Jump to content

Escola pública Vs particular


Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem?

Vou levantar um ponto aqui que as vezes me faz pensar um pouco.

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Qual a opinião de vocês nesse quesito ensino particular vs ensino público? 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu fiz o ensino básico na escola pública, e o ensino médio na particular, da escola pública, e um dos principais problemas é a qualidade do ensino, professor que faltava direto e por aí… e também as pessoas que tem nela, poucos que são complicados…

hoje não tenho contato com ninguém que estudava na época de escola pública, justamente por que alguns foram para o mundo do crime, e tentaram me sequestrar…

na parte da escola particular, tenho alguns amigos ainda, e tem alguns que não tenho mais contato, mas pelas redes vejo que tiveram um  bom caminho…

nem tudo na vida vai valer a pena na parte de investimentos…

eu investiria em uma boa escola para ter bons relacionamentos…

 

ps. A escola tem reajuste anual, no meu caso era na faixa de 8/10%…

Editado por Eduardo Vieira
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Vou levantar um ponto aqui que as vezes me faz pensar um pouco.

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Qual a opinião de vocês nesse quesito ensino particular vs ensino público? 

Boa noite, Lucas!

Eu estudei a minha vida inteira em escolas públicas, do jardim de infância até o ensino médio. Tive contato com escola particular de ensino médio a trabalho.

Posso dizer que a diferença de ensino é gritante onde a escola particular ganha disparado. O ensino é de qualidade superior e é indiscutível.

O X da questão nas escolas públicas penso ser o risco de se ter bons professores onde podem não ser a maioria mas eu tive professores simplesmente excelentes. A também acredito muito que vá dá índole do aluno e até mesmo o incentivo dos pais para que a pessoa busque estudar e use a escola pública como um direcionador e o aluno por si consegue ir se aprofundando.

 

Espero que agregue no tema!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/08/2024 at 18:19, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Vou levantar um ponto aqui que as vezes me faz pensar um pouco.

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Qual a opinião de vocês nesse quesito ensino particular vs ensino público? 

Ótima reflexão. Buscando estendê-la, conheço pessoas que:

Investiram na escola particular, do infantil ao médio, e no ensino superior conseguiram aprovação dos seus filhos em universidades federais. Economizaram cerca de $600.000 com a formação em medicina.

 

Outros que não investiram no ensino particular. Estudaram a vida toda em escolas públicas e, posteriormente, após a conclusão do ensino médio, dependurou seus filhos por 5 anos em cursinhos preparatórios para aprovação em medicina. Perdeu tempo e valores consideráveis com os cursos preparatórios e ainda assim, não conseguiu aprovação em federal.

Assinou um contrato de fies para um pagamento posterior das mensalidades de $6.800,00, pós conclusão de curso, as quais seriam corrigidas. 🧐 

E aí?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Gustavo De Magalhães Vieira disse:

Ótima reflexão. Buscando estendê-la, conheço pessoas que:

Investiram na escola particular, do infantil ao médio, e no ensino superior conseguiram aprovação dos seus filhos em universidades federais. Economizaram cerca de $600.000 com a formação em medicina.

 

Outros que não investiram no ensino particular. Estudaram a vida toda em escolas públicas e, posteriormente, após a conclusão do ensino médio, dependurou seus filhos por 5 anos em cursinhos preparatórios para aprovação em medicina. Perdeu tempo e valores consideráveis com os cursos preparatórios e ainda assim, não conseguiu aprovação em federal.

Assinou um contrato de fies para um pagamento posterior das mensalidades de $6.800,00, pós conclusão de curso, as quais seriam corrigidas. 🧐 

E aí?

Entendo Gustavo, mas sao todos especulações concorda? Nao existe nenhuma garantia que o ensino particular ira garantir uma vaga em uma federal, mas claro que as proporçoes aumentam muito.
O que me faz pensar as vezes, nao é nem tanto a faculdade, e sim usar o dinheiro para empreender, dando a chance do filho ja iniciar fugindo do CLT e estagios cansativos.

Hoje vemos muitas pessoas que se dedicaram horrores em faculdades, ganhando menos de 10k.

