Jump to content
  • 1

Exposição da Carteira (Completa)


Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Olá! Seguindo a idéia do @Edison Paulini, vou trazer aqui minha carteira para sugestões, estudos e troca de informação.

Primeiramente...

Começar pela forma que distribuo na Carteira!

Investimentos Internacionais: 10%
Ações Brasileiras: 40%
Fundos Imobiliários: 15%
Criptomoedas: 5%
Renda Fixa: 30%

Observações:

Planejo aumentar com o tempo a % de investimentos internacionais para 15 ou 20%.

Como são o tipo de ativo mais recente que comecei a aportar, achei complicado definir uma % maior, que me faria aportar quase que exclusivamente nisso nos próximos meses. Achei melhor ir subindo aos poucos. Daí planejo diminuir a % de ações brasileiras para isso.

Minha reserva de valor será totalmente por criptomoedas.

Agora, entrando nos detalhes de cada tipo...

Ações Brasileiras:

BBAS3, ITUB4  - Bancos

PSSA3  - Seguradora 

SAPR3, CSMG3 - Saneamento

EGIE3 e TRPL4 - Energia Elétrica. Uma Geradora e outra Transmissão

VALE3 - Mineração

GOAU4 - Siderúrgica 

PETR4 - Petróleo, Gás e Biocombustíveis

SLCE3 - Agronegócio

WEGE3 - Bens Industriais.

FLRY3 - Saúde

VIVA3 - Consumo Cíclico

Observações:

1 = A ordem das empresas não é a toa. Apesar de cada uma ter sua nota no Diagrama, as que estão no topo possuem mais exposição na carteira do que as debaixo, seguindo a ideia da pirâmide invertida. Utilizei critérios de setores que considero mais perenes e dando uma priorizada em ações que já possuem um perfil mais previdenciário...

2 = Tem algumas ações congeladas de antes de eu ter feito o curso. A critério de curiosidade e possíveis comentários:

BBDC4
RAIZ4
ELET6
CMIG4
VIVT3    
ABEV3
CXSE3

PS:  Sigo acompanhando todas...e gosto delas. Complicado desapegar...rs

Fundos Imobiliários:

HGLG11, GGRC11, XPLG11, HSLG11 = Segmento de Logística.
RECT11, BRCR11, TRXF11, GARE11, NEWL11, RZTR11 = Híbrido
VISC11 = Shopping
GTWR11 = Laje Coorporativa.

Observação:

1 = Diversificado acho que estou, quanto a qualidade dos ativos...não sei dizer. FIIs são tão simples de analisar na teoria que as vezes confundem por isso. Únicos que não são aparentemente muito bons, eu diria, são RECT11 e BRCR11...mas os escolhi porque na análise dos relatórios e considerando os ativos que possuem, vejo um bom potencial de recuperação.


Investimentos Internacionais:

ETF de REITs: VNQ

Stocks (com a % que busco distribuir na carteira):

Apple (AAPL): 18%
Amazon (AMZN): 18%
Microsoft (MSFT): 18%
Alphabet (GOOGL): 12%
Meta (META): 12%
Tesla (TSLA): 7%
Johnson & Johnson (JNJ): 5%
Procter & Gamble (PG): 5%
JPMorgan Chase (JPM): 5%
NVIDIA (NVDA): 5%

Observações:

1 = Um pouco frustrado porque sinto que cheguei num momento em que essas grandes empresas, por mais que ainda tenham potencial, já estão muito esticadas. Se deu bem quem investiu nos últimos anos mesmo rs

2 = Considero a hipótese de adicionar ETFs que não me deixem correlacionado com os Stocks que já possuo, mas é difícil...aceito sugestões. rs

Criptomoedas:

Sem segredo assim, focando só no Bitcoin e buscando seguir a dica de Raul de comprar sempre nos momentos de "FEAR" do mercado, segundo o site que ele indica.

Renda Fixa:

Criando uma reserva de oportunidade no Tesouro Direto. Mas essa é a menor parte.

No mais, investindo nas melhores opções de IPCA+ ou % ao Ano. Quase sempre CRIs ou CRAs pela AUVP Capital. 

FIM!
____________________________________________________________________________________

Valeu pela paciência de quem leu tudo. Aguardo críticas, sugestões, troca de ideias e estratégias!

Fala Nelson, qual sua idade e objetivos para a carteira ?

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Dando um UP aqui pra avisar as atualizações recentes:

Adicionei 2 FIAGROS na carteira de FIIs: RURA11 e XPCA11. Como eu não tinha papel...e essas 2 também se enquadram como papel, achei uma boa forma de diversificar mais. Agora já são 14 fundos. Falta só 1 pra ficar "rendondo", mas ainda não decidi.

Também passei a investir num ETF de Renda Fixa americano pra dar uma diversificada melhor na minha carteira internacional. Aumentando a % em REITs também pra ficar menos exposto a STOCKS.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...