Jump to content
  • 0

COMPRA DE ATIVOS - CDB


Ricardo Lopes De Abreu

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
2 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Bom dia! O que significa o termo "este é um produto negociado no mercado secundário"? É confiável??

 

Grato,

 

Ricardo Abreu

Bom dia, Ricardo!

Na prática para quem compra títulos do mercado secundário na renda fixa não muda nada.

O que acontece é que o título de mercado secundário é um título que está sendo vendido antes da data do vencimento por algum outro investidor que comprou o título e por algum motivo está se desfazendo dele.

Para quem compra você terá a taxa sendo oferecida, vencimento, contagem de IR regressivo, tudo normal como se estivesse comprando um título de emissão primária, ou seja, um título sendo oferecido diretamente pela corretora ou emissor.

 

A coisa muda mais para quem está vendendo o título antecipadamente onde há uma burocracia mas que não reflete para quem compra.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
11 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Bom dia! O que significa o termo "este é um produto negociado no mercado secundário"? É confiável??

 

Grato,

 

Ricardo Abreu

@Ricardo Lopes De Abreu como disse o @Edison Paulini, para quem está comprando não há diferença entre o título que está sendo ofertado pela primeira vez ou um título do mercado secundário. Basicamente a diferença é para quem vai o dinheiro de quem está comprando. No mercado primário o dinheiro está indo para o emissor do título, e no mercado secundário o dinheiro está indo para o investidor que estava com o título e colocou à venda.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Ricardo!

Na prática para quem compra títulos do mercado secundário na renda fixa não muda nada.

O que acontece é que o título de mercado secundário é um título que está sendo vendido antes da data do vencimento por algum outro investidor que comprou o título e por algum motivo está se desfazendo dele.

Para quem compra você terá a taxa sendo oferecida, vencimento, contagem de IR regressivo, tudo normal como se estivesse comprando um título de emissão primária, ou seja, um título sendo oferecido diretamente pela corretora ou emissor.

 

A coisa muda mais para quem está vendendo o título antecipadamente onde há uma burocracia mas que não reflete para quem compra.

 

Espero que ajude!

Muito obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/08/2024 at 10:35, Flavio Prado disse:

@Ricardo Lopes De Abreu como disse o @Edison Paulini, para quem está comprando não há diferença entre o título que está sendo ofertado pela primeira vez ou um título do mercado secundário. Basicamente a diferença é para quem vai o dinheiro de quem está comprando. No mercado primário o dinheiro está indo para o emissor do título, e no mercado secundário o dinheiro está indo para o investidor que estava com o título e colocou à venda.

bom dia.

Ainda nao estou comprando nada , somente exercitando as analises e me familiarizando com as plataformas.

Estou olhando o mercado secundario e tem alguns que parecem atrativos. MAs pelo o que eu entendi da sua resposta eles nao sao tao atrativos assim.


Entao seria besteira comprar um titulo de mercado secundario com vencimento para 9 dias , pois a taxa de iof ainda seria muito alta. 70% de iof em 9 dias.

Entao eu estaria comprando um titulo secundario mas com regra de primario .Com as taxas e prazos de iof e ir no maximo.

Editado por Marco RL
correcao de digitacao.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marco RL disse:

Estou olhando o mercado secundario e tem alguns que parecem atrativos. MAs pelo o que eu entendi da sua resposta eles nao sao tao atrativos assim.

Boa tarde, Marco!

Essa afirmação não é corretora. Um título por ser do mercado secundário não quer dizer necessariamente que o título seja ruim ou não valha a pena.

Existem títulos sendo ofertados no mercado secundário que acabam tendo taxas mais atrativas do que no mercado primário. E recebemos normalmente a taxa rentabilidade contratada dentro do prazo adquirido.

A diferença que o Flávio comentou sobre para quem vai o dinheiro (para o emissor no caso de título primário e para um investidor no caso de título secundário) não faz diferença para o investidor que está adquirindo o título.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marco RL disse:

Estou olhando o mercado secundario e tem alguns que parecem atrativos. MAs pelo o que eu entendi da sua resposta eles nao sao tao atrativos assim.


Entao seria besteira comprar um titulo de mercado secundario com vencimento para 9 dias , pois a taxa de iof ainda seria muito alta. 70% de iof em 9 dias.

@Marco RL pelo contrário, o mercado secundário tem ótimas oportunidades. O que acontece é que não faz muito sentido pegar um título que vence em poucos dias. A não ser que você tenha um dinheiro para investir e que o uso dele será no curtíssimo prazo, então pode até valer estes de poucos dias.

E sim, se o vencimento for menor que 30 dias, terá o IOF.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/08/2024 at 13:03, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Marco!

Essa afirmação não é corretora. Um título por ser do mercado secundário não quer dizer necessariamente que o título seja ruim ou não valha a pena.

Existem títulos sendo ofertados no mercado secundário que acabam tendo taxas mais atrativas do que no mercado primário. E recebemos normalmente a taxa rentabilidade contratada dentro do prazo adquirido.

A diferença que o Flávio comentou sobre para quem vai o dinheiro (para o emissor no caso de título primário e para um investidor no caso de título secundário) não faz diferença para o investidor que está adquirindo o título.

Legal.
Fiz mais um round de pesquisas e tem uns titulos secundarios interessantes , que tem uns prazoz entree 100 e 200 dias.

