Jump to content
  • 0

Aportes e amortização de financiamento imobiliário


Ricardo Lopes De Abreu

Pergunta

Boa tarde!

Tenho um financiamento imobiliário e pretendo quitá-lo o mais breve possível, amortizando as parcelas, seguindo as orientações passadas aqui no curso. Sendo assim, todo mês pego metade do valor que é destinado a minha liberdade financeira (R$ 2.000,00) e amortizo as prestações (reduzindo prazo). A outra metade do valor (R$ 2.000,00) faço os aportes nos meus ativos. Ao longo do ano, surgem valores adicionais esporádicos, a cada 4 meses, em média, (R$ 10.000,00; R$ 7.000,00; R$ 4.000,00...). Pergunta: quando surgirem esses valores, utilizo-os, na sua totalidade, para amortizar as prestações do imóvel ou devo agir da mesma forma que costumo mensalmente (metade do valor amortização e a outra metade aportes)?

 

Grato,

 

Ricardo Abreu

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
24 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Boa tarde!

Tenho um financiamento imobiliário e pretendo quitá-lo o mais breve possível, amortizando as parcelas, seguindo as orientações passadas aqui no curso. Sendo assim, todo mês pego metade do valor que é destinado a minha liberdade financeira (R$ 2.000,00) e amortizo as prestações (reduzindo prazo). A outra metade do valor (R$ 2.000,00) faço os aportes nos meus ativos. Ao longo do ano, surgem valores adicionais esporádicos, a cada 4 meses, em média, (R$ 10.000,00; R$ 7.000,00; R$ 4.000,00...). Pergunta: quando surgirem esses valores, utilizo-os, na sua totalidade, para amortizar as prestações do imóvel ou devo agir da mesma forma que costumo mensalmente (metade do valor amortização e a outra metade aportes)?

 

Grato,

 

Ricardo Abreu

 

Boa tarde, Ricardo!

Acredito que vá depender mais de seu objetivo. A casa financiada é sua moradia? Se sim, penso que vale mais a pena quitar logo para você ter o lugar para chamar de seu com segurança. Independente de CET neste caso, trazer tranquilidade para você seria o melhor ainda mais em casos quando a pessoa tem família, filhos. Ter tranquilidade e deitar tranquilo a noite é o melhor. Eu daria prioridade nisso

Caso não seja este seu caso, vale a pena pensar em fazer aportes mais gordinhos para a liberdade financeira podendo ser dividindo os valores como comentou.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estava com essa mesma dúvida.

Matematicamente falando, faria mais sentido para mim amortizar, visto que minha taxa de juro não é tão alta e espero conseguir rendimentos maiores ao longo dos anos.

Mas optei por amortizar para ter exatamente essa sensação de 'finalmente, a casa é minha'.

Até agora não me arrependi, mas essa é uma decisão totalmente pessoal.

  

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...