Jump to content
  • 0

Módulo 03 - Dúvida sobre Marcação a Mercado


Pergunta

Olá pessoa, tenho uma dúvida referente as duas aulas sobre marcação a mercado (Aula 07 parte 1 e aula 07 parte 2).

Primeira dúvida: É correto afirmar que eu obtive lucro em um titulo do tesouro (IPCA ou pré-fixado) quando no preço real dele está acima do preço teórico (a partir do gráfico que o site do tesouro direto disponibiliza) e eu lucro na venda desse título?

Segunda dúvida: Nos vídeos é citado um momento muito bom na venda de um ativo do tesouro que é quando o meu título está pagando atualmente o que ele deveria só pagar no final. A minha dúvida é, como eu sei que ele chegou neste ponto? Como eu sei que meu título atual, está rendendo o que ele deveria pagar no final?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Primeira dúvida: É correto afirmar que eu obtive lucro em um titulo do tesouro (IPCA ou pré-fixado) quando no preço real dele está acima do preço teórico (a partir do gráfico que o site do tesouro direto disponibiliza) e eu lucro na venda desse título?

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva você terá ganho com a marcação a mercado quando você olhar o gráfico do seu título na área logada do Portal do Tesouro Direto. Lá no portal você terá o PREÇO TEÓRICO (o valor que você aportou corrigido pela rentabilidade contratada no dia da compra) menor que o PREÇO REAL (preço a mercado do seu título).

Então sim, se o preço real estiver maior que o preço teórico, então você está com uma rentabilidade, naquele momento, maior que a rentabilidade contratada.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Segunda dúvida: Nos vídeos é citado um momento muito bom na venda de um ativo do tesouro que é quando o meu título está pagando atualmente o que ele deveria só pagar no final. A minha dúvida é, como eu sei que ele chegou neste ponto? Como eu sei que meu título atual, está rendendo o que ele deveria pagar no final?

Não é que o título hoje estará valendo mais que no vencimento. Não é bem isto. Olhando o gráfico entre preço teórico e preço real você verá que o preço real está pagando mais, então seria vantagem vendê-lo, no entanto é preciso levar em consideração é que só vale a pena vender se você tiver um outro título que vai lhe pagar no vencimento um valor maio que o valor que você receberia se ficasse com o título. Vou dar um exemplo com o Tesouro Prefixado que é mais fácil de entender.

Você comprou em 2022 1 título inteiro do Tesouro Pre 2030 e pagou nele R$350,00 (exemplo hipotético com valores hipotéticos). No vencimento em 2030 você receberá exatos R$1mil brutos (para o Tesouro Pré isto é real e verdadeiro, você sempre receberá R$1mil brutos no vencimento). Hoje você olha o seu título no Portal do Tesouro e o preço teórico está R$500,00 e o preço real está R$600,00. A sua análise será: com estes R$600,00 consigo um outro título que vencendo em 2030 vai me pagar mais que R$1mil?

Se a resposta for SIM, então valeria a pena vender, pois em 2030 você receberá mais que os R$1mil prometidos pelo Tesouro Pré.

Agora se a resposta for NÃO, então não vale a pena vender, pois mesmo ganhando hoje R$100,00 a mais, se você levar até o vencimento o Tesouro Pré você estará recebendo os R$1mil, portanto mais dinheiro que se tivesse vendido hoje mesmo estando R$100,00 a mais.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...