Jump to content

Alguém conhece CDCA?


Recommended Posts

Olá investidores, um CDCA emitido por um grande banco com pagamento de juros mensais (a ideia é gerar uma renda mensal mesmo) tendo uma taxa pré-fixada de 12,62% ao ano e vencimento em 10 anos seria um bom negócio?

CDCAs são isentos de iof e de ir o que é ótimo. A taxa não está ruim, principalmente se pensarmos em possíveis cortes de juros nos próximos 10 anos, mas eu não gosto de "prender" o dinheiro por tanto tempo. Coloquei prender entre aspas pois na verdade posso resgatar o dinheiro, mas sem garantia do valor, pois o título sofre de marcação a mercado.

Eu teria cerca de 1,05% de rendimento mensal, como uma renda fixa, garantido por 10 anos, o que me parece bom até demais, daí minha dúvida.

Eu não conheço bem e achei pouco material na internet sobre os CDCAs, por isso vim pedir ajuda aqui! HELP! ;)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Eliane Cunha disse:

Olá investidores, um CDCA emitido por um grande banco com pagamento de juros mensais (a ideia é gerar uma renda mensal mesmo) tendo uma taxa pré-fixada de 12,62% ao ano e vencimento em 10 anos seria um bom negócio?

CDCAs são isentos de iof e de ir o que é ótimo. A taxa não está ruim, principalmente se pensarmos em possíveis cortes de juros nos próximos 10 anos, mas eu não gosto de "prender" o dinheiro por tanto tempo. Coloquei prender entre aspas pois na verdade posso resgatar o dinheiro, mas sem garantia do valor, pois o título sofre de marcação a mercado.

Eu teria cerca de 1,05% de rendimento mensal, como uma renda fixa, garantido por 10 anos, o que me parece bom até demais, daí minha dúvida.

Eu não conheço bem e achei pouco material na internet sobre os CDCAs, por isso vim pedir ajuda aqui! HELP! ;)

Bom dia @Eliane Cunha

CDCA é um título de crédito nominativo, de livre negociação, que pode ser emitido por cooperativas rurais, produtores ou empresas ligadas à produção agropecuária, originando negócios entre estes e terceiros, inclusive financiamentos e empréstimos. Esse título foi criado pelo governo federal a partir da Lei Federal nº 11.076 no final do ano de 2004 e está atrelado aos direitos creditórios relacionados a todos negócios da cadeia produtiva do agronegócio.

Em relação ao investimento que voce citou temos que fazer algumas considerações. CDCA não possuem garantia do FGC. Alem disso, titulos prefixados possuem o risco de mercado. Como travamos nossa taxa, se a selic ou mesmo a inflação disparar estaremos tendo ganhos menores relacionados ao cenario vigente. Desta forma eu particularmente não gosto de ter titulos prefixados com prazos tão longos

Alem disso, temos titulos bancarios hoje com vencimentos entre 4 a 5 anos pagando em torno de 14% com garantia do FGC. 

Veja se estas observações atendem suas duvidas. Caso alguma se mantenha poste aqui para podermos auxiliar

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada Adriano.

Perfeito, concordo com vc 100%.

A ideia de ganhos garantidos de 1,05% ao mês com isenção de iof e ir é muito boa, mas o prazo é longo demais, e fazendo alguns cálculos, vi que a perda por conta da inflação em 10 anos acabaria fazendo o investimento se perder. Sem dúvida há opções melhores ;)

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...