Jump to content
  • 0

E agora juvenal


Convidado Anônimo

Pergunta

Bem, estou com 23 anos e tinha em mente desde de minha infância cursar medicina! Me esgotem nos vestibulares e Enem por 4 fucking anos e sem sucesso quase desisti. Ano passado, tentei o FIES e fui aprovada. Contudo...a dívida deste sonho gira em torno de 500 mil reais. Fico insegura se a realidade médica atual me permite pagar essa dívida e conseguir ter uma vida confortável.  Queria a visão e opinião desta minha situação..se isso pode ser considerado um investimento pro meu futuro ou uma furada. Vale deixar metade dessa dívida pro futuro marido?

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Um dos meus primos tentou vestibular de medicina várias vezes, e só passou para uma faculdade federal na sétima tentativa. Hoje ele é um excelente médico.

No meu entendimento, não faz sentido começar a vida devendo quase meio milhão. Pode te atrapalhar muito, te deixando endividada por vinte anos.

Acredito que faça mais sentido continuar tentando a federal.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

só complementando a excelente resposta do @Henrique Magalhães e o ponto do @Andre Krepsky:

Levar um ano a mais ou um ano a menos pra entrar na faculdade lá na frente não vai fazer diferença nenhuma.

Então entrar em uma dívida de 500k pra economizar um ano sem fazer as contas é meio cagada. da pra fazer, mas a que custo?

Se fizer as contas e estiver bem com isso, manda ver. mas que seja uma decisão consciente e sabendo exatamente do que vai estar abrindo mão e dos riscos.

 

Agora se é teu sonho mesmo, estudar mais um ano e tentar denovo também é uma opção e que pode te valer esses 500k economizados ali na frente.

Se ainda não fez, faça uma análise bem criteriosa do que errou nas provas dos últimos anos, identifique o que está bom e o que precisa melhorar, foque os estudos para fechar essas lacunas e mire não em passar mas em passar em primeiro lugar.

se precisar faça um preparatório específico ou aulas particulares para cobrir todas essas áreas onde identificou que precisa melhorar e dê 110% nisso.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não sou formada em Medicina, mas vi e acompanhei toda a jornada de minha irmã mais velha em busca da realização de um sonho dela desde a infância. Para  minha irmã não havia outra opção, uma carreira alternativa. Ou era medicina, ou era medicina. Aluna de escola pública, desde sempre. Ela também tinha plena consciência que devido à nossa situação financeira jamais poderia se pensar em fazer uma particular. Meu pai já estava aposentado, só fazia uns bicos para não ficar de bobis em casa, a renda era suficiente para nos manter com o básico e essencial, éramos em 6.

E assim minha irmã perseguiu seu sonho sabendo que só poderia prestar vestibular ou para a federal ou estadual. Era estudiosa, muito esforçada, eu mesmo sendo kids na época, a ajudei com seus estudos da forma que eu podia.

Fez o primeiro vestibular, não passou. Se empenhou n vezes a mais, e conseguiu a tão sonhada aprovação. Foi um acontecimento. No decorrer do curso, ela foi vendo que mesmo sendo gratuita, se tinha um custo e que não era barato.....a história é longa. Mas onde eu quero chegar narrando parte dela? 

Digo que compartilho das mesmas opiniões de nossos nobres sardinhas.

Faça uma análise racional do que realmente vale à pena para ti. Seria interessante começar uma carreira profissional com uma dívida dessa magnitude? Saiba que a rotina de um médico principalmente em início de carreira não é essa maravilha toda. Minha irmã tem que ralar muito até hoje para poder manter o padrão de vida que ela escolheu dar para ela e meus sobrinhos. Só pra registrar: hoje ela tem 55 anos e passou por dois casamentos, e posterior divórcio.

E para finalizar,  aquele comentário feito por ti que nosso amigo @Henrique Magalhães pontuou me entristeceu um bocado também. Espero que tenha sido apenas um comentário infeliz  e que não penses desse jeito.

Um abração e te desejo serenidade na tomada de decisões daqui para frente. 🤗

Estamos aqui para nos ajudarmos, blz?

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...