Jump to content
  • 0

Analise de carteira de Renda Fixa


Igor Santos Leão

Pergunta

Boa tarde Pessoal,

Finalizei o 3º modulo e ainda estou meio receoso para começar a investir, devido a isso estou fazendo simulações de carteira apenas de investimentos de renda fixa e gostaria de uma opinião profissional para ver se estou fazendo corretamente os cálculos e se estou utilizando os conceitos das aulas de forma correta, se a linha de raciocínio que utilizei tem fundamento ou não.

Na data de hoje com os ativos disponíveis hoje eu fiz está seleção abaixo e fiz a seleção utilizando o BTG e a RICO.

image.png.cabe2ab89bf331f24555f41cfa2c8253.png

Os meus critérios de escolha desses ativos foram:

Banco Master, por ser um banco com índices bons, lucro consistente e tamanho Mediano.
Banco Digimais tem bons números e tem lucros consistentes ao meu ver.
Enauta é uma empresa no ramo de petróleo e gás (setor perene), empresa muito antiga então é difícil de quebrar do nada (conceitos da aula do Raul).

Fico incomodado por ter 3 ativos do Banco Master, então fico receoso com o risco disso caso o banco venha a quebrar até 2030. Esse receio mais aquela ideia do Raul de diversificação, para não correr tanto o risco eu estou investindo no máximo 35% do valor total investido. Eu acho bem arriscado, mas tem o seguro do FGC e se der certo é um retorno grande ao meu ver.

Selecionei ativos Pré-fixados para ter um valor de rendimento ao ano "travado".
Selecionei CDI em percentual (121% do CDI) e CDI+ para que se caso o CDI aumente, o meu ganho irá aumentar e se ele baixar o outro ativo que estão ligados ao IPCA provavelmente irá aumentar e dai tenho essa compensação (ideia de aumento da selic abaixa a inflação e se abaixa selic a inflação aumenta). 

Devido as noticias de altos gastos do governo, os rombos, eminência do novo presidente do BC ser indicado pelo o Lula e ele apesar de estar alinhado com o governo já disse em entrevistas que se for necessário, irá aumentar a taxa de juros. Devido a essas coisas acredito que a Selic possa aumentar para conter a inflação e dai ganharei com os ativos atrelados ao CDI em porcentagem e se não aumentar a inflação deverá subir descontroladamente e dai ganho nos ativos ligados ao IPCA... Está correto esse pensamento?


Tirando essa parte conceitual de cima, se durante os anos as taxas ficarem travadas nessa média que utilizei na tabela, o meu calculo está certo com relação aos valores? e se sim, está correto afirmar que terei +- o rendimento de 15.89% a.a?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Igor Santos Leão disse:

Boa tarde Pessoal,

Finalizei o 3º modulo e ainda estou meio receoso para começar a investir, devido a isso estou fazendo simulações de carteira apenas de investimentos de renda fixa e gostaria de uma opinião profissional para ver se estou fazendo corretamente os cálculos e se estou utilizando os conceitos das aulas de forma correta, se a linha de raciocínio que utilizei tem fundamento ou não.

Na data de hoje com os ativos disponíveis hoje eu fiz está seleção abaixo e fiz a seleção utilizando o BTG e a RICO.

image.png.cabe2ab89bf331f24555f41cfa2c8253.png

Os meus critérios de escolha desses ativos foram:

Banco Master, por ser um banco com índices bons, lucro consistente e tamanho Mediano.
Banco Digimais tem bons números e tem lucros consistentes ao meu ver.
Enauta é uma empresa no ramo de petróleo e gás (setor perene), empresa muito antiga então é difícil de quebrar do nada (conceitos da aula do Raul).

Fico incomodado por ter 3 ativos do Banco Master, então fico receoso com o risco disso caso o banco venha a quebrar até 2030. Esse receio mais aquela ideia do Raul de diversificação, para não correr tanto o risco eu estou investindo no máximo 35% do valor total investido. Eu acho bem arriscado, mas tem o seguro do FGC e se der certo é um retorno grande ao meu ver.

