Jump to content
  • 0

Quais parâmetros torna um CDB bom?


Pergunta

Olá pessoal, uma pequena dúvida, estou no módulo 3 aula 09 que é sobre CDB, LCs e RDS, o Raul comenta alguns pontos:

- A Maioria dos investimentos de CDB estão atrelados ao CDI - Certificado de Deposito Interbancário, o CDI é um indexador que é sempre menor que a Taxa Selic, pode ser até igual mas nunca maior que a Taxa Selic.

- A ideia segue o mesmo principio de que o prêmio tem que compensar com um risco maior, no caso dos CDB's o risco é a própria instituição que está oferecendo o CDB.

- Para validar que uma instituição é segura para poder aplicar no CDB, o Raul mostra um site "Banco Data" que mostra a porcentagem de Índice de Basileia, onde o valor tem que estar superior a 8% para a instituição ser considerada boa e segura para investir, mas é óbvio que não se deve olhar somente a isto, tem outros parâmetros também.

A minha dúvida é a seguinte: Olhando a imagem abaixo, a instituição Facta Financeira S.A. é segura, no site do Banco Data ela tem 23,4% de Índice de Basileia, desde 2020 para cá apresenta ótimos lucros, tem 5,3 Bi em ativos e possuí 456,4 de patrimônio líquido.

Esse bom investir neste caso?image.png.3a5426f343a1bd65660097e46ad56e9b.png

 

E seguindo a lógica do Tesouro Direto, vou preferir pegar o de menor prazo visto que o CDB não tem como vender, logo, meu dinheiro ficaria preso, neste caso, por 77 dias que é o menor prazo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Flavio Prado disse:

Eu não gosto de títulos curtos como estes. Ficar girando dinheiro em títulos curtos, você estará sempre pagando 22,50% de IR e não dá tempo para os juros compostos trabalharem. Se for um dinheiro a investir e que o uso será neste prazo, então OK. Fora isto, eu não pego estes títulos.

Lembrando que não é recomendação de compra ou venda.

Certo, compreendi melhor, me surgiu uma outra dúvida, não compensa investir em CDI em prazos curtos por conta que os juros compostos vão ser menores e vou acabar pagando um I.R muito maior.

A respeito do valor para investir, não compensa muito eu investir valores menores que 5 mil? Tipo, quanto maior o valor maior a rentabilidade que eu vou ter? Teria algum valor mínimo bom para ter uma rentabilidade legal?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Certo, compreendi melhor, me surgiu uma outra dúvida, não compensa investir em CDI em prazos curtos por conta que os juros compostos vão ser menores e vou acabar pagando um I.R muito maior.

A respeito do valor para investir, não compensa muito eu investir valores menores que 5 mil? Tipo, quanto maior o valor maior a rentabilidade que eu vou ter? Teria algum valor mínimo bom para ter uma rentabilidade legal?

Boa tarde José,

Os valores são %, se estivermos falando do MESMO TÍTULO e no MESMO CICLO de juros, não faz diferença. Pegando a selic 10.5% é a mesma rentabilidade em cima de 100, 1000, 10000... Por conta do IR, teóricamente é melhor aportar quanto antes. 

Imagina que você quer aportar R$5.000,00 em um CDB qualquer.. mas consegue poupar R$1.000,00 por mês, seriam 4 meses a menos de juros agindo até você ter os 5k.

Abraçoss

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Fernando Rocha disse:

Boa tarde José,

Os valores são %, se estivermos falando do MESMO TÍTULO e no MESMO CICLO de juros, não faz diferença. Pegando a selic 10.5% é a mesma rentabilidade em cima de 100, 1000, 10000... Por conta do IR, teóricamente é melhor aportar quanto antes. 

Imagina que você quer aportar R$5.000,00 em um CDB qualquer.. mas consegue poupar R$1.000,00 por mês, seriam 4 meses a menos de juros agindo até você ter os 5k.