O custo do ensino particular, poderia ser usado para quando o jovem estiver na fase de engressar ao mercado de trabalho, ja ter condiçoes de abrir uma franquia ou trabalhar na empresa da familia, caso eu ja esteja nesse ramo.

 

Até o dia de hoje sou CLT, pois fui incentivado pelo meu pai (engenheiro) a seguir o mesmo caminho, mas se eu pudesse escolher novamente, nao teria seguido esse percurso, teria tentado de alguma forma abrir algo meu. 

O que me faz sempre pagar a escola particular, é a segurança e as amizades, que realmente na publica sao um pouco mais complicadas.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

completando um pouco, escola publica o aluno não repete... ou seja, se voce souber ou não a matéria, o seu filho vai passar de ano...

minha cunhada tem 2 filhas, ambas na escola publica... ontem ela descobriu que existe um grupo de alunas que "querem" pegas alguns alunos... e tem um professor que olha estranho com elas... 

eu não colocaria meu filho em uma escola publica, pelo menos não em São Paulo ou em grandes capitais, no interior, entendo que a qualidade deve ser melhor...

nem tudo na vida é uma questão de investimento... meu avo e meu pai, não tem o que reclamar de escola publica, porem era outro tempo... infelizmente caiu muito... 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutes ago, Eduardo Vieira disse:

completando um pouco, escola publica o aluno não repete... ou seja, se voce souber ou não a matéria, o seu filho vai passar de ano...

Isso acredito que não seja regra.

Tive em diversos anos muitos colegas na escola que ficaram pra trás e já encontrei repetentes conforme fui passando de ano.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/08/2024 at 18:19, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Vou levantar um ponto aqui que as vezes me faz pensar um pouco.

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Qual a opinião de vocês nesse quesito ensino particular vs ensino público? 

Meus pais sempre me proporcionaram uma educação no ensino particular, mesmo que em algumas vezes eles ficassem apertados, eles sempre ficavam com “pena” de fazer uma mudança de escola. 
se você puder arcar com essa despesa, deixe no particular, é uma diferença enorme e que fará diferença no futuro de seus filhos. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Entendo Gustavo, mas sao todos especulações concorda? Nao existe nenhuma garantia que o ensino particular ira garantir uma vaga em uma federal, mas claro que as proporçoes aumentam muito.
O que me faz pensar as vezes, nao é nem tanto a faculdade, e sim usar o dinheiro para empreender, dando a chance do filho ja iniciar fugindo do CLT e estagios cansativos.

Hoje vemos muitas pessoas que se dedicaram horrores em faculdades, ganhando menos de 10k.

O custo do ensino particular, poderia ser usado para quando o jovem estiver na fase de engressar ao mercado de trabalho, ja ter condiçoes de abrir uma franquia ou trabalhar na empresa da familia, caso eu ja esteja nesse ramo.

 

Até o dia de hoje sou CLT, pois fui incentivado pelo meu pai (engenheiro) a seguir o mesmo caminho, mas se eu pudesse escolher novamente, nao teria seguido esse percurso, teria tentado de alguma forma abrir algo meu. 

O que me faz sempre pagar a escola particular, é a segurança e as amizades, que realmente na publica sao um pouco mais complicadas.

Ok! Acontece que o seu sonho pode ser diferente do sonho do seu filho. 
Ficar fora da CLT é um desejo seu. Ser empreendedor é um desejo seu. E o desejo do seu filho qual é? Já perguntou pra ele? 
 

Ele precisa se descobrir e para isso será necessário a vivência em um mundo de descobertas em um ambiente agradável, que o desafie, de boa convivência. A escola particular está mais prepara para tanto, acredito. 🧐

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Meus pais sempre me proporcionaram uma educação no ensino particular, mesmo que em algumas vezes eles ficassem apertados, eles sempre ficavam com “pena” de fazer uma mudança de escola. 
se você puder arcar com essa despesa, deixe no particular, é uma diferença enorme e que fará diferença no futuro de seus filhos. 

Assino embaixo! 👏🏻

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...