Jump to content

Porque investir em ações para dividendo?


Recommended Posts

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

As pessoas que investem em ações com fins de dividendos pensam na ideia da possibilidade de quanto vão ganhar e qual seria a média desse valor para o ano. Exemplo: Vou investir em ações com o intuito de dividendos. Daí eu compro uma ação X (faço todas as avaliações prévias) e trabalho com a hipótese de que eu vá receber um valor Y. Essa empresa X me pagou 1.200,00 reais de dividendos em um ano, logo, tive uma renda mensal de 100,00. Daí você ajustaria suas compras com ações que pagam anualmente, semestralmente, trimestralmente e por ai vai e você teria uma carteira diversificada com pagamento de dividendos (lógico que elas poderiam fugir a regra em algum momento). De forma simplória, você teria que trabalhar com a hipótese de ganhar um valor X que dividido por 12 meses seria um valor igual ou próximo ao q você almeja. Claro que, dentro do que penso, tal estratégia é complicada pra quem não é organizado, pois vamos pensar que vc tem uma quantidade X de ações de uma empresa Y e ela te pagará no ano que vem uma única vez (dividendos anual) o valor de 24 mil. Isso te daria uma renda de 2 mil para cada ano (se você optasse por não reinvestir o dividendo), porém você não é organizado e gastou tudo no mesmo mês, dai complicou. Penso que por isso alguns preverem FII's que pagam mensalmente e não precisam (mais ou menos) se programar como na ideia das ações que citei. Mas eu teria ações suficientes pra isso? É daí que vem a ideia de reinvestir os dividendos e demais formas de ganho com ações até ter um número suficiente que dê um retorno bom. Exemplo é o Luiz Barsi que ganha milhões de proventos. Se ele ganhou apenas 3 vezes de dividendos em um ano, porém o valor foi de milhões, ele terá uma renda mensal satisfatória. Fiquei na dúvida se consegui ajudar ou não ahahahahah!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lai Cheng!
Investir em ações que pagam dividendos ou não, realmente vai depender do seu objetivo na construção da sua carteira. Se você quiser ter "fluxo de caixa" na sua mão, os dividendos irão te fornecer isso.
Ao investir em empresas, que pagam dividendos, independente de serem pagos uma ou mais vezes ao ano por cada empresa específica, estes podem ser maiores do que os dividendos pagos pelos FIIs, justamente pelo fato de as empresas não serem obrigadas a pagarem os dividendos mensalmente como nos FIIs são.
Além disso, tem tudo o que o Luiz Filho escreveu aí em cima que realmente está muito bem explicado.



Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, compensa investir em empresas que pagam dividendos. Esse é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer e sentir a emoção de ver seu patrimônio crescendo mês a mês, "especialmente se for nos FIIs". Tem empresas que distribui proventos, trimestral, semestral ou anualmente, e essa forma de pagamento periódico, é regular
Nenhuma empresa e obrigada a distribuir dividendos.
Empresas que pagam dividendos, são empresas que já cresceram muito, como por ex. Petrobráz e AmBev e pela grandiosidade delas, as mesmas já não tem como crescer tanto. Então a única forma dos acionistas terem retorno em seus investimentos e através da distribuição de lucros Algumas empresas podem deixar de pagar os proventos em algum momento, por questões de crise para que elas possam manter a saúde financeira, e a única forma de fazer isso é, mantendo dinheiro em caixa. A final, proventos não são nada mais que os lucros distribuídos aos acionistas
Obs.: nesse caso é muito importante você reavaliar os fundamentos da empresa, pra ver se você deve continuar a investir na mesma ou não
Em geral, empresas que não pagam dividendos são empresas de pequena capitação, as chamadas small caps. Pois elas focam no crescimento e daí com essa visão, reinvestir os lucros o que é muito bom, pois elas tem uma \% de crescimento anual. E isso é maravilhoso, pois se a empresa crescer 30\% em um ano o teu pratrimônio também crescer 30\% Lai Cheng espero ter esclarecido tua dúvida

Link para compartilhar
Share on other sites

Lai Cheng esta questão de investir ou não em ações que pagam dividendos divide opiniões. Como você coloca, muitos canais focam em empresas pagadoras de dividendos, e para mim a empresa pagar ou não dividendos acaba não sendo o principal ao analisar uma empresa. Para mim o importante é ter empresas sólidas, perenes, que sejam diversificadas dentro da minha carteira e façam sentido na minha estratégia. Claro que “ver” entrando dinheiro de dividendos na conta todos os meses gera uma sensação ótima, porém precisamos lembrar que em nada muda o valor da empresa, pois o dinheiro estando no caixa da empresa ou estando na sua conta, o valor final continua sendo o mesmo. Por exemplo, uma padaria (exemplo que o Raul gosta de dar) tem 100 ações no mercado valendo R$10,00 cada. Então a empresa vale R$1.000,00. E a empresa tem R$100,00 em caixa, valor este que faz parte dos R$1.000,00, e a empresa distribui aos acionistas estes R$100,00, ou seja, R$1,00 por ação. Automaticamente a empresa passa a ser cotada a R$9,00 por ação e portanto a empresa vale R$900,00 e os acionistas têm em mãos R$100,00 totalizando os mesmos R$1.000,00. Ou seja, em nada muda o pagamento dos dividendos. Por outro lado, uma empresa que não paga dividendos, ou paga pouco em comparação a outras empresas, poderá usar o dinheiro para gerar mais faturamento, e portanto gerar mais lucro e ter o seu valor de mercado aumentado. Algumas empresas optam por pagar dividendos regulares para ficarem mais atrativas e assim aumentar sua liquidez no mercado. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Depende da empresa, se for uma smalcaps não te pagara muito dividendo por esta focada em crescer e gerar ganhos futuros, agora se e uma empresa blue chips e tem o foco em proporcionar ao acionista bons retornos sempre vai valer apena, ate por que não e nada agradável na minha opinião ter somente empresas de crescimento na carteira, diversificar sempre.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...
×
×
  • Criar novo...