Marcos Freitas Mouão Dos Santos Postado 20 de Agosto Compartilhar Postado 20 de Agosto Fala pessoal! Todos bem? Dando minha cara a tapa aqui... Tenho 32 anos, sou formado em Engenharia Civil, mas me formei na crise de 2015 e nunca trabalhei na área. Após titubear e tentar alguns concursos públicos, tive a oportunidade de fazer um mestrado fora em Estatística / Machine Learning. Voltei pro Brasil em 2021 e consegui meu primeiro emprego na área de dados. Hoje trabalho na área de tecnologia (dados) de um grande banco (entrei recentemente) e estou ganhando ~R$ 7.500 bruto (30h semanais), o que não é pouco para nossa realidade brasileira, mas vejo outras pessoas aqui e em outros lugares ganhando muito mais trabalhando na área de tecnologia. Estou sentindo que não estou sabendo "surfar a onda". Atualmente meu trabalho é bem básico no escopo de dados: scripts básicos de ETL com Python, criação de dashboards PowerBI e SQL. Tenho inglês fluente e algum conhecimento na área de machine learning (mais teoria do que prática, sinto). Por ter uma jornada de 6h/dia, queria fazer algo no restante do dia que vá me trazer uma renda extra e quiçá, algum dia, superar meu salário atual. Só não sei exatamente como, nem onde. Talvez por ficar muito tempo sem trabalhar, tenho um pouco de medo/baixa autoestima sobre meus conhecimentos técnicos/profissionais. Às vezes penso em focar na parte de desenvolvimento puro (virar dev propriamente dito), mas perderia meu "diferencial" na área de dados. Enfim... estou um pouco perdido. Alguém esteve em situação parecida? Podem me dar um norte? Um segundo emprego na gringa? Foco numa certificação/conhecimento que vai facilitar isso? Obrigado desde já! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...