Jump to content
  • 0

ETF's de renda fixa na B3


Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
3 horas atrás, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Quais os mais interessantes ETF's de renda fixa pensando em reserva de emergência rentabilizando mais que 100% do CDI?
Opções que vi: LFTS11, FIXA11, IRFM11, JURO11, CDII11, KDIF11, DEBB11, BDIF11, IFRA11,...

Olá Ingrid,

É sempre bom ter em mente que reserva de emergência é exatamente para isso: emergências.

Significa dizer que o dinheiro deve estar facilmente disponível para acesso e uso assim que você precisar.

É por isso que a recomendação é deixar a reserva de emergência em poupança (desde que seja possível resgatar e utilizar imediatamente), ou na própria conta, ou mesmo até em casa, em espécie.

Em termos de rentabilidade, parte da reserva pode ficar no Tesouro Direto, lembrando que ele pode ser suspenso temporariamente e, em caso de emergência, não há muito o que fazer (além do horário de resgate, que é limitado).

Estou colocando estes pontos não como recomendação do que fazer, mas apenas para sua reflexão: como você vai resolver um problema do seu carro em uma sexta-feira à noite em uma cidade pequena se esse dinheiro estiver investido em um ETF?

Claro que não desejo isso, por óbvio, mas só estou indicando porque entendo que por mais tentador que seja colocar a reserva de emergência para render, talvez um ETF não seja tão recomendado assim.

Para mim, o máximo de rendimento que vou querer com parte (pequena) da minha reserva de emergência é em um CDB de liquidez diária - e olhe lá, porque nem sempre é possível resgatar durante o fim de semana.

Espero ter ajudado (mesmo não tendo respondido diretamente à sua pergunta)!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, pelo o que estive a ver, isso não são etf, boa parte deles são FI-INFRAS, inclusive tenho alguns em carteira, KDIF, BDIF E IFRA11, isso é renda variável. Esses fundos investem em debentures incentivadas mas as cotas flutuam como renda variável, logo não é nem um pouco recomendado para colocar a sua reserva de emergencia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Quais os mais interessantes ETF's de renda fixa pensando em reserva de emergência rentabilizando mais que 100% do CDI?
Opções que vi: LFTS11, FIXA11, IRFM11, JURO11, CDII11, KDIF11, DEBB11, BDIF11, IFRA11,...

@Ingrid Reizer Alves De Campos conforme falado pelos colegas, reserva de emergência não investimento e portanto rentabilidade não é o foco dela. A reserva de emergência precisa ter disponibilidade imediata. Qualquer título de renda variável não serve para ter a nossa reserva de emergência. 

Na situação ideal você teria parte em espécie em casa e parte na conta de um bancão. No mundo real, a sugestão é ter parte no Tesouro Selic, parte na conta do bancão e parte em espécie, porém sabemos que é difícil ver nosso dinheiro "parado", então o que normalmente vemos é deixar uns 50% no Tesouro Selic, a outra parte em um CDB de liquidez diária pagando 100% do CDI e com baixa automática na conta do bancão e um mês em espécie em casa.

Valem sempre lembrar que emergência não é somente perdermos a nossa renda, vai muito além disto.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...