Jump to content

como absorver melhor o conteúdo estudado


Recommended Posts

3 minutes ago, Anderson Simões disse:

Pessoal gostaria muito de saber quais técnicas vocês usam para absover melhor o conteúdo das aulas, estou usando um caderno para anotar tudo que acho mais importante mas sinto que não consigo memorizar mesmo assim, sempre faço uma revisão no caderno antes de começar novas aulas.

Amigo, cada pessoa tem sua curva de aprendizado e métodos.

Eu mesmo funciono com caderno e caneta fazendo anotações e revisando, assim como você comentou.

Dicas que espero que te ajude:

- leia os e-books dos módulos. Eles são excelentes complementos;

- pesquise os temas que ainda sentir alguma dificuldade ou mesmo temas que já estão amis claro para você aqui na comunidade. As vezes a explicação de um tema já familiar mas com palavras diferentes e uma abordagem diferente de algum outro colega ou moderador pode ajudar a firmar o entendimento (funciona muito para mim também);

- recentemente vi aqui na comunidade o pessoal criando tópicos explicando aquilo que entendeu e pedindo para confirmar se o entendimento está correto. Aqui temos dois ganhos se você adotar este método que seria 1- uma das melhores maneiras de aprender é ensinando. Ou seja, disponha um conteúdo com suas palavras. Isso te forçará a pensar e a criar uma lógica de raciocínio para organizar todos os pontos de um tema aprendido. E 2- caso tenha alguma coisa que ainda falte ou esteja incorreto (lembrando que não há problema algum nisso) os colegas e moderadores ajudarão a corrigir ou lhe dar parabéns por estar no caminho certo;

- reassista as aulas quantas vezes forem necessárias;

 

 

Espero que te ajude de alguma maneira e bons estudos!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não anoto nada, mas talvez seria uma boa tecninca. Mas eu sempre tento colocar em prática o que é ensinado na aula. Eu não fico preso com os exemplos dado em aula, eu vejo com os valores atuais e comigo fazendo para ver se bate com o que foi falado em aula. 

Além disso, sempre que surge qualquer duvida eu revejo as aulas.

Outra coisa que tem me ajudado muuuuuuito é a comunidade. Poste suas perguntas aqui, e além disso veja o que os outros perguntaram, pq o que eles perguntam nem passou pela minha cabeça, e ai se torna uma pergunta minha também. Mas ai vem a galera e responde de um modo muito explicativo e detalhado. No fim das contas, você pega pra ler um tópico, surge dúvidas e no mesmo tópicos ja tem a resposta. Particularmente pra mim isso é muito bom.

Outra coisa que eu faço é: quando vejo uma dúvida eu tento responder pra mim, e ao ver a resposta eu vejo se estou certo ou errado, se estiver certo blz, mas se estiver errado ja tem alguem que comentou o modo certo e assim eu me corrijo. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Anderson Simões disse:

Pessoal gostaria muito de saber quais técnicas vocês usam para absover melhor o conteúdo das aulas, estou usando um caderno para anotar tudo que acho mais importante mas sinto que não consigo memorizar mesmo assim, sempre faço uma revisão no caderno antes de começar novas aulas.

Anderson, boa noite!

Eu também costumo anotar e em paralelo leio o e-book e faço anotações ali também, ou grifo aquilo que acho mais importante. Depois disso reviso as aulas e procuro explicar para mim mesma aquilo que anotei (como se tivesse dando uma aula) rs. É a forma que consigo assimilar. 

Eu aprendi que estudar, também dá trabalho rsrs

Espero ter ajudado!! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Anderson Simões disse:

Pessoal gostaria muito de saber quais técnicas vocês usam para absover melhor o conteúdo das aulas, estou usando um caderno para anotar tudo que acho mais importante mas sinto que não consigo memorizar mesmo assim, sempre faço uma revisão no caderno antes de começar novas aulas.

Existem várias técnicas para fixar.o conteúdo, o melhor é a prática 

O que aprendemos e não praticamos vai acabar sendo esquecido.

Vai analisar do jeito que foi ensinado, estudar as opções de renda fixa disponíveis, analisar empresas, se acostumar com os indicadores, é por aí

Não precisa decorar, nem memorizar as aulas, tem o material em PDF também.

Mas caso queira dar uma reforçada na memória, as técnicas visuais, como escrever, desenha, fazer mapas mentais,ajudam.

Pode fazer uma música com alguns conceitos, usando ritmos de músicas conhecidas, isso ajuda a que os dados não fujam tão facilmente da memória 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Debora Cortes disse:

Anderson, boa noite!

Eu também costumo anotar e em paralelo leio o e-book e faço anotações ali também, ou grifo aquilo que acho mais importante. Depois disso reviso as aulas e procuro explicar para mim mesma aquilo que anotei (como se tivesse dando uma aula) rs. É a forma que consigo assimilar. 

Eu aprendi que estudar, também dá trabalho rsrs

Espero ter ajudado!! 

hahaha, muito trabalho...

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Eu não anoto nada, mas talvez seria uma boa tecninca. Mas eu sempre tento colocar em prática o que é ensinado na aula. Eu não fico preso com os exemplos dado em aula, eu vejo com os valores atuais e comigo fazendo para ver se bate com o que foi falado em aula. 

Além disso, sempre que surge qualquer duvida eu revejo as aulas.

Outra coisa que tem me ajudado muuuuuuito é a comunidade. Poste suas perguntas aqui, e além disso veja o que os outros perguntaram, pq o que eles perguntam nem passou pela minha cabeça, e ai se torna uma pergunta minha também. Mas ai vem a galera e responde de um modo muito explicativo e detalhado. No fim das contas, você pega pra ler um tópico, surge dúvidas e no mesmo tópicos ja tem a resposta. Particularmente pra mim isso é muito bom.

Outra coisa que eu faço é: quando vejo uma dúvida eu tento responder pra mim, e ao ver a resposta eu vejo se estou certo ou errado, se estiver certo blz, mas se estiver errado ja tem alguem que comentou o modo certo e assim eu me corrijo. 

muito obrigado, acho que é isso que está faltando para mim, colocar em prática comigo mesmo, sair só teórico 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Existem várias técnicas para fixar.o conteúdo, o melhor é a prática 

O que aprendemos e não praticamos vai acabar sendo esquecido.

Vai analisar do jeito que foi ensinado, estudar as opções de renda fixa disponíveis, analisar empresas, se acostumar com os indicadores, é por aí

Não precisa decorar, nem memorizar as aulas, tem o material em PDF também.

Mas caso queira dar uma reforçada na memória, as técnicas visuais, como escrever, desenha, fazer mapas mentais,ajudam.

Pode fazer uma música com alguns conceitos, usando ritmos de músicas conhecidas, isso ajuda a que os dados não fujam tão facilmente da memória 

muito obrigado pelas dicas!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...