Selecionei ativos Pré-fixados para ter um valor de rendimento ao ano "travado".
Selecionei CDI em percentual (121% do CDI) e CDI+ para que se caso o CDI aumente, o meu ganho irá aumentar e se ele baixar o outro ativo que estão ligados ao IPCA provavelmente irá aumentar e dai tenho essa compensação (ideia de aumento da selic abaixa a inflação e se abaixa selic a inflação aumenta). 

Devido as noticias de altos gastos do governo, os rombos, eminência do novo presidente do BC ser indicado pelo o Lula e ele apesar de estar alinhado com o governo já disse em entrevistas que se for necessário, irá aumentar a taxa de juros. Devido a essas coisas acredito que a Selic possa aumentar para conter a inflação e dai ganharei com os ativos atrelados ao CDI em porcentagem e se não aumentar a inflação deverá subir descontroladamente e dai ganho nos ativos ligados ao IPCA... Está correto esse pensamento?


Tirando essa parte conceitual de cima, se durante os anos as taxas ficarem travadas nessa média que utilizei na tabela, o meu calculo está certo com relação aos valores? e se sim, está correto afirmar que terei +- o rendimento de 15.89% a.a?

@Igor Santos Leão como falado no outro post, os títulos em si me parecem OK, a questão é que os cálculos dos títulos pós fixados foram calculados usando uma Selic e IPCA fixos, e sabemos que eles variam no tempo e vão distorcer o resultado final.

Com relação a ENAUTA, eu particularmente, acho o prêmio baixo pelo risco de ser debênture e não ter cobertura do FGC. E também não gosto (pessoal) de títulos de CDI + taxa fixa. Prefiro os que pagam X% do CDI.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Igor Santos Leão disse:

Banco Master, por ser um banco com índices bons, lucro consistente e tamanho Mediano.
Banco Digimais tem bons números e tem lucros consistentes ao meu ver.
Enauta é uma empresa no ramo de petróleo e gás (setor perene), empresa muito antiga então é difícil de quebrar do nada (conceitos da aula do Raul).

Fico incomodado por ter 3 ativos do Banco Master, então fico receoso com o risco disso caso o banco venha a quebrar até 2030. Esse receio mais aquela ideia do Raul de diversificação, para não correr tanto o risco eu estou investindo no máximo 35% do valor total investido. Eu acho bem arriscado, mas tem o seguro do FGC e se der certo é um retorno grande ao meu ver.

Boa noite @Igor Santos Leão. Na minha opinião estando dentro da cobertura do FGC não há problema

Em relação a debenture, eu acho um premio baixo para se travar o capital por 11 anos alem do fato de não ter proteção do FGC

2 horas atrás, Igor Santos Leão disse:

Selecionei ativos Pré-fixados para ter um valor de rendimento ao ano "travado".
Selecionei CDI em percentual (121% do CDI) e CDI+ para que se caso o CDI aumente, o meu ganho irá aumentar e se ele baixar o outro ativo que estão ligados ao IPCA provavelmente irá aumentar e dai tenho essa compensação (ideia de aumento da selic abaixa a inflação e se abaixa selic a inflação aumenta). 

Em um cenario como o de agora, no meio de um ciclo de mercado, não ha problema em escolher titulos dos 3 tipos. Contudo os percentuais para cada tipo de titulo devem estar alinhados com o contrafluxo e a expectativa macroeconomica para os proximos anos baseado nas informações que voce tem hoje. Alem disso o seu perfil de risco pode ditar tambem a determinação destes percentuais. Veja que cada titulo te protege em um cenario. Os prefixados te protegem em uma queda da taxa de juros, os indexados ao CDI te protegem em um cenario de alta da Selic e os indexados ao IPCA de um aumento da inflação.