Abraçoss

Não consegui compreender muito bem, tipo, se eu investir R$5.000 em um CDB e conseguir poupar R$1.000 de boa então investir esses 5k?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Certo, compreendi melhor, me surgiu uma outra dúvida, não compensa investir em CDI em prazos curtos por conta que os juros compostos vão ser menores e vou acabar pagando um I.R muito maior.

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva vou colocar um exemplo hipotético para explicar a lógica.

Você investe R$1mil em um título com prazo de 90 dias. No vencimento o valor é R$1.025,80 brutos e você recebe R$1.020,00 líquidos. Aí vai precisar buscar um novo título e consegue um com a mesma rentabilidade e prazo, então agora você aporta R$1.020,00 e no vencimento o valor será R$1.046,31 brutos e líquido será R$1.040,39.

Se você fizer o mesmo investimento em um título para 180 dias no vencimento o valor será R$1.052,26 brutos e líquido será R$1.040,50 com 22,50% de IR, mas se o título for para 181 dias o IR cai para 20%, o que daria líquido R$1.041,81.

PS: a diferença parece pouca, mas quando colocamos em prazos maiores, as diferenças ficam maiores. O exemplo foi para entender a lógica.

 

Outro dia fiz a conta comparando o Mercado Pago (105% do CDI) com a Caixinha do Nubank (100% do CDI), porém no Mercado Pago você pode mexer todos os dias no dinheiro que não terá IOF, e para isso acontecer eles investem e resgatam o seu saldo todos os dias e não descontam o IOF, mas descontam o IR sobre o que rendeu de um dia para o outro, portanto você está pagando todos os dias 22,50% de IR.

Se você deixar o dinheiro na Caixinha do Nubank sem mexer nele, em praticamente 30 dias os 100% do CDI do Nubank estará rendendo mais que os 105% do CDI do Mercado Pago. E o Banco iTi usa a mesma mecânica do Mercado Pago, só que é pior, pois paga 100% do CDI.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva vou colocar um exemplo hipotético para explicar a lógica.

Você investe R$1mil em um título com prazo de 90 dias. No vencimento o valor é R$1.025,80 brutos e você recebe R$1.020,00 líquidos. Aí vai precisar buscar um novo título e consegue um com a mesma rentabilidade e prazo, então agora você aporta R$1.020,00 e no vencimento o valor será R$1.046,31 brutos e líquido será R$1.040,39.

Se você fizer o mesmo investimento em um título para 180 dias no vencimento o valor será R$1.052,26 brutos e líquido será R$1.040,50 com 22,50% de IR, mas se o título for para 181 dias o IR cai para 20%, o que daria líquido R$1.041,81.

PS: a diferença parece pouca, mas quando colocamos em prazos maiores, as diferenças ficam maiores. O exemplo foi para entender a lógica.

 

Outro dia fiz a conta comparando o Mercado Pago (105% do CDI) com a Caixinha do Nubank (100% do CDI), porém no Mercado Pago você pode mexer todos os dias no dinheiro que não terá IOF, e para isso acontecer eles investem e resgatam o seu saldo todos os dias e não descontam o IOF, mas descontam o IR sobre o que rendeu de um dia para o outro, portanto você está pagando todos os dias 22,50% de IR.

Se você deixar o dinheiro na Caixinha do Nubank sem mexer nele, em praticamente 30 dias os 100% do CDI do Nubank estará rendendo mais que os 105% do CDI do Mercado Pago. E o Banco iTi usa a mesma mecânica do Mercado Pago, só que é pior, pois paga 100% do CDI.

Espero ter ajudado.

Agora sim consegui compreender, tudo é uma questão de investir e reinvestir.

No seu primeiro exemplo você falou sobre prazo, então quanto maior o prazo maior a rentabilidade mas tem o negativo, no caso do CDB, não é possível vender e sim esperar o prazo para receber o dinheiro.

No segundo exemplo deu pra pegar melhor ainda, por conta que no Mercado Pago você pagava o IR sobre o que rendeu (que no caso do Mercado pago rendia todos os dias), deu pra sacar bem isso, muito obrigado! 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...