Marcos Freitas Mouão Dos Santos Postado 20 de Agosto Compartilhar Postado 20 de Agosto Fala pessoal! Todos bem? Dando minha cara a tapa aqui... Tenho 32 anos, sou formado em Engenharia Civil, mas me formei na crise de 2015 e nunca trabalhei na área. Após titubear e tentar alguns concursos públicos, tive a oportunidade de fazer um mestrado fora em Estatística / Machine Learning. Voltei pro Brasil em 2021 e consegui meu primeiro emprego na área de dados. Hoje trabalho na área de tecnologia (dados) de um grande banco (entrei recentemente) e estou ganhando ~R$ 7.500 bruto (30h semanais), o que não é pouco para nossa realidade brasileira, mas vejo outras pessoas aqui e em outros lugares ganhando muito mais trabalhando na área de tecnologia. Estou sentindo que não estou sabendo "surfar a onda". Atualmente meu trabalho é bem básico no escopo de dados: scripts básicos de ETL com Python, criação de dashboards PowerBI e SQL. Tenho inglês fluente e algum conhecimento na área de machine learning (mais teoria do que prática, sinto). Por ter uma jornada de 6h/dia, queria fazer algo no restante do dia que vá me trazer uma renda extra e quiçá, algum dia, superar meu salário atual. Só não sei exatamente como, nem onde. Talvez por ficar muito tempo sem trabalhar, tenho um pouco de medo/baixa autoestima sobre meus conhecimentos técnicos/profissionais. Às vezes penso em focar na parte de desenvolvimento puro (virar dev propriamente dito), mas perderia meu "diferencial" na área de dados. Enfim... estou um pouco perdido. Alguém esteve em situação parecida? Podem me dar um norte? Um segundo emprego na gringa? Foco numa certificação/conhecimento que vai facilitar isso? Obrigado desde já! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ernesto Paulo Dos Santos Junior Postado 20 de Agosto Post popular Compartilhar Postado 20 de Agosto (edited) Fala aí Marcos, tudo certo e por aí? Você consegue triplicar esse salário trabalhando pra gringa. Passos para o linkedin: . Cria uma página para cada idioma que você fala .Detalha o máximo que você puder suas experiências em bullets contendo números e tecnologias que usa no dia a dia. . Coloca no sumário palavras chaves de dados (PowerBI, Data cientist, ETL etc) . Cria alertas para europa e EUA sobre data cientist e data engineer e se cadastre em todas as vagas que te despertar interesse, se o pessoal gostar de você a vaga pode ser presencial que eles flexibilizam para remoto. Passos de estudo: . Adiciona no seu estudo e posteriormente ao seu linkedin Databricks e datalake (AWS ou Azure), datalake importantíssimo hoje em dia . Estude sobre Cognitive AI Acredito que assim você descola um emprego de 5K dollar fácilmente para adicionar ao seu trabalho CLT. Abraços Editado 20 de Agosto por Ernesto Paulo Dos Santos Junior 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 20 de Agosto Post popular Compartilhar Postado 20 de Agosto Eu não sei te dizer "como chegar lá" pois segui o caminho mais tradicional de ir trabalhar na minha área de formação e por esse caminho fiz minha carreira. mas posso te dizer que tem algumas habilidades que sinto falta em muitos profissionais da área e que me ajudaram muito a crescer: 1. Entenda o problema de negócio que você está resolvendo e use isso pra ajudar nas decisões técnicas. Ex. ao fazer um dashboard, pergunte qual o problema querem resolver com isso (e não qual métrica querem ver) e pense de que forma você pode fazer teu dashboard trazer informações melhores, mais precisas, mais rápidas e etc. ou as vezes até não fazer o dashboard e fazer outra coisa que traga mais valor. 2. não se prenda a uma tecnologia ou framework. sempre foque nos fundamentos, os frameworks vão mas os fundamentos ficam. 3. aprenda a priorizar as coisas equilibrando retornos rápidos com decisões que vão se pagar no futuro. se fizer isso, vai ser um profissional que vai valer mais e consequentemente vai poder cobrar mais por isso. e aí chego no ponto: em vez de ficar nesse 30h e achar mais alguma coisa pra complementar, eu usaria o tempo "livre" pra aplicar (isso inclui estudar e se preparar) pra vagas pra fora e achar um outro emprego que pague mais, ainda mais por que o mais difícil, que é falar inglês, você já tem. não é sobre trabalhar mais horas, é sobre fazer cada hora valer mais. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Pereira. Postado 20 de Agosto Compartilhar Postado 20 de Agosto Fala Marcos, beleza? Não se preocupe em "surfar a onda" porque essa "onda" já passou. Por ter entrado na área recentemente você ainda está como junior e tem muita lenha para queimar, vai chegar lá e vai ser rápido. Como comentaram, foque em entender os dados que está entregando ao invéz da tecnologia utilizada, entenda como um C level interpretaria cada KPI. Como estudo eu indico, já que você tem conhecimento em machine learning, análise preditiva e IA generativa. Boa sorte na jornada. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcos Freitas Mouão Dos Santos Postado 21 de Agosto Author Compartilhar Postado 21 de Agosto Obrigado pelas respostas pessoal! Foi de grande ajuda para refletir e agir. Especialmente a dica do LinkedIn. Eu já tinha o perfil em inglês, mas como estava acomodado aqui, não deixei ele otimizado. As aulas tem sido um banho de água gelada que estava precisando. Em breve espero voltar aqui com os frutos! Um abraço! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts