Jump to content
  • 0

Dúvida de Análise de CRI e CRA


Pergunta

Olá pessoal, estou com uma dúvida referente a análise de CRI e CRA.

Neste exemplo estou usando um CRA que está sendo anunciado na plataforma da RICO chamado: CRA Minerva SET/2030, ele tem uma taxa de 11,80% ao Ano, o vencimento é de 16/09/2030.

Seguindo o exemplo da aula, fui pesquisar na ANBIMA a taxa real desse CRA para ver o quanto a RICO está ganhando. Identifiquei o CRA02300MOQ (CRA Minerva) com o vencimento 16/09/2030 (mesmo vencimento que mostra na rico), mas a remuneração é IPCA + 7,54%. Calculando essa rentabilidade do CRA pela ANBIMA obtive 12,04%, são 0,24% a mais do que a da plataforma RICO, portanto é correto eu dizer que:

01 - A Rico está ganhando 0,24%, a porcentagem 11,80% ao ano é uma boa rentabilidade (ainda não comparei com LCs, CDB's e títulos do tesouro)

02 - Na AUVP Analítica (ainda seguindo os exemplos básicos da Aula 012) encontrei a empresa de capital aberto (Minerva S.A - BEEF3), os dados são:

Tem uma dívida líquida de 3.38 (O Raul disse que se for menor do que 1 é bom), portanto está muito alto, o que já torna esse CRA inseguro para investimento

Paga dividendos constantemente...

Tem um patrimônio líquido de 21 BI e uma Dívida Bruta de 24 BI e uma dívida líquida de 8 BI. Portanto é uma empresa que tem um grau grande de dívida.

Olhando esses resultados eu entendi que: Esse CRA não é bom para investir por conta que é muito arriscado, a dívida da empresa está muito alta.

Essa empresa está presente em diversos países, é uma empresa de frigorífico e existe desde 1957 e é lider nessa área em que atua na América do Sul.

Neste caso ainda me surge uma dúvida, é realmente ruim esse CRA? Por conta que no exemplo do Raul ele mostra que uma empresa que existe a muito tempo, não vai ser da noite pro dia, de um mês para o outro que vai falir. Mas consultando outros dados, a dívida da empresa já chegou a explodir e suas ações despencarem após ela apresentar uma recuperação e reestruturação da empresa (não foi recuperação judicial). Então eu fico na dúvida se esse CRA é uma bomba ou não, por conta que a empresa está passando por uma grande restruturação e pode reverter essa dívida no futuro...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
3 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Seguindo o exemplo da aula, fui pesquisar na ANBIMA a taxa real desse CRA para ver o quanto a RICO está ganhando. Identifiquei o CRA02300MOQ (CRA Minerva) com o vencimento 16/09/2030 (mesmo vencimento que mostra na rico), mas a remuneração é IPCA + 7,54%. Calculando essa rentabilidade do CRA pela ANBIMA obtive 12,04%, são 0,24% a mais do que a da plataforma RICO, portanto é correto eu dizer que:

Boa tarde @José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva. Se o titulo que voce consultou na Rico é um prefixado e na Anbima a taxa é indexada ao IPCA, podem ser emissões diferentes.

3 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

02 - Na AUVP Analítica (ainda seguindo os exemplos básicos da Aula 012) encontrei a empresa de capital aberto (Minerva S.A - BEEF3), os dados são:

Tem uma dívida líquida de 3.38 (O Raul disse que se for menor do que 1 é bom), portanto está muito alto, o que já torna esse CRA inseguro para investimento

Paga dividendos constantemente...

Tem um patrimônio líquido de 21 BI e uma Dívida Bruta de 24 BI e uma dívida líquida de 8 BI. Portanto é uma empresa que tem um grau grande de dívida.

Olhando esses resultados eu entendi que: Esse CRA não é bom para investir por conta que é muito arriscado, a dívida da empresa está muito alta.

Essa empresa está presente em diversos países, é uma empresa de frigorífico e existe desde 1957 e é lider nessa área em que atua na América do Sul.

Neste caso ainda me surge uma dúvida, é realmente ruim esse CRA? Por conta que no exemplo do Raul ele mostra que uma empresa que existe a muito tempo, não vai ser da noite pro dia, de um mês para o outro que vai falir. Mas consultando outros dados, a dívida da empresa já chegou a explodir e suas ações despencarem após ela apresentar uma recuperação e reestruturação da empresa (não foi recuperação judicial). Então eu fico na dúvida se esse CRA é uma bomba ou não, por conta que a empresa está passando por uma grande restruturação e pode reverter essa dívida no futuro...

Quando avaliamos um titulo de renda fixa emitido por uma empresa, temos que analisar sob o ponto de vista do credor e não do acionista. Alguns pontos que podem ser interessantes na analise:

- avaliar o lucro operacional e não o lucro liquido, ja que as dividas são pagas no resultado financeiro da empresa. O indicador divida liquida por ebtida é um bom indicador, mas alem disso é interessante avaliar a evolução do lucro operacional com o passar dos anos até hoje

- poder ter uma visão do cronograma de amortização de divida da empresa tambem é uma informação importante para a analise de credito. Esta informação é divulgada com os demonstrativos financeiros da empresa

Outro ponto. Alem da analise da empresa, poder avaliar a relação risco x retorno seria um dos pontos mais importantes. O quanto teriamos que ter de premio a mais neste titulo baseado no risco que esta empresa oferece e comparado com outros tipos de investimentos como CDBs que tem a proteção do FGC. Alem disso temos que considerar que como a maior parte destes titulos pagam cupons mensais, caso voce não consiga reinvestir os cupons pagos na mesma taxa do titulo principal a rentabilidade total do titulo sera menor

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...