagamentos como as amortizações e também os valores que serão devolvidos gradativamente.

 

Espero que agregue um pouco mais ao tema!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Isso de amortização não me parece ser legal né...afinal, se colocou o dinheiro ali, é porque só quer ver ele de volta com rentabilidade...

Até mesmo o fato de receber os juros antecipadamente, não atrapalha o efeito dos juros compostos? Imagino que isso só seja legal na fase de viver de renda

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Isso de amortização não me parece ser legal né...afinal, se colocou o dinheiro ali, é porque só quer ver ele de volta com rentabilidade...

Até mesmo o fato de receber os juros antecipadamente, não atrapalha o efeito dos juros compostos? Imagino que isso só seja legal na fase de viver de renda

Você está correto, Nelson.

Na fase de acúmulo de patrimônio existe o risco do reinvestimento. Para que os juros compostos continuem trabalhando em títulos assim com pagamentos de juros periódicos, cabe ao investir estes valores recebidos, semelhante ao que fazemos quando reinvestimos proventos de renda variável. 

Acontece que na renda fixa falando especificamente dos CRIs e CRAs, idealmente seria bom que reinvestíssemos em um título pagando a mesma rentabilidade. O X da questão é conseguir isso dado que a oferta muda praticamente todo dia. Até podemos achar um título que pague uma rentabilidade maior bem um que pague menor também o que dá aquela desacelerada nos juros compostos.

Na minha opinião só vale a pena correr este tipo de risco estando fora dos limites do FGC ou como você bem comentou de estar na fase de viver de renda somado a outros títulos que paguem cupons de juros até mais seguros como os títulos do tesouro que vejo como muito bons para essa fase por conta da previsibilidade.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então se a amortização vai te devolvendo parte do valor inicial aplicado, significa que os juros também vão ficando menores conforme a amortização vai ocorrendo? Ou seja, se apliquei 1.000,00 inicialmente e os juros incidiram em cima desse valor...quando esse valor estiver em 900,00, os juros vão incidir em cima de 900,00 e assim sucessivamente?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leidiane Fernandes disse:

Então se a amortização vai te devolvendo parte do valor inicial aplicado, significa que os juros também vão ficando menores conforme a amortização vai ocorrendo? Ou seja, se apliquei 1.000,00 inicialmente e os juros incidiram em cima desse valor...quando esse valor estiver em 900,00, os juros vão incidir em cima de 900,00 e assim sucessivamente?

Boa tarde, @Leidiane Fernandes !

Sim, em casos de títulos que possuem a amortização seria exatamente essa linha seguida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...