Jump to content
  • 0

Ebit X Lucro Líquido


Pergunta

Boa tarde pessoal.

Estou vendo as aulas de análise de ações e estou colocando em prática.

Ao analisar a empresa Gerdau (GOAU3), me deparo com:

image.png.63bc79444f57acd3bdbe2c5eba99536c.png

E ai vem minha pergunta: Como pode o EBIT ser tão maior que o lucro líquido? 

Na aula para saber o quanto a empresa ganhou com investimento o Raul faz: lucro líquido - EBIT.

Isso quer dizer que o ganho antes das taxas e impostos e muuuito maior, e que depois de passar por tudo isso a empresa "perde muito dinheiro"???  (desculpa se minha pergunta ou linha de pensamento for mt burra ahaha)

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Boa tarde pessoal.

Estou vendo as aulas de análise de ações e estou colocando em prática.

Ao analisar a empresa Gerdau (GOAU3), me deparo com:

image.png.63bc79444f57acd3bdbe2c5eba99536c.png

E ai vem minha pergunta: Como pode o EBIT ser tão maior que o lucro líquido? 

Na aula para saber o quanto a empresa ganhou com investimento o Raul faz: lucro líquido - EBIT.

Isso quer dizer que o ganho antes das taxas e impostos e muuuito maior, e que depois de passar por tudo isso a empresa "perde muito dinheiro"???  (desculpa se minha pergunta ou linha de pensamento for mt burra ahaha)

 

Boa noite @Ana Raquel De Souza Buzolin. A maioria das empresas tera o Ebit ou lucro operacional maior do que o lucro liquido, ja que entre estas 2 linhas do DRE se encontra o resultado financeiro da empresa e o IR. 

Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira (-) despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação. Lembrando que até certo ponto as dividas relacionadas ao capital de terceiros é saudavel para as empresas, ja que o custo de capital proprio é mais caro do que o custo de capital de terceiros. Desta forma quando se injeta a dose certa de alavancagem o custo de capital da empresa fica otimizado.

Quanto ao IR não temos o que falar. A maior parte das empresas ira pagar aliquotas em torno de 34% 🥲

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Boa tarde pessoal.

Estou vendo as aulas de análise de ações e estou colocando em prática.

Ao analisar a empresa Gerdau (GOAU3), me deparo com:

E ai vem minha pergunta: Como pode o EBIT ser tão maior que o lucro líquido? 

Na aula para saber o quanto a empresa ganhou com investimento o Rauimage.png.63bc79444f57acd3bdbe2c5eba99536c.pngl faz: lucro líquido - EBIT.

Isso quer dizer que o ganho antes das taxas e impostos e muuuito maior, e que depois de passar por tudo isso a empresa "perde muito dinheiro"???  (desculpa se minha pergunta ou linha de pensamento for mt burra ahaha)

 

O EBIT seria o Lucro antes das taxas e impostos, porém nele já cai o custo operacional.

O lucro líquido seria o EBIT porém já considerando o abate dos Juros, impostos e somado os juros recebidos de investimentos. Portanto acredito que essa formula de L/ liquido - EBIT não chegaria ao resultado dos investimentos da empresa.


Minha conclusão: O EBIT é maior pois a empresa aparenta estar perdendo boa parte dos Lucros com taxas e imposto e seus investimentos recebidos são menores ou inexistentes aos abatidos.

Exemplo:

Empresa faturou 1.000.000,00
Custos de operação: 700.000,00
Teríamos um EBIT de: 300.000

Imposto: 150.000,00
Juros de empréstimo: 100.000
Lucros de investimentos: 50.000
Lucro Líquido: 100.000,00
 

Não considere como uma resposta verdadeira, pois ainda estou aprendendo e gostaria que um moderadores me corrigisse caso necessário.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Ana Raquel De Souza Buzolin. A maioria das empresas tera o Ebit ou lucro operacional maior do que o lucro liquido, ja que entre estas 2 linhas do DRE se encontra o resultado financeiro da empresa e o IR. 

Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira (-) despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação. Lembrando que até certo ponto as dividas relacionadas ao capital de terceiros é saudavel para as empresas, ja que o custo de capital proprio é mais caro do que o custo de capital de terceiros. Desta forma quando se injeta a dose certa de alavancagem o custo de capital da empresa fica otimizado.

Quanto ao IR não temos o que falar. A maior parte das empresas ira pagar aliquotas em torno de 34% 🥲Ol

Olá Adrian, tudo bem? como no meu exemplo acima juros de empréstimos cairiam nas despesas financeiras também? Estou com essa dúvida.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Moisés Castro Dos Santos disse:

Olá Adrian, tudo bem? como no meu exemplo acima juros de empréstimos cairiam nas despesas financeiras também? Estou com essa dúvida.

Bom dia @Moisés Castro Dos Santos. Sim, quando falamos de DRE os juros entram nas despesas financeiras que seriam os passivos onerosos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...