Um outro ponto. Uma diminuição da selic não gera automaticamente um aumento da inflação e vice e versa. A variação da taxa de juros tem como objetivo o controle da liquidez do dinheiro na economia e consequentemente o controle da inflação ou o incentivo a atividade economica. Mas os efeitos não acontecem simultaneamente, podendo levar meses ou até mesmo anos para terem o efeito esperado

2 horas atrás, Igor Santos Leão disse:

Devido as noticias de altos gastos do governo, os rombos, eminência do novo presidente do BC ser indicado pelo o Lula e ele apesar de estar alinhado com o governo já disse em entrevistas que se for necessário, irá aumentar a taxa de juros. Devido a essas coisas acredito que a Selic possa aumentar para conter a inflação e dai ganharei com os ativos atrelados ao CDI em porcentagem e se não aumentar a inflação deverá subir descontroladamente e dai ganho nos ativos ligados ao IPCA... Está correto esse pensamento?

 

Economia é uma ciencia humana e não exata. O comentario que fiz acima talvez complemente o seu raciocinio

2 horas atrás, Igor Santos Leão disse:

Tirando essa parte conceitual de cima, se durante os anos as taxas ficarem travadas nessa média que utilizei na tabela, o meu calculo está certo com relação aos valores? e se sim, está correto afirmar que terei +- o rendimento de 15.89% a.a?

Quando temos na nossa carteira titulos pós fixados somente teremos certeza da nossa rentabilidade no vencimento. A sua taxa pode ser considerada uma expectativa, mas não uma certeza

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Igor Santos Leão como falado no outro post, os títulos em si me parecem OK, a questão é que os cálculos dos títulos pós fixados foram calculados usando uma Selic e IPCA fixos, e sabemos que eles variam no tempo e vão distorcer o resultado final.

Com relação a ENAUTA, eu particularmente, acho o prêmio baixo pelo risco de ser debênture e não ter cobertura do FGC. E também não gosto (pessoal) de títulos de CDI + taxa fixa. Prefiro os que pagam X% do CDI.

 

Obrigado pelo o retorno sobre a Enauta. Era a melhor opção de debenture que encontrei hoje no mercado dentro da RICO e da BTG, as outras eram bem abaixo dela e a única mais alta era uma empresa considerada "Bomba" na AUVP Analítica. 
Por ser minha 1ª vez selecionando ativos, eu ainda não sei o que seria os valores de ativos considerados "baixos" ou "altos". Poderia me informar quais são os valores de rendimentos de debentures que são considerados "baixos" e "altos" pelo o risco delas? 

Sobre os títulos de Pós fixados, sei que os indexadores irão variar ao longo do tempo, na situação hipotética apresentada, apenas simulei como se eles mantivessem o mesmo resultado todos os anos e apenas gostaria de validar se realmente fiz os cálculos de forma correta, igual apresentado na aula 15 do 3º modulo.

Sobre o CDI + taxa fixa ao comparar com o titulo de % do CDI nessas taxas especificas que encontrei nesse teste (121% do CDI; CDI + 2,60%), ao comparar os dois, o de % só será superior ao de CDI + taxa fixa, caso o valor do CDI seja superior a 13% e se o CDI abaixar para menos de 9% o de taxa fixa terá uma diferença de quase 1% a mais (se os meus cálculos estiverem certos. rsrsrs).
Poderia confirmar se estou fazendo esses cálculos de forma correta? veja:
image.png.ce9d8e304c240b781560ef64c955ccea.png

O calculo que utilizei foi 1,21*% para o titulo de 121% do CDI e % + 2,60 no titulo de taxa fixa.
Se estiver correto os cálculos, caso o CDI aumente acima de 13% ganharei com o de %CDI, mas se ela abaixar mais que 9%, terei uma rentabilidade maior no titulo de CDI + Tx fixa, com diferença de quase 1%.

image.png

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...