Jump to content
  • 0

Duvida sobre onde guardar dinheiro para reserva de oportunidade


Leo Koki Shashiki

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
49 minutes ago, Leo Koki Shashiki disse:

Vi no módulo que foi recomendado deixar em qualquer um que renda  a selic para isso. 

Mas pensando em taxas de IR e IOF, não compensa deixar nas caixinhas do iti por exemplo?

Boa tarde, Leo!

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Explico.

A reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria par quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento.

Quando já temos um patrimônio mais consolidado e ainda queremos algum tipo de ganho, aí acho mais viável pois seria um dinheiro que não abalaria nosso patrimônio ali parado esperando um tal oportunidade aparecer.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito obrigado!

É dificil para mim no meu caso, pois sou proibido de investir em renda variavel, pois trabalho em banco.

Eu invisto em ETFs americanos. Investi um pouco, mas queria deixar essa reserva de oprtunidade para quando eu tiver mais maturidade em relação a conhecimentos sobre ETFs, eu ter capital para investir. 

 

Muito obrigado pela resposta!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...