Jump to content
  • 0

Análise e sugestões sobre minha carteira


Guilherme Menezes

Pergunta

Boa tarde galera, montei minha carteira de ações brasileiras e gostaria da opinião de vocês...
Atualmente, ela está assim:

  • BPAC3 (BTG Pactual) - Financeiro (Banco)
  • B3SA3 (B3) - Financeiro
  • WEGE3 (Weg)- Motores elétricos
  • EGIE3 (Engie)- Energia
  • BBSE3 (BB Seguridade)- Seguros
  • KLBN3 (Klabin) - Papel e celulose
  • VIVA3 (Vivara) - Varejo de jóias

Sinto que ela está bem conservadora, então gostaria de saber se aportando 2,4k por mês eu ainda teria que tomar um pouco mais de risco em Small Caps. Tenho 29 anos e pretendo me aposentar com uns 45 anos. Atualmente 70k de patrimônio.

Muito obrigado, galera!

Editado por Guilherme Menezes
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
9 horas atrás, Guilherme Menezes disse:

Boa tarde, @Adriano Umemura. Cara, atualmente defini minhas metas no diagrama para 40% Ações Nacionais, 15% Ações Internacionais, 30% em Renda Fixa, 10% em FII's e 5% em cripto. Aumentei um pouco o percentual das Ações Nacionais no diagrama porque também estou aportando numa previdência privada PGBL para abater no IR, o que acaba pesando mais para a Renda Fixa no patrimônio geral.

Como o objetivo principal da previdencia seria o beneficio fiscal e não conseguimos ter influencia na gestão do fundo, eu não consideraria ela como parte da carteira.

10 horas atrás, Guilherme Menezes disse:

Em relação ao BTG ser mais um banco de investimentos, o escolhi justamente por ser um banco que está em crescimento no segmento de varejo alta renda, onde acredito que ele ainda tem muito potencial para crescimento... Mas para entender seu ponto, qual seria a vantagem de escolher um banco comercial? Por conta do BTG ser mais focado em investimentos ele teria pouca correlação com os bancos tradicionais? Seria isso?

A correlação existe, da mesma forma quando colocamos uma geradora e transmissora de energia eletrica. Mas na minha opinião vejo um foco um pouco diferente entre a operação do BTG e dos demais bancos comerciais, o que poderia justificar ter um elemento de cada na carteira.

10 horas atrás, Guilherme Menezes disse:

Por último, voltando a questão do risco, sei que essa carteira está bem conservadora, pois até agora só tenho a VIVA3 no topo. Seria o caso de me expor a mais Small Caps ou investindo nessas empresas estabelecidas já estou assumindo um risco suficiente para obter um resultado superior ao de 8% ao ano? (Que entendo ser a previsão "pessimista" de rendimento da carteira).

Eu não vejo problema relacionado a rentabilidade esperada tendo uma carteira com empresas solidas e consolidadas. A opção em colocar algumas empresas com maior potencial de crescimento teria na minha opinião uma relação maior com o apetite a risco de cada investidor.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
8 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Nesse caso das small caps, o que acham sobre o ETF Smal11?

Acho que em alguma live, eu vi um aluno questionar sobre esse ETF, na questao da valorização das empresas pequenas, ir crescendo para media / grande dentro desse etf.

 

Por exemplo, se uma empresa esta nesse ETF, e ela valoriza muito, ela acaba saindo do ETF por nao se tratar mais de uma Small caps, com isso nunca teremos um rendimento grande, pois as empresas que estariam subindo muito, sairiam do ETF. Faz sentido isso?

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Quando decidimos investir via etfs temos que ter em mente que teremos uma media relacionada a cesta de empresas que a compoem. Em relação a sua observação, pode acontecer de uma empresa passar a performar bem sair do indice, dependendo da metodologia de composição do etf

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/08/2024 at 08:16, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Guilherme Menezes. Qual o percentual de ações frente a sua carteira e qual o horizonte de tempo até voce usufruir do seu patrimonio?

Dependendo das respostas acima voce poderia tambem adicionar o setor de agua e saneamento e um banco comercial, ja que o BTG é um banco mais caracterizado como banco de investimentos. Como o setor de energia eletrica se divide em basicamente 3 subsetores e a Engie tem um foco mais voltado a geração, pode fazer sentido tambem colocar uma transmissora de energia na carteira.

Boa tarde, @Adriano Umemura. Cara, atualmente defini minhas metas no diagrama para 40% Ações Nacionais, 15% Ações Internacionais, 30% em Renda Fixa, 10% em FII's e 5% em cripto. Aumentei um pouco o percentual das Ações Nacionais no diagrama porque também estou aportando numa previdência privada PGBL para abater no IR, o que acaba pesando mais para a Renda Fixa no patrimônio geral.

Quanto ao horizonte de tempo, pretendo me aposentar daqui a no máximo 20 anos...

Em relação ao BTG ser mais um banco de investimentos, o escolhi justamente por ser um banco que está em crescimento no segmento de varejo alta renda, onde acredito que ele ainda tem muito potencial para crescimento... Mas para entender seu ponto, qual seria a vantagem de escolher um banco comercial? Por conta do BTG ser mais focado em investimentos ele teria pouca correlação com os bancos tradicionais? Seria isso?

Quanto às suas sugestões de setor, vou pesquisar sobre as empresas!

Por último, voltando a questão do risco, sei que essa carteira está bem conservadora, pois até agora só tenho a VIVA3 no topo. Seria o caso de me expor a mais Small Caps ou investindo nessas empresas estabelecidas já estou assumindo um risco suficiente para obter um resultado superior ao de 8% ao ano? (Que entendo ser a previsão "pessimista" de rendimento da carteira).

Muito obrigado pelas suas contribuições!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Nesse caso das small caps, o que acham sobre o ETF Smal11?

Acho que em alguma live, eu vi um aluno questionar sobre esse ETF, na questao da valorização das empresas pequenas, ir crescendo para media / grande dentro desse etf.

 

Por exemplo, se uma empresa esta nesse ETF, e ela valoriza muito, ela acaba saindo do ETF por nao se tratar mais de uma Small caps, com isso nunca teremos um rendimento grande, pois as empresas que estariam subindo muito, sairiam do ETF. Faz sentido isso?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...