 Hj mesmo peguei um de cbd de 120% do CDI pra 90 dias.
Achei interessante dentro de tudo o que eu consegui analisar e compreender.
Tinha um outro de um banco cconfiavel q estava pagando 13.95%AA pra 120 dias. Mas ele estava com um lastro pequeno , e quando eu cliquei pra comprar ja era. Ja nao estava mais disponivel. Nisso eu consegui perceber varias coisas em relacao a me preparar para setar os meus filtros pra agilizar nos futuros titulos. Estar preparado pra quando o mercado abrir as 10h da manha. hehehe
E eu ja poderia escanear quais sao os bancos bons pra eu entrar com esse filtro e nao perder tempo pesquisando o banco quando eu ver uma taxa atraente. E tambem criar um parametro do que eu estou interessado.
a partir de X% destes bancos especificos.
Consegui perceber que dentro do que eu consegui aprender da renda fixa CBD e LCs que é possivel ter uma boa rentabilidade comprando titulos secundarios com prazos de 3 e 6 meses restantes.

 

Eu estava ainda em duvida sobre sobre os com prazos de 8 dias.
Ontem me apareceu um com 14.3%AA pra 8 dias. Mas nao compensa por causa do iof.
Consegui entender.
agradeço.

 

Editado por Marco RL
complementacao de resposta/comentario
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marco RL disse:

Legal.
Fiz mais um round de pesquisas e tem uns titulos secundarios interessantes , que tem uns prazoz entree 100 e 200 dias.

 Hj mesmo peguei um de cbd de 120% do CDI pra 90 dias.
Achei interessante dentro de tudo o que eu consegui analisar e compreender.
Tinha um outro de um banco cconfiavel q estava pagando 13.95%AA pra 120 dias. Mas ele estava com um lastro pequeno , e quando eu cliquei pra comprar ja era. Ja nao estava mais disponivel. Nisso eu consegui perceber varias coisas em relacao a me preparar para setar os meus filtros pra agilizar nos futuros titulos. Estar preparado pra quando o mercado abrir as 10h da manha. hehehe
E eu ja poderia escanear quais sao os bancos bons pra eu entrar com esse filtro e nao perder tempo pesquisando o banco quando eu ver uma taxa atraente. E tambem criar um parametro do que eu estou interessado.
a partir de X% destes bancos especificos.
Consegui perceber que dentro do que eu consegui aprender da renda fixa CBD e LCs que é possivel ter uma boa rentabilidade comprando titulos secundarios com prazos de 3 e 6 meses restantes.

 

Eu estava ainda em duvida sobre sobre os com prazos de 8 dias.
Ontem me apareceu um com 14.3%AA pra 8 dias. Mas nao compensa por causa do iof.
Consegui entender.
agradeço.

 

Esses títulos muito curtinhos além do IOF também implica nas maiores alíquotas do IR. Eu entendo que não vale a pena sendo que o melhor seriam títulos um pouco mais longos para se aproveitar de ciclos do mercado travando boas taxas antecipadamente.

Claro que isso pode variar de acordo com os objetivos de cada investidor mas talvez seja um ponto a ser levado em consideração.

 

Quanto a dar uma olhada em bancos antes, acredito muito que ajuda. Realmente economiza um tempo para acertar um clique e comprar um bom título Huahuhauh

Uma coisa que facilita eventualmente é que como o limite de garantia do FGC é de até 4 instituições com R$250 mil cada, aqui por exemplo já tenho 3 instituições na carteira. Então normalmente já procuro títulos tendo estes emissores.

 

Se tiver mais dúvidas, só dizer!

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Esses títulos muito curtinhos além do IOF também implica nas maiores alíquotas do IR. Eu entendo que não vale a pena sendo que o melhor seriam títulos um pouco mais longos para se aproveitar de ciclos do mercado travando boas taxas antecipadamente.

Claro que isso pode variar de acordo com os objetivos de cada investidor mas talvez seja um ponto a ser levado em consideração.

 

Quanto a dar uma olhada em bancos antes, acredito muito que ajuda. Realmente economiza um tempo para acertar um clique e comprar um bom título Huahuhauh

Uma coisa que facilita eventualmente é que como o limite de garantia do FGC é de até 4 instituições com R$250 mil cada, aqui por exemplo já tenho 3 instituições na carteira. Então normalmente já procuro títulos tendo estes emissores.

 

Se tiver mais dúvidas, só dizer!

 

Sim , eu passei um tempo fazendo estas contas considerando o imposto de renda. Mas mesmo assim achei atraente pro meu caso. Eu fiz um exercicio aqui e calculei que em 4 rounds de titulos secundarios com taxa boa de 90 dias semelhante ao que eu comprei hoje,  eu chego no rendimento de um titulo de 1 ano.   Sem ter que imobilizar por muito tempo. Mesmo pagando o imposto de renda.  Acho assertivo experimentar,  aprendere ganhar confiança no processo do curso fazendo aportes em titulos mais curtos com retorno mais rapido. Eu acabo nao imobilizando meu $$ por muito tempo e achei o rendimento bem melhor que o tesouro selic. Preciso fazer alguma coisa com esse $$ em um curto prazo e ir experimentando e praticando até ter um pouco mais de certeza na metodologia e ganhar auto-confiança pra aplicar em titulos mais longos. E tem o tempo da curva de aprendizado com o conteudo dos modulos mais avancados do curso.MAs eu acho que pra esse segundo semestre esta otimo. É uma pratica , fazer as contas , ter certeza que a conta que eu fiz esta correta , e ir ganhando confiança. Imagina se eu imobilizo meu $$ num titulo mais longo e depois eu percebo que nao foi uma boa escolha. Enfim. Agradeço o retorno , esse curso realmente esta abrindo minha cabeça pra evoluir.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...