Caso haja uma inflação alta, a taxa de rendimento de um título pré fixado IPCA+ fica muito alta e renderia mais. No entanto esse rendimento alto seria nominal e não real. Como o IR é cobrado encima do resultado nominal, então o imposto "comeria" uma boa parte desse ganho real.
Porém, tem uma frase na aula 6 do módulo 3 que me parece que vai contra o que eu entendi:
"Como o imposto é cobrado sobre a rentabilidade nominal e não sobre a real(acima da inflação), você acaba ganhando dinheiro"
Não deveria ser ao contrário? como eu ganho mais dinheiro sendo cobrado sobre a taxa nominal em relação a real se ela é maior?
Pergunta
Cristian Souza
Caso haja uma inflação alta, a taxa de rendimento de um título pré fixado IPCA+ fica muito alta e renderia mais. No entanto esse rendimento alto seria nominal e não real. Como o IR é cobrado encima do resultado nominal, então o imposto "comeria" uma boa parte desse ganho real.
Porém, tem uma frase na aula 6 do módulo 3 que me parece que vai contra o que eu entendi:
"Como o imposto é cobrado sobre a rentabilidade nominal e não sobre a real(acima da inflação), você acaba ganhando dinheiro"
Não deveria ser ao contrário? como eu ganho mais dinheiro sendo cobrado sobre a taxa nominal em relação a real se ela é maior?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
DIAS POPULARES
21/Ago
1
20/Ago
1
Top Posters For This Question
Conrado Game Saldeira 1 post
Cristian Souza 1 post
DIAS POPULARES
21/Ago 2024
1 post
20/Ago 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Cristian Souza
Caso haja uma inflação alta, a taxa de rendimento de um título pré fixado IPCA+ fica muito alta e renderia mais. No entanto esse rendimento alto seria nominal e não real. Como o IR é cobrado encima do
Conrado Game Saldeira
Meu entendimento até o momento está alinhado com o seu. IPCA+ protege seu dinheiro da inflação até certo ponto pois quanto mais aumenta o IPCA, mais o IR fará com que ganho real diminua por estar atua
1 resposta para essa pergunta
Recommended Posts