Jump to content
  • 0

Espelhamento de ETFs


Guenael Dornelas

Pergunta

Sobre a live de ontem, eu possuo na carteira o IVVB11, o NASD11, o WRLD11 e o TECK11, que espelham respectivamente o IVV, o QQQ, o VT e o NYSE FANG. Vale a pena mudar e aportar nos "originais", ou posso continuar aportando nesses ETFs que replicam/espelham os "originais"?

Editado por Guenael Dornelas
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
53 minutes ago, Guenael Dornelas disse:

Sobre a live de ontem, eu possuo na carteira o IVVB11, o NASD11, o WRLD11 e o TECK11, que espelham respectivamente o IVV, o QQQ, o VT e o NYSE FANG. Vale a pena mudar e aportar nos "originais", ou posso continuar aportando nesses ETFs que replicam/espelham os "originais"?

Bom dia, Guenael!

Não tem uma resposta certa. Vai depender de sua estratégia.

O que você pode pensar par ajudar a refletir no tema:

Investir nos "originais" lhe daria uma proteção cambial no seu patrimônio pois você estaria investindo diretamente em uma moeda historicamente mais forte que o nosso real;

Investir em ETFs por aqui que replicam índices no exterior faz com que estejamos sujeitos a duas legislações;

Investir diretamente no exterior implica em taxas para no futuro trazer esse dinheiro de volta ao Brasil se assim houver a necessidade.

 

Como dito, não tem certo ou errado. Dependerá mais de seus objetivos e o que você se sente mais tranquilo em fazer.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...